Casa de campo: construção e elementos de modernidade

As cidades são cada vez maiores e mais caóticas, gerando estresse e pouca qualidade de vida. Quando o final de semana chega, surge aquela vontade de sair do tumulto da cidade grande e descansar no campo.

Diante deste desejo e na busca pela qualidade de vida e bem-estar, muitas pessoas podem investir na construcao de casa de campo. Este é um espaço que permite que os moradores consigam relaxar, assim como ter mais comodidade, longe de tumultos e agitações.

Por isso, construir um ambiente que seja moderno, espaçoso e bastante aconchegante envolve planejamento, a contratação de profissionais qualificados e a compra de materiais de qualidade.

Procedimentos para a construção

O processo de construção civil de uma casa de campo envolverá alguns aspectos tradicionais de toda a construção, mas também alguns elementos adicionais por se tratar de uma casa no campo.

Portanto, a primeira orientação é que o terreno onde a construção será feita seja avaliado. O tipo de solo precisa ser identificado, pois isso afeta diretamente na escolha da base de fundação e estrutura. Geralmente, isto é feito por meio de um levantamento de profissionais especializados nesta identificação.

Após este processo, os serviços de terraplanagem e de compactação do solo podem ser necessários. A terraplanagem representa uma remoção do excesso de terra presente no terreno e a compactação é feita por um rolo compactador que consegue tornar este espaço mais firme e pronto para receber a fundação.

É importante ressaltar que todo o projeto é desenvolvido por engenheiro civil, em parceria com um engenheiro eletricista e um arquiteto civil.

Com a definição do projeto e a compra dos materiais necessários para a construção, é comum que neste processo, o aluguel de alguns maquinários seja feito com o objetivo de otimizar o tempo de obra.

Além disso, contar com uma boa equipe é fundamental para garantir que sua casa seja construída com o máximo de qualidade. Basicamente, após a fundamentação e a instalação da estrutura residencial, outros elementos precisam ser verificados, como:

  • Tipo de telhado;
  • Tipo de piso;
  • A pintura ou revestimento aplicado;
  • Instalação da parte elétrica e hidráulica.

Com esse processo finalizado, chegou o momento de adicionar outros elementos complementares e de finalização da construção civil.

O uso do vidro como aliado da modernização

Para a finalização de um imóvel é importante inserir elementos de vidro, como é o caso de janelas, portas e de uma cortina de vidro. O vidro que será utilizado na construção não é o mesmo utilizado como utensílio de cozinha, em pratos ou copos, por exemplo.

Este vidro apresenta uma resistência ao impacto, assim como em momentos de queda muito mais superiores. Isto ocorre por conta do seu tratamento térmico dentro do ambiente industrial, que agrega estas características ao vidro.

Ainda assim, instalar elementos de vidro para compor estes espaços residenciais é uma excelente estratégia no processo de modernização residencial, visualização de paisagens externas e mais conforto.

Por isso, é importante fazer o uso deste material pois ele apresenta:

  • Isolamento térmico;
  • Isolamento acústico;
  • Filtros de raios UV que afetam à saúde;
  • Beleza, modernidade, sofisticação;
  • Aberturas na lateral que favorecem o seu deslizamento.

Outra vantagem na utilização dos vidros é seu processo de automatização. Por exemplo, uma cortina de vidro automatizada Ceara serve para agregar valor e praticidade ao imóvel.

De modo geral, muitos espaços residenciais vêm sendo automatizados por meio de inserção tecnológica de programação, obedecendo a comandos a partir de conexões com a internet ou via rede Wi-fi.

Com os vidros automatizados, basta o cliente estar sentado e acionar um botão ou falar uma frase de comando, que a janela abre ou fecha.

Para agregar todo esse conforto é importante buscar por cortinas para janelas de vidro, que podem ser persianas ou até mesmo em tecido.

O uso dos carpetes

Por fim, vale ressaltar a importância da escolha do piso que irá compor os ambientes residenciais. O uso de carpete para casa, por exemplo, pode ser a escolha ideal para quem deseja um ambiente mais aconchegante.

Este tipo de material serve para revestir o chão e apresenta características como:

  • Elegância;
  • Diversos designs;
  • Conforto;
  • Isolamento do ambiente;
  • Resistência ao impacto de quedas;
  • Resistente a manchas;
  • Não acumulam mofo.

Neste processo, o uso mais recomendado é com o nylon, que consegue evitar o acúmulo de mofo, assim como de sujeiras neste carpete.

Por fim, para buscar por um modelo mais moderno, é possível utilizar o carpete de rolo para banco e para outros móveis do ambiente residencial.