Como economizar na conta de luz?

No Brasil, o custo da conta de luz é flutuante. O motivo por trás da variação de preço é a fonte usada para gerá-la: quando as hidrelétricas registram níveis insuficientes em seus reservatórios, é preciso acionar as termelétricas, que queimam carvão.

Devido ao custo da operação, o consumidor se vê às voltas com uma tarifa mais custosa.

A boa notícia é que é possível evitar que isso prejudique o orçamento familiar. Há soluções complexas, como a instalação de equipamentos de energia eolica residencial, até medidas mais simples, que envolvem apenas mudanças na decoração da casa.

Confira algumas delas a seguir:

Invista em fontes renováveis

Há alguns anos atrás, o uso de energias renováveis no contexto doméstico era algo impensável. O grande vilão por trás disso era o custo: como a tecnologia ainda era nova, poucas pessoas podiam arcar com o alto investimento necessário para instalá-la em casa.

A boa notícia é que, de alguns anos para cá, isso mudou. Com o barateamento de peças como as placas solares e os demais equipamentos necessários para converter a radiação solar em eletricidade.

Cada vez mais famílias e empresas optam por adotar esta medida como um mecanismo para baratear a conta de luz.

A matemática por trás disso é simples: com a redução da quantidade de energia vinda da rede de distribuição regular, cai o valor da conta correspondente.

Ainda assim, é preciso levar em conta que um sistema de energia solar jamais deve ser instalado em um imóvel sem planejamento.

Em primeiro lugar, é preciso analisar se a localidade em questão tem um volume de radiação solar que justifique o investimento.

Além disso, é fundamental que as peças escolhidas sejam de qualidade, e que elas sejam manuseadas e colocadas no lugar por profissionais qualificados. Do contrário, o sistema poderá apresentar defeitos em pouco tempo.

Por fim, é preciso ter em mente que, por mais que o orçamento energia solar se pague, isso não acontece tão rápido.

O período para que isso aconteça normalmente é de alguns anos, podendo variar para mais ou para menos conforme o consumo do imóvel e a quantidade de radiação recebida.

Instale muitas janelas

A boa notícia é que, por mais que a tecnologia seja de grande ajuda para economizar eletricidade, ela não é a única maneira de se fazer isso: há alternativas muito mais simples do que a instalação de um sistema de energia solar residencial. Uma delas é instalar mais janelas em casa.

Novamente, a conta é simples. Quando um imóvel tem muitas janelas, ele recebe luz solar em seu interior em um volume muito maior.

Logo, não se gasta tanto com eletricidade quanto em edificações que não têm locais onde esta radiação possa entrar. Assim, ao se fazer uma construção ou reforma, é importante debater este aspecto com o arquiteto responsável pelo projeto.

Pinte as paredes de cores claras

Contudo, de nada adianta instalar um sistema solar em casa ou contar com várias janelas no local se a decoração não favorecer a reflexão da luz.

A teoria das cores explica: tons escuros, como o preto, absorvem toda a radiação, prejudicando a iluminação do espaço. Já os claros, como os brancos, as refletem, permitindo que a luz – seja ela natural ou artificial – seja melhor aproveitada.

Isso, porém, não significa que as cores escuras tenham que ser totalmente banidas de todos os ambientes de sua casa: decoradores indicam que elas podem estar presentes em uma parede, de modo a proporcionar algum ponto de destaque ao ambiente.

Do mesmo modo, o destaque pode ficar por conta de itens decorativos e móveis mais chamativos, que proporcionem algum tipo de contraste.

Use eletrodomésticos inteligentes

A sustentabilidade é uma preocupação crescente na sociedade como um todo. Por conta disso, os consumidores têm exigido que as empresas que fabricam produtos e prestem serviços adaptem suas rotinas de trabalho, de modo a reduzir o impacto ambiental de suas atividades.

A boa notícia é que isso, em muitos casos, também traz vantagens ao consumidor. Um bom exemplo disso são os eletrodomésticos modernos: Além de projetados para consumir menos eletricidade, eles dispõem de mecanismos que os colocam em stand by de modo automático.

Como ambas as medidas são de grande ajuda para reduzir o valor da conta de luz, é interessante que os proprietários do imóvel invistam em tais itens.