A importância da chapa de ferro e metais na construção civil

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual material é melhor para seu telhado, a chapa de ferro ou a madeira. Para ter esse questionamento solucionado, precisamos primeiro entender qual é a função de um telhado.

O objetivo da construção de um telhado, é a proteção do edifício ou o que quer que seja que o telhado esteja cobrindo, contra a ação das chuvas ou de outros fatores externos, que possam causar danos à construção.

Além disso, ele serve também, como um regulador térmico para o ambiente.

A estrutura de um telhado deve suportar, além do peso da telha residencial que o compõe, todo o peso dos revestimentos de cobertura, outros equipamentos fixados em sua estrutura e também a força do peso que o próprio vento coloca em sua estrutura.

Outro fator que se deve levar em conta, na hora de escolher entre um telhado de madeira e um telhado de ferro é a relação de custo-benefício.

É aí que as pessoas costumam acreditar, que o telhado de madeira vale mais apena do que o de ferro, mas na verdade é o contrário.

As vantagens do telhado de ferro em relação ao telhado de madeira

  • O ferro tem uma resistência muito maior contra chuvas;
  • Não há ataques de cupins na estrutura de ferro;
  • O ferro não é um material inflamável;
  • O ferro não emana nenhum tipo de odor desagradável;
  • A chapa de ferro se adapta a quaisquer tipos de projetos e telhas.

O ferro é um material que não está sujeito a tanta variação de preço, pois ele é um produto fabricado e se encontra em abundância, por isso, também é um material muito barato.

Além disso, pensando em longo prazo, o ferro se mostra um material de melhor custo-benefício em relação à madeira.

Pois é uma estrutura que, depois de pronta, dura por gerações, além de não pegar nenhuma contaminação por cupim ou qualquer outra praga.

Vantagens do ferro

Caso a estrutura comece a enferrujar é muito fácil de tratar isso. Outro fator que contribui para um melhor custo-benefício do ferro, é que ele é um material totalmente reciclável.

Os restos de ferro que sobram das estruturas feitas na construção, por exemplo, também podem ser reutilizados para se fazer outros materiais. Restos de sucatas podem ser usados também para a produção do ferro.

Pensando no principal objetivo de um telhado, que é a proteção da construção contra intempéries, o telhado de ferro cumpre esse papel muito melhor do que a madeira, já que é um material muito mais resistente, além de ter uma vida útil maior.

Há ainda um processo que pode deixar o ferro ainda mais resistente, definido como galvanização. Esse processo consiste no depósito de zinco sobre a chapa de ferro, o que dá a ele uma longa vida, além também de aumentar sua resistência contra a corrosão ou a ferrugem.

Isso também permite que se possa fixar sua estrutura apenas com parafusos, sem a necessidade de fazer o processo de soldagem.

Além disso, o zinco ajuda a poupar recursos naturais, como o minério de ferro, por exemplo, contribuindo economicamente, além de dar uma vida-útil maior ao material.

Portanto, dentre as opções, o telhado de ferro galvanizado é a melhor a se fazer, pois é a estrutura que confere maior proteção ao edifício, além de ser a opção que proporciona a maior economia de recurso natural e de energia.

Obras que utilizam a chapa de ferro e estruturas metálicas

Uma construção que foi beneficiada com a utilização do metal, foi o guarda corpo de ferro preço acessível, tendo em vista os benefícios de sua utilização.

Ele é uma estrutura de proteção, geralmente colocado em locais de altitudes mais elevadas, para a segurança de quem está circulando pelo lugar.

Normalmente são colocados em escadas, varandas ou passarelas. É como uma espécie de um murinho pequeno, que evita com que as pessoas caiam de determinado lugar.

Eles são, geralmente, feitos a partir de uma chapa metálica, o que dá resistência maior à estrutura contra a corrosão, garantindo uma maior proteção às pessoas.

Segundo os especialistas, a altura ideal para o guarda-corpo é de 110 cm, contados a partir do chão.

Por isso, o guarda corpo de ferro preço compensa o investimento, pois feito a partir do ferro, é muito mais vantajoso do que o de madeira, por exemplo.

Já que é uma estrutura mais resistente, consequentemente assim, cumprindo sua função de proteção do ambiente por mais tempo.