Benefícios do fechamento de varanda para o seu imóvel

Ao construir ou reformar uma edificação, apartamento ou qualquer espaço externo, fazer um planejamento para os detalhes de acabamento e decoração pode ajudar a deixar os ambientes do imóvel com belo design e materiais que possuem excelente funcionalidade.

As varandas e sacadas podem ser transformadas em espaços com diversas possibilidades de uso ao colocar materiais versáteis, por exemplo, o vidro. O fechamento de varanda com vidro é uma opção para deixar a parte externa da sua edificação com beleza, além de promover benefícios interessantes para o ambiente.

O fechamento de varanda possui pontos positivos para as varandas de casas e apartamentos. Boa luminosidade natural, sensação de ampliação do espaço, segurança e a possibilidade de utilizar a varanda em qualquer época do ano são apenas alguns dos benefícios que o uso de vidros proporciona.

Opções de vidros para o fechamento de varanda

O mercado possui modelos de vidros diferentes, com especificações que mudam, de acordo com o modelo escolhido. Por isso, pesquisar informações sobre os modelos oferecidos pelo mercado, pode ajudar na hora da aquisição. Os tipos de vidros mais populares no mercado são:

Vidro comum

O vidro comum é liso, transparente, duro e impermeável. Esse tipo de vidro é usado como base para a fabricação de outros modelos deste material.

Além disso, ele possui baixa resistência, é frágil, podendo quebrar com facilidade, quando comparado aos outros tipos de vidro. Por fim, este modelo tem um custo acessível.

Vidros laminado

Os vidros laminados são compostos por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por camadas intermediárias de resina ou polivinil butiral.

Quando quebrado, os estilhaços do vidro ficam presos nesta camada intermediária, evitando sujeira e acidentes. É um modelo com custo mais elevado, quando comparado ao vidro comum.

Vidros temperados

Os vidros temperados são rígidos e possuem alta resistência térmica. A fabricação é feita com vidro comum, mas alguns processos deixam esse vidro mais resistente.

Esse vidro passa por altas temperaturas. Em seguida, jatos de ar frio de alta pressão, são acionados no produto, promovendo um resfriamento maior na superfície do que na parte interna. Esta etapa é chamada de têmpera.

Quando sofre impacto, esse vidro se estilhaça em pequenos fragmentos, que ficam juntos, evitando acidentes. Alguns modelos desse vidro possuem uma película protetora, que aumenta a durabilidade do material. É uma excelente opção para o fechamento de varanda.

Vidros blindados

Os vidros blindados possuem um processo de fabricação diferenciado, quando comparados aos outros vidros, pois, passa pelo processo de blindagem, que garante segurança aos ambientes. Esse modelo de vidro é muito utilizado em carros, mas, pode ser colocado em edificações sem nenhum problema.

A blindagem de vidros é um procedimento feito da seguinte maneira: uma sobreposição de vidros especiais para blindagem que são intercalados com materiais polivinilbutiral (PVB), policarbonato e poliuterano (PU).

Depois, os vidros passam por um autoclave onde as camadas são fundidas num processo de altas temperaturas e pressão, transformando as camadas numa peça única e fazendo a blindagem do vidro.

Para utilizar esse vidro num serviço de fechamento de varanda é preciso procurar locais que sejam autorizados pelo Exército Brasileiro, porque, é este órgão que autoriza e fiscaliza as blindagens de vidros.

Benefícios do fechamento de varanda

O fechamento de varanda e coberturas de vidro é muito utilizado nos ambientes, devido à segurança e durabilidade que promovem ao espaço. Mas, as vantagens do fechamento de varanda não se resumem apenas esses dois pontos. Alguns benefícios são:

  • Redução de ruídos;

  • Design sofisticado;

  • Visão panorâmica;

  • Luminosidade natural.

Esses benefícios despertam a atenção de pessoas que desejam ter uma varanda com belo design e funcionalidade para aproveitar o espaço em vários momentos.

Seja o vidro liso e inteiro ou uma cortina de vidro para varanda, é possível fazer um bom projeto com um decorador ou arquiteto, onde será decidido o tamanho do vidro, de acordo com o espaço da varanda.

Uma porta de vidro é outro item que pode ser colocado no espaço para proteção, isolamento térmico, acústico e separação dos ambientes da casa ou apartamento.

Depois de decidir o modelo de vidro e detalhes de decoração, procurar uma vidraçaria ou loja que oferece vidros de qualidade e boas condições é muito importante para garantir benefícios para a área externa do seu imóvel.

O fechamento de varanda promove redução nas contas de energia, graças a luminosidade natural, limpeza simples, durabilidade, resistência a longo prazo e design sofisticado, podendo ser um excelente negócio para a sua edificação.