O SPDA, que é a sigla para Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, mais conhecido pelos cidadãos como para-raios, consiste em estruturas metálicas que são instaladas no alto de prédios, residências e indústrias, conectados à terra.
O objetivo desse aparelho é atrair e dissipar para a terra as descargas atmosféricas causadas pelas nuvens eletrificadas, fazendo com que essa energia não afete as fiações dos locais, eletrodomésticos ou a saúde das pessoas que circulam pelo espaço.
Esse dispositivo é muito eficiente, uma vez que diminui grandes riscos, porém, como essas descargas são fenômenos naturais, não é possível prever.
Em qualquer local, seja residência, prédio, indústria ou comércio, a segurança de todas as pessoas que o freqüentam é imprescindível.
O Brasil é líder mundial na ocorrência de descargas elétricas, da maneira que, em média, caem no território 80 milhões de raios por ano.
Desta forma, é necessário que os locais garantam sua segurança contra a iminência de raios, que são fatais à vida de qualquer indivíduo.
Então, as empresas de segurança inovam cada vez mais em seus aparelhos, para levar aos ambientes maior proteção contra essas descargas elétricas atmosféricas.
Quando implementar o projeto SPDA?
Para locais onde a carga elétrica ultrapasse 80kW, é obrigatória a instalação e uso dos para-raios.
Nesses casos, é necessário um laudo spda, no qual um profissional qualificado da área é responsável por inspecionar todo o local, verificar se o equipamento está correto e autorizar o funcionamento do mesmo.
É válido ressaltar que essas inspeções podem resultar em altas multas para os lugares que não possuem o aparelho, visto que isso coloca em risco a vida de muitas pessoas.
A instalação do equipamento deve ser realizada por uma empresa e um profissional qualificados, uma vez que a fiação elétrica oferece riscos e deve ser manuseada com cuidado, assim como os para-raios.
O laudo de vistoria também é feito por esses especialistas, analisando todas as dependências do local, assim como o aparelho, reparando qualquer erro que este apresente.
Os para-raios são essenciais da maneira que:
- Protegem a saúde e a vida dos cidadãos;
- Protegem a rede de fiação do local;
- Protegem os equipamentos elétricos do ambiente;
- Dissipam as descargas elétricas rapidamente para a terra;
- Captam a maioria das descargas atmosféricas;
- Tem uma grande durabilidade, garantindo segurança por mais tempo.
A partir dessas qualidades tão benéficas, é recomendável a instalação desses aparelhos, que levam uma proteção e conforto maior a todos.
Entretanto, antes da instalação dos para-raios, é importante conhecer o projeto spda, que consiste basicamente em avaliar, definir e elaborar todo o equipamento de acordo com o local em que será instalado.
Como também, analisando o risco de descargas naquela região, quantos aparelhos serão necessários, onde podem ser instalados e como serão produzidos.
Dessa maneira, o spda é colocado de acordo com as normas de segurança, diminuindo o risco de choques, incêndios e, até mesmo, de vida.
Como comprar o SPDA?
É necessário saber que cada empresa de segurança que oferece esses equipamentos tem um para raio preço distinto, de acordo com a qualidade e durabilidade do produto, além da mão de obra do profissional, que é cobrada pela instalação.
As ligas metálicas dos para-raios devem ser de boa qualidade e resistência, uma vez que estarão sujeitas a sol constante, vento e chuva, tendo que ser resistentes à corrosão para um melhor desempenho e durabilidade.
O aterramento também deve ser feito corretamente.As inspeções também devem ser realizadas no período de acordo com as normas de segurança.
Para residências, comércios e indústrias o tempo de inspeção é de cinco anos, para espaços com grandes concentrações de público como cinema, escola, teatro e hospitais é necessário realizar o processo a cada três anos.
As inspeções de um ano devem ser realizadas em locais expostos à atmosfera corrosiva, como regiões litorâneas e ambientes que contenham explosivos e munições.
Elas são importantes para arrumar possíveis erros do equipamento, melhorando o desempenho para a captação e dissipação da descarga atmosférica.
Toda a documentação e laudo de inspeção devem ser guardados e acessados pelos especialistas, comparando o laudo antigo com o novo, reparando possíveis erros para que o equipamento siga com seu perfeito funcionamento.
Em suma, o equipamento spda é de extrema necessidade para proteger os locais de descargas elétricas, oferecendo maior conforto e segurança às pessoas.