Conheça alguns itens que podem fazer toda diferença na sua casa!

A decoração da casa é um dos momentos mais emocionantes para, quase, todas as pessoas, pois é a partir daí que se gera uma identidade para o lar.

Quando se trabalha com a decoração de interiores deve-se buscar sempre alinhar a funcionalidade à estética, ao mesmo tempo em que se busca criar harmonias entre os móveis e a parte estrutural da casa, como piso e esquadrias.

Dicas para a parte estética

Para se decorar uma casa é preciso se questionar primeiramente sobre aquilo que lhe agrada, principalmente, a respeito daquilo que pode se encaixar melhor.

É recomendável também uma consulta com decoradores de interiores, tanto para proposta comercial como para sanar dúvidas.

Geralmente, a partir dali se ganha um caminho a ser seguido. Claro que para os confusos existem algumas dicas básicas para a decoração.

Para os que buscam por ambientes mais rústicos a opção por pisos e esquadrias de madeira é a melhor escolha.

Nos últimos anos a madeira veio ganhando bastante destaque por seus imensos benefícios, também, devido ao fato de ser um material totalmente biodegradável, ou seja, caso seja feito o descarte deste material na natureza, a chance de prejudicar a fauna e a flora é pequena.

Os pisos de madeira também possuem uma resistência elevada e tempo de vida útil alto, contudo, também é possível aumentar ainda mais sua utilidade quando combinamos isso à manutenção, que inclui também a utilização de resina para madeira.

O grande diferencial também está no fato de que a madeira atribui elegância a qualquer lar, todavia, também pode empregar rusticidade e despojo quando combinada a outros tipos de materiais, como o PVC, por exemplo.

A escolha de pisos laminados também é uma boa alternativa.

Ainda falando em pisos, o mármore veio ganhando os holofotes junto à madeira. Apesar de possuir um preço relativamente mais alto do que o anterior, o mármore, como material para piso e paredes, é bastante higiênico.

Graças a esse fato, é uma das escolhas preferidas, quando se trata de montar banheiros e cozinhas.

A manutenção do mármore também é bem prática e ele possui resistência e durabilidade, quase, duas vezes maior quando comparado à madeira.

Apesar disso, o mármore também possui suas desvantagens, dentre elas o baixo isolamento térmico.

Todavia, esses pequenos detalhes acabam por se tornar dispensáveis quando analisamos, de maneira geral, e percebemos a variedade de possibilidades que envolvem o mármore.

Dicas para a parte funcional

Com o avanço da tecnologia foram surgindo, no mercado, as famosas “casas inteligentes”, que combinam a praticidade de eletrônicos com fácil utilização e acesso.

No Brasil essas casas ainda não se estabeleceram totalmente e as poucas atuais, possuem preços altíssimos. Todavia, ainda é possível empregar algumas das funcionalidades destas casas em meio às casas tradicionais.

Um instrumento simples, porém muito prático, é o porteiro remoto. Essa tecnologia veio causando polêmica nos últimos anos e servindo para mostrar que, cada vez mais, os avanços tecnológicos estão evoluindo para substituir o homem em trabalhos simples.

Um condominio com porteiros remotos permite que os moradores possam ter acesso na entrada e na saída, sem passar por burocracias tremendas, podendo simplesmente inserir uma senha para abrir portões ou suas digitais.

Os porteiros remotos possuem bancos de dados com as informações de seus moradores e os acessam quando necessário para negar ou permitir a entrada.

Ainda é uma tecnologia em desenvolvimento, possuindo erros, então ainda existem condomínios que possuem tanto porteiros convencionais quanto os remotos.

Outra prática funcional é o aquecimento de piscina. Essa tecnologia é usada tanto em condomínios quanto em casas unifamiliares, ainda mais em regiões do sul do país, que possuem baixas de temperatura bem mais agressivas.

Todavia, é preciso considerar que o custo elétrico para aquecer uma piscina é bem elevado.

Graças a isso, o uso do aquecedor solar veio ganhando destaque, convertendo energia elétrica e podendo aquecer tanto a água da piscina quanto a água que vai para os chuveiros.

Podemos citar também o modulo bluetooth, que já era uma tecnologia usada por celulares ao longo dos anos, todavia foi sendo aprimorada.

Esse módulo permite que aparelhos de telefone, tablets, notebooks ou qualquer tipo de aparelho que possua o sistema, possa se emparelhar com televisores, caixas de som e outros equipamentos, sem que haja a necessidade de um cabo de rede.

Graças a isso, é possível ver vídeos e tocar músicas em aparelhos distintos, além de poder controlar as funções de determinados aparelhos.