Automação já pode fazer parte de ambientes residenciais

O setor de construção civil sempre acompanhou o desenvolvimento tecnológico na hora de levantar casas, prédios e edifícios. Máquinas e ferramentas elétricas passaram a fazer parte dos canteiros de obras, empregando mais facilidade no tratamento de materiais como blocos de cimento, tijolos, telhas, madeira e preparação de concreto.

A tecnologia continua evoluindo, e agora, passa a fazer parte das residências nas partes internas, com acionamentos de equipamentos domésticos de forma remota, com o simples toque em uma tela de celular.

Aproveitamento de tempo e mão de obra especial

A transformação das cidades tem proporcionado uma migração para áreas urbanas, onde a concentração de moradias já está estabelecida, com serviços essenciais, como escolas, hospitais e comércio presente.

Para atender a demanda de novos moradores, casas construídas há muito tempo têm recebido um tratamento diferenciado, com a reforma residencial sendo um dos trabalhos que mais agregam mão de obra e movimentação econômica em território nacional.

O aproveitamento de tempo e aplicação de conhecimentos profissionais no emprego de facilidades proporcionadas pela tecnologia têm sido aplicadas de forma ampla e abrangente, em diversas tarefas domésticas.

Antes disso, é preciso reconhecer que os trabalhos realizados por trabalhadores nas reformas atendem aos mais diferentes pedidos, como manutenção de fachadas históricas e recuperação de ambientes que remetem a outros tempos.

A contratação de serviços especializados, como uma empresa de pintura residencial no ABC, garante que os trabalhos saiam de acordo com os projetos desenvolvidos, respeitando todas as normas de segurança, seguindo estudos e planejamentos, conforme especificados.

Até mesmo neste setor da construção civil, as reformas de pinturas têm utilizado a tecnologia a favor, buscando referências de tempos passados para garantir fidelidade a bairros residenciais de outros tempos, proporcionando uma ambientação vintage e, ao mesmo tempo, com toda a comodidade que a tecnologia proporciona.

Aplicativos de celular para controle geral

A partir das reformas residenciais, ferramentas de segurança e comunicação virtual podem ser empregadas em diferentes equipamentos eletrônicos que passaram a fazer parte do dia a dia das famílias.

A implementação da internet facilita a comunicação entre os moradores e os aparelhos eletrônicos, como equipamentos de TV a cabo e aparelhos de som.

Programas de TV, shows culturais, filmes e seriados podem ser programados de maneira remota, a partir do acesso a aplicativos específicos, como a automação residencial savant, com funções variadas.

Empresas especializadas desenvolvem aplicativos com tarefas exclusivas para cada residência, facilitando a comunicação entre moradores e moradia, entre elas:

  • Acesso a iluminação interna e externa;
  • Abertura e fechamento do portão social e de garagem;
  • Acionamento de câmeras de segurança;
  • Monitoramento remoto de moradores e animais de estimação.

A centralização de comando é uma vantagem que se destaca, já que a possibilidade de acesso pode ser feita apenas por meio de digitais, reconhecimento facial ou emprego de senha criptografada.

A climatização de ambientes também pode ser acionada, com um controlador de temperatura digital comandado por meio do aplicativo, acionando equipamentos de ar condicionado presentes em ambientes como salas de estar e jantar, cozinha e quartos.

Segurança estrutural para funcionamento pleno

Durante a reforma de uma residência, é preciso atualizar todo o sistema hidráulico e elétrico, em todos os ambientes.

Isso garante a segurança patrimonial e de todos os moradores, além de suportar a transmissão de dados referente à automatização empregada em cada equipamento e eletroeletrônico presente.

Por isso, a contratação de uma empresa especializada em cabeamento estruturado é de fundamental importância.

Esse tipo de serviço tem como objetivo atender às tecnologias modernas, garantindo a segurança, a comunicação, o conforto e a transmissão de energia de forma regular, impedindo sobrecarga sobre os equipamentos.

Para proprietários que querem investir em equipamentos de segurança automatizada, com um baixo custo, o mercado oferece produtos especiais, que são de fácil instalação.

É o caso da lâmpada bulbo LED 20w com câmera integrada, integrada à rede de internet, que transmite imagens em 360º, acionadas de forma remota por meio de aplicativos, ou por meio do sensor de movimento.

Utilizada de forma inteligente, as residências automatizadas se tornam cada vez mais comum, mesmo em casas restauradas, que passam por uma reforma estrutural profunda, garantindo características que remetem a outros tempos, mas agora com ambientes inteligentes e com funcionalidade em rede.

O controle de acesso a informações básicas reforçam a segurança, desde a detecção de incêndios ou tentativa de invasão por pessoas mal-intencionadas.

A rede doméstica automatizada se torna centralizadora na resolução de problemas, desde a realização de tarefas rotineiras, como a rega de jardim e gramado.

Até o acionamento de agentes de segurança, quando um alarme é disparado ou câmeras devidamente instaladas detectam movimentos suspeitos. Isso vai ficar cada dia mais comum, o que é bom para os moradores e para toda a comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *