Opções de coberturas que você precisa conhecer

Durante a execução do projeto de uma casa devemos nos preocupar com a devida atenção quando o assunto é a sua cobertura.

Afinal, ela tem a função de proteger os moradores ou frequentadores das ações do clima e de diferentes estações do ano. Além disso, o telhado pode definir o estilo arquitetônico de uma casa.

Existem vários formatos de telhados e que dão um tom exclusivo a construção, especialmente se combinados com as telhas certas e encaixes perfeitos.

Basicamente esta estrutura é sustentada por uma armação de madeira e cobertura de telhas, que podem ser encontradas em diversos tipos.

Mas o que exatamente compõe a cobertura das nossas casas?

Ela é moldada por partes diferentes, como veremos a seguir, e funções específicas, especialmente projetadas para sustentar todo o telhado:

  • Tesoura;
  • Terças;
  • Caibros;
  • Ripas;
  • Trama;
  • Água;
  • Beiral;
  • Cumeeira preço acessível;
  • Espigão;
  • Água furtada;
  • Rufo;
  • Fiada.

É fundamental conhecer os tipos de telhas para finalizar a colocação da cobertura da sua casa, para evitar a manutenção precocemente ou ainda altos custos de reparos em telhados industriais na sua empresa.

Alguns fatores são fundamentais para considerarmos antes de efetuar a compra desse tipo de material, como por exemplo o conforto térmico, ou a iluminação.

Tipos de telhas

Vamos conhecer alguns dos principais tipos de telhas para que possa escolher a mais adequada ao seu projeto.

Telha de cerâmica ou barro

São as mais comuns e encontradas pelo nosso país. Apresentam uma excelente barreira térmica para deixar o ambiente interno mais arejado.

A sua estrutura deve ser bem montada para suportar o peso (40kg o metro quadrado) e observe sempre a inclinação com o fabricante.

As cerâmicas variam entre 30% e 35% de inclinação e são necessárias 16 peças por metro quadrado em média.

Telha de concreto

Foram disponibilizadas recentemente no mercado e possuem ótimo conforto térmico, além de opções de cores diferentes.

Podem compor uma bela casa com estilo de telha romana. Sua vantagem é que a impermeabilidade, diferente das feitas de barro.

Pesam 48kg por metro quadrado e consomem de 10 até 15 telhas por m². Tem a mesma inclinação que as de cerâmica.

Telha de fibrocimento

A cobertura de fibrocimento possui o melhor custo benefício, pois são baratas, leves e bem resistentes.

Porém precisam ser muito bem fixadas para não voarem em uma tempestade mais severa, por exemplo, além de não serem uma boa manta termica para telhado, já que podem aquecer internamente o ambiente se não houver a instalação de forro ou refrigeração adequada.

São vendidas em peças de tamanhos e espessuras diferentes, bem como inclinações variadas.

Telha de vidro

Este tipo de cobertura é recomendada para ambientes que precisam de luz natural proveniente do sol ou ambiente exterior em locais mais escuros.

São mais frágeis e necessitam de limpeza esporádica para a retirada de folhas e poeira que podem acumular e obstruir a passagem de luz delas.

Geralmente são mescladas a outras telhas como as de concreto ou as de barro e são encontradas em diversos modelos (como a telha colonial, italiana, americana, entre outras).

Telha ecológica

É composta por conjuntos de fibras vegetais impermeabilizados a base de betume e revestidas por um tipo de resina.

São bem leves e fáceis de instalar e são vendidas em cores diferentes.

Telha de policarbonato

São telhas transparentes e resistentes, pois são feitas de um termoplástico derivado de ácido carbônico e bisfenol, isolando-a principalmente dos raios UV, o que lhe proporciona maior vida útil.

Telha galvanizada

Este tipo é bem resistente, feito de aço galvanizado ou pelo processo de zincagem, métodos que garantem maior proteção a corrosão. Possuem um perfil ondulado ou trapezoidal, em chapas com espessura entre 0,80mm a 0,43mm.

Telha termo acústica

São conhecidas por terem 2 telhas metálicas padrão (em cima e em baixo), recheadas por poliuretano, isopor e lã de vidro, e por isso são chamadas de telha sanduíche.

Oferecem maior resistência durante as mudanças de temperatura na parte de dentro e de fora da casa. São excelentes para locais que possuem climas muito quentes.

Como vimos, a construção de uma cobertura deve garantir uma estrutura bem robusta e telhas com excelente adequação e conforto, além de um bonito acabamento visual.

É possível encontrar outros tipos além dos que informamos, como: telha metálica, telha calhetão, telha translúcida de polipropileno, telha translúcida, telha de cerâmica fotovoltaica, entre outras.