Saiba como ter um lar mais acessível

Um lar é um lugar onde você se sente bem, onde pode ser você mesmo, fazer o que gosta, estar com pessoas que ama. Segundo muitos dicionários, lar e casa são sinônimos. Porém, para pessoas com deficiência física, uma casa pode não ser um lar.

Isso porque, essas pessoas precisam de adaptações nas casas em que vivem, para melhor atender à suas necessidades. Entretanto, casas que possuem esse tipo de adaptação são difíceis de se encontrar.

A adaptação de uma casa para cadeirantes não é algo difícil e, certamente, não é algo que se restringe aos cadeirantes ou à pessoas que os conhecem.

O direito de ir e vir é garantido pela Constituição brasileira e assim também deve ser em nossas casas.

Conheça alguns equipamentos que podem otimizar o ambiente

Uma das coisas mais difíceis para pessoas com deficiência, é conviver com escadas. Elevadores residenciais são soluções simples para esse problema.

Existem modelos que são instalados em áreas pequenas, diminuindo a necessidade de grandes reformas, já que não é preciso um fosso ou casa de máquinas.

O elevador eletromecânico é o mais comum, funcionando com cabos e o uso de energia elétrica.

Conhecido por ter um gasto de energia elétrica menor, o elevador hidráulico, que utiliza apenas a força da gravidade para descer, costumava ser um dos preferidos.

Além de econômico, esse tipo de elevador possibilita o resgate de passageiros presos, durante quedas de energia.

Porém, o elevador eletromecânico teve melhorias tecnológicas e agora também conta com esse benefício.

O elevador hidráulico atualmente

Hoje em dia, o elevador hidraulico é mais usado para projetos de elevadores panorâmicos. Outro tipo de elevador, menos conhecido, é o elevador à vácuo.

Ele funciona, mais ou menos, como uma seringa, sugando o ar para que a diferença de pressão faça o elevador subir, e a descida é feita da mesma maneira que o hidráulico.

Entretanto, esse tipo de elevador não é recomendado quando a intenção é promover a acessibilidade, pois sua capacidade e dimensões não são adequadas para uma cadeira de rodas.

Além do elevador residencial comum, existe o elevador próprio para cadeirante. Ele é feito para apenas um passageiro, mas não teria problemas em levar dois ou três acompanhantes.

Por sua capacidade pequena, ele gasta pouca energia elétrica. O elevador para cadeirante é a melhor escolha para promover a inclusão.

Além do benefício já citado, existem vários modelos e opções de acabamento, proporcionando uma harmonização com a decoração de vários tipos de residência. Como, por exemplo, os elevadores com acabamento em aço inox, madeira revestida e até mesmo portas espelhadas.

Um elevador residencial, também valoriza um imóvel em até 20% em seu valor de mercado, sendo uma boa alternativa para quem pretende vender ou alugar uma casa.

Deve-se sempre verificar a qualidade do elevador antes de comprá-lo. Um elevador de boa qualidade é mais durável e, principalmente, mais seguro.

É importante lembrar que, é preciso fazer a manutenção do elevador a cada dois ou três meses, para evitar acidentes.

Utilize outras formas de locomoção no local

Para quem quer ter uma casa acessível, mas gosta das escadas como item de decoração, uma escada de mármore é uma ótima opção para combinar com o elevador.

Existem diversos tipos e cores de mármore, que harmonizam perfeitamente com os variados tipos de elevadores.

Caso o piso da casa também seja de mármore, é importante usar um antiderrapante para pisos, pois o mármore pode ser escorregadio, quando em contato coma água.

A norma ABNT NBR 9050, regulamenta todas as regras para a adaptação de uma residência para pessoas com mobilidade reduzida e deve ser consultada, para que sua casa seja adaptada na maneira correta.

Alguns exemplos de como adaptar a casa são:

  • Móveis com cantos arredondados;
  • Corredores e portas com espaço para cadeiras de rodas e outros equipamentos;
  • Barras de apoio em banheiros, cozinhas e quartos;
  • Pisos antiderrapantes;
  • Móveis adaptados à altura do morador;
  • Espaço entre os móveis para a cadeira de rodas.

Apesar da existência das normas, a maioria das empresas fabricantes de elevadores faz os equipamentos sob medida, levando em consideração o espaço disponível e as necessidades de seus clientes.

Esse tipo de atendimento é mais um passo para a inclusão, mas é preciso lembrar que um mundo acessível ainda está longe de ser uma realidade.

Entretanto, para que a mudança aconteça, é preciso que cada um de nós faça a sua parte, começando por uma simples adaptação em nossas próprias casas.