Como fazer o design um espaço de coworking de forma profissional

Um dos aspectos mais interessantes de projetar um espaço de coworking é entender o que exatamente atrai as pessoas a um local. Durante meus primeiros meses interagindo com espaços de coworking, tive a impressão de que o que vendia um espaço se reduzia ao preço e à localização. Presumi que as pessoas se aglomeraram em espaços de coworking para escapar do alto aluguel da cidade e do congestionamento constante. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Os espaços de coworking são muito mais do que uma etiqueta de preço e conveniência: eles são uma comunidade de indivíduos que procuram um lar longe de casa. Isso mesmo – a parte mais importante de um espaço de coworking é, de fato, o espaço.

Design – pode fazer ou quebrar um espaço

Como prefácio, trabalho com os gestores de coworking e as pessoas que ocupam esses espaços no dia a dia. Na verdade, apenas durante o mês de outubro, consegui falar para cerca de 400 espaços de coworking. Durante todo o tempo que trabalhei com e em espaços de coworking, o que sempre me chamou a atenção é o quanto as pessoas valorizam o conforto e a comunidade. Na verdade, é tão importante que, quando você pesquisa indivíduos e pequenas equipes, o preço costuma ser um dos (senão o ) menos importante aspecto considerado quando as pessoas escolhem um espaço de coworking.

As pessoas que se aglomeram em espaços de coworking procuram um ambiente diferente de sua casa. Eles estão procurando por uma comunidade de empreendedores com ideias semelhantes e, como anfitrião, é seu trabalho projetar esse ambiente. Traços comuns de espaços de coworking de sucesso:

  • Flexibilidade Fornece aos indivíduos  locais para se reunir, fazer ligações e trabalhar em paz, ao mesmo tempo que permite áreas que criam a oportunidade para os indivíduos se reunirem e conversarem.
  • Espaços de  descanso Incluem áreas de café comuns, mesas para almoço em grupo, salas de relaxamento e eventos sociais para permitir que os funcionários relaxem e façam uma pausa.
  • Comunidade Lembre-se, quando alguém visita um espaço de coworking, geralmente  não está  procurando uma etiqueta de preço, mas sim um  ambiente coeso e acolhedor para todos os tipos de trabalho (e diversão). Você precisa projetar e entregar exatamente isso.

Deixe seus membros animados para virem trabalhar

Há um problema estranho que assola vários espaços de coworking, que é a inatividade de seus membros. É comum que os membros venham ao escritório de 3 a 4 dias por semana e trabalhem em casa o resto do tempo. Mas o que acontece quando eles se tornam mais inativos? Geralmente, esse é um sintoma de um ambiente de trabalho pouco inspirador.

As pessoas vêm para os espaços de coworking para escapar da rotina de sua casa, mas é tão fácil cair de volta na calmaria que é o escritório em casa. É por isso que é seu trabalho mantê-los entrando para desfrutar do seu espaço. Para manter uma comunidade vibrante e ativa, é fundamental:

  • Estimule Crie o lugar mais bonito, confortável e revigorante possível.
  • Evoque a diversão Pense fora da caixa com salas de jogos, detalhes divertidos (slides, alguém?) E murais que cobrem as paredes.
  • Inspire Pense em seus freelances. Eles dependem de inspiração para o seu trabalho!
  • Motivar Não economize na acessibilidade e nos esforços intencionais para criar um ambiente vibrante.

Misture as coisas – e frequentemente

Seguindo a sugestão de Liz Elam do Link Coworking, uma excelente maneira de manter as pessoas interessadas e motivadas em seu espaço é constantemente redesenhar e misturar a decoração. Como ela disse anteriormente:

“[Ao misturar o espaço], estou tentando ajudar as pessoas a serem o mais produtivas possível, mantendo as coisas frescas e trazendo grande energia a um espaço para que nunca se sintam em uma rotina.”

Além de criar um ambiente inspirador, é vital ter uma seleção de móveis e peças decorativas que podem ser giradas regularmente. Inclua espaços projetados especificamente para:

  • Colaboração: use a mobília da sala de estar para dar aos membros da equipe um lugar casual e confortável para se reunir.
  • Socialização: adicionar mesas de pingue-pongue, sistemas de jogo e jogos de dardos dá às pessoas uma maneira de relaxar ao longo do dia.
  • Privacidade: torne mais fácil para as pessoas encontrarem recantos, reservar quartos e localizar cabines telefônicas para chamadas pessoais ou discussões delicadas.
  • Silencioso:  sejam ambientes de lounge, escrivaninhas tradicionais ou mesas altas, não se esqueça de planejar os espaços onde o trabalho focado pode acontecer sem interrupções. Situar essas áreas longe dos espaços de diversão e colaboração onde o volume normalmente aumenta.

Coworking é mais do que uma mesa em um prédio cheio de trabalhadores. Trata-se de construir uma comunidade que inspire as pessoas a trabalhar e as mantenha felizes, inspiradas e produtivas. É seu trabalho como indivíduo, gerente ou equipe projetar um espaço para mantê-los assim. Móveis, design, decoração e planejamento de espaço cuidadoso são essenciais para a criação de um ambiente perfeito para seus membros desfrutarem.

Precisa de ajuda para projetar um espaço de coworking inspirador e produtivo? Entre em contato com nossos  designers de espaço,  que o orientarão em cada etapa do início ao fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *