A blindagem residencial garante mesmo a segurança?

Uma das maiores preocupações da sociedade brasileira, principalmente nas grandes cidades, é a insegurança que acontece todos os dias e é noticiado nos jornais.

Uma das soluções recorrentes é apelar à blindagem residencial.

Para às residências, normalmente, são contratados seguranças, instalação de sistemas de alarmes e blindagens.

Quem optar por esse sistema de segurança pode desembolsar em torno de R$ 10 mil.

Este artigo explicará alguns dos itens que integram o kit do sistema de segurança oferecido às residências.

Equipamentos à segurança residencial

Conheça alguns tipos de equipamentos eficazes e que trazem segurança ao seu imóvel. Entre elas estão as portas blindadas que é o item mais procurado, primeiro lugar no ranking.

Antes de adquirir é importante averiguar se a porta tem a proteção balística homologada pelo exército através do Retex (Relatório Técnico Experimental).

Esse tipo de porta tem uma fechadura multidirecional que permite diversos tipos de travamento o que resulta no impedimento de possíveis invasões.

Também é possível encontrar uma versão de portas blindadas para apartamento que contém alguns benefícios:

  • Anti-arrombamento;
  • Aguenta diversos tipos de armas;
  • O Sistema de fechaduras dificulta invasões;
  • Resistente ao fogo;
  • Contém isolamento acústico e pode ser feito sob encomenda.

E possui três níveis de proteção de arrombamento

  • O nível I: quando se utiliza o corpo para abrir a porta;
  • O nível II: quando se utiliza de ferramentas para forçar a abertura da porta;
  • O nível III: quando se utiliza de armas elétricas e armas de fogos.

A janela blindada também protege a casa de possíveis invasões de meliantes, vandalismos e até bala perdida.

Sua espessura é de 28 ou 54 milímetros.

A primeira medida tem proteção de nível II e protege de tiros de pistola 9 mm e Magnum JSP; a segunda opção citada cabe ao nível III, protege os vidros das balas de submetralhadoras 9 mm e 44 Magnum SWC Chumbo.

Agora quem optar por uma proteção maior pode escolher a blindagem 54 milímetros, nível IIIA, esse tipo a janela suporta tiros de fuzil FAL.

Outra forma de proteção que se pode implantar é a parede blindada que garante a proteção da casa inteira ou ambiente específico.

É importante saber que se pode aderir a esse sistema de segurança mesmo com o imóvel pronto.

Também existe um sistema de proteção destinada às guaritas de prédios, chamada de blindagem de guarita.

Essa proteção de segurança é voltada para condomínios residenciais e consiste em assegurar o patrimônio condominial e a vida do porteiro.

A blindagem nesse tipo de área deve ser feita na porta da guarita, nos vidros laterais, no sistema de ventilação e em todo o ambiente.

É necessário seguir a norma para construção de guaritas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 15000, de níveis de blindagem.

O nível I protege contra projéteis de revólver 38; o nível II é indicado para pistola Magnum 357 e pistola 9 mm; o nível IIIA serve para disparos de armas Magnum 44 e submetralhadora 9 mm; e o nível III é indicado para armas de fuzis, K47, AR 15.

O que é blindagem arquitetônica?

Blindagem arquitetônica é um dos meios eficientes de proteção à residências e comércios.

Entretanto, este tipo de sistema de proteção/blindagem é mais solicitado para lotéricas, guaritas residenciais, lojas que vendem artigo de luxos e comércios.

A escolha desse tipo de serviço se deu pelo fato da criminalidade ter aumentado. Infelizmente, cercas elétricas e muros altos não conseguem mais conservar a segurança.

Por este motivo, muitos comerciantes e moradores optam por contratar esse plano de segurança que é mais completo, pois demonstra mais segurança, conforto e eficácia.

Existem dois tipos de blindagens arquitetônicas:

  • Blindagem arquitetônica residencial: é voltada para guaritas e protege vigias e porteiros de algum perigo. Além de proteger a vida, consegue gerar tempo para que a pessoa possa chamar ajuda para fazer a segurança do local;
  • Blindagem arquitetônica para comércios: protege os comerciantes de possíveis assaltos/roubos. Além de integrar a proteção balística, ela também o assegura contra possíveis vandalismos (ataques com marretas, barras de ferro, armas de fogo, entre outros) que podem ocorrer.

Os benefícios em contratar esse tipo de sistema de segurança/blindagem é que o local passa a ter uma estrutura mais reforçada e que dificulta invasões, assaltos, roubos e vandalismos.

Proporcionando uma segurança maior e menos prejuízo no bolso do empresário.