Coberturas diversas promovem proteção residencial eficiente

O barulho das cidades tem sido um problema de saúde para muitas famílias. O crescimento dos centros urbanos tem criado uma série de agentes perturbadores, como os ruídos causados pelo trânsito, assim como as máquinas que são utilizadas em uma construção e nos reparos de ruas e avenidas.

Tudo isso é um incômodo, principalmente no período noturno, em que as cidades não param, e bares e restaurantes, além de casas noturnas, com músicas e conversas em volume alto são presentes.

Isolamento acústico para maior conforto

Por todos esses motivos, as incorporadoras imobiliárias e os proprietários de residências e apartamentos têm investido em diferentes equipamentos para diminuir o sofrimento dos moradores, com o uso de portas e janelas acústicas na maioria das construções.

O uso se dá nos mais diferentes ambientes, como salas, quartos e cozinhas, além de banheiros e áreas de serviço.

Com isso, todos os cômodos ficam isolados acusticamente, permitindo conviver em um ambiente mais saudável, sem a necessidade de precisar ouvir televisão ou música em um volume maior, incomodando a vizinhança, e contribuindo ainda mais para a poluição sonora.

Os modelos presentes no mercado da construção civil podem ser instalados de maneira tradicional, seguindo as técnicas da construção civil.

Além da contribuição para o isolamento acustico, esse tipo de equipamento é bastante indicado para residências que contam com moradores idosos, e também crianças. Os benefícios na instalação são imediatos, com destaque para:

  • Valorização do imóvel;
  • Maior durabilidade e resistência material;
  • Noites mais tranquilas de sono;
  • Maior produtividade durante o dia.

Como o crescimento das cidades é constante, até mesmo equipamentos de atendimento público devem contar com esse tipo de material de construção, como hospitais, clínicas médicas e escolas.

A proteção das portas e janelas, contra ações climáticas, como vento e chuva, também deve constar na arquitetura.

A contratação de um profissional da área, como um arquiteto ou decorador, pode ajudar na escolha do melhor toldo retratil para sobrepor as áreas que podem sofrem, também com a entrada de água da chuva e iluminação direta sobre móveis e eletrodomésticos.

Por ser retrátil, esse tipo de equipamento pode ser aberto e fechado, dependendo da necessidade de entrada maior de iluminação natural.

Em áreas de lazer, com quintais que contam com um espaço para recepção de visitas, também é possível contar com esse tipo de equipamento, com modelos que cobrem uma área mais extensa.

Garagem e varanda com estilo diferenciado

Em condomínios residenciais, em que o projeto arquitetônico permite uma área dedicada ao estacionamento de veículos, ou casas que contam com um espaço exclusivo para guardar veículos, é possível aplicar um estilo.

Com coberturas criativas e que protegem de maneira eficiente todo o espaço, engenheiros e arquitetos têm utilizado materiais que proporcionam o aproveitamento da luz natural, durante o dia, evitando o consumo de energia elétrica desnecessário.

O investimento em um ambiente como esse pode variar, conforme o material utilizado.

Para aqueles que buscam uma forma de aproveitar o espaço e estender para um jardim de inverno, por exemplo, o uso de uma cobertura de vidro preço pode variar conforme o tamanho da estrutura que será construída.

Esse modelo de material deve ser aplicado em ambientes externos, para todo o aproveitamento da luz solar, em toda a área, pois mesmo sendo de vidro, possui uma proteção contra a ação de raios ultravioleta.

Sem esse tipo de instalação, os raios solares podem agredir a pintura dos veículos estacionados, acabando por desvalorizá-los, em caso de revenda.

No caso de espaços de lazer, como varandas e quintais, a arquitetura tem utilizado uma cobertura em policarbonato alveolar, valorizando a iluminação natural, no período diurno, e mantendo a privacidade, principalmente em áreas totalmente urbanizadas, com prédios e casas dividindo espaços em zonas residenciais, na maioria dos municípios.

Esse modelo de estrutura pode variar em cores, como azul, verde, cores opacas, como branco e cinza, ou ainda cores mais neutras.

Diferente da telha transparente, que precisa contar com uma estrutura mais robusta, as coberturas em policarbonato são construídas a partir de estruturas formadas por aço ou alumínio, proporcionando um conforto térmico, característico desse material.

Os estilos podem variar, conforme a arquitetura aplicada em cada construção, e os materiais podem ser adaptados, acompanhando as linhas das paredes, o pé-direito e o telhado de uma residência.

O importante é contar com espaços protegidos, tanto para a residência, quanto para os veículos, estacionados nas garagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *