Assuntos importantes para condomínios residenciais ou comerciais

Quando se mora em um condomínios residenciais ou trabalham em prédios comerciais, um dos quesitos que requer atenção é a segurança contra incêndio.

Ter os aparatos certos para evitar focos de incêndio é de extrema importância para manter todos a salvo.

O vesda, sigla em inglês para Very Early Smoke Detection Apparatus ou Dispositivo de Detecção Muito Antecipada de Fumaça em português, é um tipo de tecnologia avançada em proteção contra incêndio e possui os mais avançados detectores de fumaça por aspiração.

Por intermédio de uma tubulação feita de PVC os detectores sugam, de modo contínuo, amostras de ar do ambiente.

O Detector Vesda filtra as amostras, remove as partículas sólidas e a poeira. Além disso, analisa, por meio de um feixe de laser, partículas de fumaça no ar aspirado.

Por essa leitura, mesmo pequena, os detectores disparam o alarme, essa ação antecipada, mesmo com as partículas de fumaça invisíveis e inodoras, é que fazem desse aparelho ideal à prevenção de incêndio em áreas críticas.

O detector VESDA tem extrema sensibilidade, mil vezes mais sensível que os detectores convencionais, acionados pelo obscurecimento da área, assim tornando-o um aparelho de proteção em relação a:

  • Data centers;
  • Central de telefonia;
  • Central de transmissão de dados.

Mas também é usado em recintos industriais, com aspectos de poeira ou suspensão de partículas na área protegida pelo alarme.

Geralmente em locais onde não funcionam os alarmes tradicionais, por acionarem sinais falsos ou de paralisação, devido ao obscurecimento, em decorrência da causa da poeira e partículas em suspensão.

São usados também em ambientes frigoríficos e até podem ser usados para detectar gases nocivos e/ou explosivos.

Esse equipamento é ideal para proteger condomínio residencial ou comercial, pois sua alta tecnologia garante mais tranquilidade no dia a dia de quem transita nesses locais.

Mantenha seu condomínio ou prédio comercial em dia

Qualquer novo empreendimento deve passar por uma vistoria para obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Uma licença necessária para comprovar que o imóvel está apto e em condições seguras contra incêndio. Precisa estar em dia com todo o sistema de combate a incêndio:

  • Extintores;
  • Luzes de emergência;
  • Sinalização;
  • Portas corta-fogo;
  • Entre outros.

Cada AVCB tem validade de um a três anos para prédios novos, após isso é necessário renovação a cada três anos. Outra obrigação é implantar uma brigada de incendio no prédio.

Ela é formada por pessoas que realizam atividades iniciais durante incêndios ou situações de risco aos moradores enquanto esperam a chegada dos bombeiros no local.

Sua função é evitar que o fogo se espalhe por outras áreas do condomínio até os bombeiros chegarem. O total de pessoas que integram o grupo depende do tamanho e do total de pessoas no prédio.

Já em prédio residencial, a Formação de brigada para condomínio pode ser constituída por funcionários e moradores.

Dentro das normas da ABNT, é obrigatório que 80% dos funcionários e um morador de cada andar devem ter o treinamento da brigada de incêndio.

Eles precisam focar nos riscos em potencial que podem ocorrer nos condomínios, ter conhecimento do plano de emergência, fazer os exercícios de simulação, entre outras atividades.

Para condomínios residenciais não é necessário brigada profissional fixa, mas os comerciais, dependendo de sua avaliação, necessitam ter bombeiros civis agindo em conjunto com as brigadas.

Ter a brigada de incêndio é essencial para segurança de todos, pois por ela é que moradores e funcionários saberão como agir em caso de incêndio, saiba mais sobre isso com um profissional especializado no Corpo de Bombeiros.

A importância da manutenção de aquecedores

Um aquecedor ajuda a diminuir a conta de energia elétrica e ainda garante água quente nos chuveiros e torneiras.

A manutenção desse aparelho é essencial para reduzir o risco de acidentes provocado por vazamentos.

Deve-se instalá-lo de maneira correta e verificar se as instalações hidráulicas estão em condições e adequadas, ou seja, ter tubulações com água fria, quente e de gás.

É primordial que se tenha uma Manutenção aquecedor a gas rinnai periodicamente, porque é um aparato que funciona à base de combustível altamente inflamável, que requer uma série de cuidados técnicos, pois além de vazamentos, pode causar explosões.

Essa manutenção sempre deve ser feita por um profissional que saiba manejar os reparos necessários no aquecedor, também é responsável por checar se o aparelho está devidamente instalado — bem arejado e protegido pela ação do tempo —, ajustar as tubulações, entre outros pontos.

O ideal é fazer a manutenção do aparelho uma vez ao ano, mas se caso ouver algum tipo de escurecimento das chamas no sistema, odores de gás, instabilidade da água, enfim, o surgimento de qualquer problema, solicite imediatamente um profissional para os devidos reparos.