Os condomínios prediais são os principais e mais valorizados, atualmente, modelos de moradia. Compostos por apartamentos que são espaços privados, pertencentes apenas ao dono, podendo construir o seu lar como lhe convém, além dos espaços que são de uso e propriedade coletiva, como: piscinas, playgrounds, quadras esportivas, academia, salão de festas, estacionamento e salão de jogos.
Além das vias e caminhos que servem para a locomoção dos moradores e seus convidados. A principal vantagem desse modelo coletivo de moradia está em possuir uma infraestrutura completa a um preço mais econômico e acessível a todos.
Ao projetar uma construção como essas é necessário lembrar que são destinadas ao conforto e bem-estar dos moradores, portanto a segurança é uma prioridade bem como as estruturas que ajudam na promoção desse sentimento fundamental a todos.
Portaria
A portaria nos condomínios tem a função de identificar, monitorar e controlar o fluxo de entrada e saída de todos os moradores e seus convidados, sendo que a entrada das pessoas só é concedida após autorizados dos proprietários.
Para auxiliar no serviço há câmeras de segurança estrategicamente posicionadas que fazem com que o profissional da portaria tenha acesso a todos os pontos de entrada e saída, como nas garagens.
As portas de enrolar impedem que as pessoas consigam visualizar o que há dentro dos espaços que são protegidos pela sua utilização, além disso são produzidas com aço, ou seja, são resistentes aos impactos e são duráveis, além de serem facilmente personalizadas e aprimoradas.
Com o desenvolvimento das tecnologias, os seus avanços refletiram e atenderam diferentes segmentos da sociedade, promovendo mais conforto, comodidade e segurança.
Aos portões há a inclusão do motor para porta de enrolar que automatiza os processos, fazendo com o que abrir e fechar ou entrar e sair sejam controlados via controle remoto sem que os condutores precisem sair do veículo, promovendo mais controle e otimizando os processos.
Coberturas
As coberturas são utilizadas em ambientes abertos para que as pessoas, estruturas e móveis sejam protegidos, tenham mais conforto e segurança.
Para os condomínios elas podem ser utilizadas em diferentes espaços, como estacionamento, espaços de festas e lazer, além de cobrirem passagens de pedestres, evitando nos dias de chuva que eles se molhem ou caiam devido ao chão molhado.
Versáteis, para os espaços de lazer indica-se as coberturas retrátil que podem ser utilizadas apenas quando os moradores e seus convidados julgarem necessário, assim em dias que o clima se encontre em temperaturas agradáveis e seu uso não é necessário, elas não precisam ser acionadas, sendo usadas apenas em dias quentes ou, até mesmo, chuvosos.
Produzidas com diferentes materiais, as coberturas precisam ser funcionais, seguras e estéticas, por isso a cobertura de policarbonato é comumente utilizada, pois é personalizável e possui a vantagem de permitir a passagem da luz natural, reduzindo os gastos com a iluminação artificial, o que não ocorre com outros modelos de cobertura.
Além disso, as coberturas tem as vantagens de serem:
- Fáceis de serem instaladas;
- Sustentáveis;
- Resistentes a altos impactos;
- Fáceis para limpar.
Com isso, até o modelo de cobertura em policarbonato alveolar pode ser aproveitado nos condomínios para a passagem das pessoas ou como proteção na entrada de pedestres que ficam mais expostos às intempéries do tempo.
Pinturas
As pinturas são necessárias tanto estética quanto funcionalmente, visto que elas agregam tanto no processo de transformação e harmonização do ambiente quanto na proteção das estruturas que são essenciais às edificações, como as paredes e os muros.
Nos condomínios, portanto elas não poderiam deixar de ser mencionadas como forma de manter a segurança e organização dos espaços, além disso dentro desses locais as pinturas servem como indicadores e referencias de localização e permissões aos seus moradores.
Aplicada em diferentes locais e tipos de superfície a pintura precisa ser direcionada, com isso a pintura de piso epóxi é indicada para regiões com alta exposição, grande volume de tráfego ou ambos. Ou seja, para os estacionamentos e ambientes de circulação intensa, como as passagens nas portarias.
Realizando todos os processos fundamentais para a segurança, tanto das pessoas quanto da propriedade e seus diferentes ambientes, os condomínios podem ser construídos e possuir todas as características que os moradores buscam ao escolher a moradia perfeita, sendo elas: conforto, comodidade, proteção e praticidade, além de espaços completos e modernos.