Os serviços das empresas de obras civis são muito importantes para o desenvolvimento e a expansão das cidades. Os imóveis construídos e reformados podem atender diversas finalidades como: residencial, industrial, empresarial e comercial proporcionando espaço para as pessoas realizarem suas atividades.
Os profissionais de engenharia e arquitetura podem atuar em todas as etapas do trabalho, desde a criação da planta arquitetônica até o momento de execução do acabamento e a entrega da edificação para o proprietário.
Uma maneira de ter mão de obra especializada é pesquisando informações e referências sobre as melhores construtoras, avaliando o portfólio de trabalho dos profissionais e deste modo fechar o contrato.
As obras são iniciadas depois da elaboração do planejamento, documento onde os responsáveis organizam o orçamento financeiro e os cálculos, estudo de viabilidade, lista de materiais e equipamentos, cronograma físico-financeiro, documentação para regularizar a obra e outros detalhes com relevância para a construção.
Processos de demolição
Alguns projetos arquitetônicos podem necessitar de procedimento de demolição de imóveis. Clientes que desejam ter uma edificação personalizada e renovada conforme as necessidades.
Os terrenos que já tem uma residência, os engenheiros podem solicitar um pedido de demolição na prefeitura da cidade onde será realizada a obra.
No órgão público, os colaboradores analisam os documentos do imóvel e conforme o caso, podem conceder uma autorização de demolição parcial ou total. Após obter o aval positivo, os responsáveis contratam uma empresa para demolir a residência com qualidade e segurança.
A demolicao alvenaria, por exemplo, é feita com o uso de explosivos e máquinas específicas para a remoção do entulho de forma simples e rápida.
Um ponto muito interessante deste serviço é a preparação do local, ou seja, os profissionais traçam várias estratégias para garantir que a demolição aconteça sem problemas para as casas vizinhas.
O papel das estruturas metálicas nas obras
A utilização de estruturas resistentes e duráveis nas construções são formas de ter bons resultados e otimizar tempo de serviço. A criação de uma estufa estrutura metalica, por exemplo, é uma excelente opção para as pessoas que desejam ter um jardim, horta ou outro tipo de cultura que necessite de um ambiente controlado para o crescimento.
Os investimentos em um material de qualidade permite economizar nas manutenções, agrega sustentabilidade, cria estabilidade para a estufa, padronização no design na parte interna e externa, além de outros detalhes que tornam a construção eficiente e aumenta a valorização do imóvel.
A cobertura para estrutura metalica galpao é um tipo de estrutura composta de vigas apoiadas por um conjunto de treliças. Com este material é possível criar quadras, garagens, oficinas e galpões.
As vantagens desta cobertura são:
- Praticidade na instalação;
- Resistência às intempéries;
- Ótimo custo-benefício;
- Diminui os gastos da obra;
- Torna a estrutura mais prática;
- Fácil manutenção;
- Bom aproveitamento do espaço físico;
- Liberdade no projeto arquitetônico;
- Economia de tempo na construção.
A importância do laudo AVCB para os imóveis
Alguns imóveis com grande circulação de pessoas precisam ter equipamentos e instalações específicas. Nos condomínios residenciais, comerciais e empresariais, por exemplo, o proprietário precisa ter a licença bombeiro, documento que certifica que em todos ambientes há equipamentos de combate a incêndio e saídas de emergência.
Os bombeiros realizam uma visita no local para avaliar se em todos os ambientes há os seguintes recursos: sprinklers, bombas hidráulicas, hidrantes, extintores (Classes A, B e C), mangueiras, iluminação de emergência, acionadores manuais, porta corta-fogo, detectores de fumaça, entre outros equipamentos que ajudam a manter a segurança no local.
Ao avaliar as instalações, os profissionais emitem o laudo para o imóvel com um prazo de validade. Com o passar do tempo, é necessário fazer o procedimento de AVCB bombeiros renovacao (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Ou seja, é preciso passar novamente pelo processo de vistoria, onde são analisados os equipamentos, se houve alguma mudança na estrutura, instalações e outros fatores que são relevantes para proteger as pessoas.
O AVCB e CLCB possuem siglas diferentes, mas possuem a mesma função, ou seja, é um documento que atua com certificado de segurança para a edificação, mostrando aos órgãos de fiscalização que no imóvel, há todas as instalações e estruturas para proteger as pessoas.
Desta forma, ter profissionais com experiência no projeto arquitetônico é o modo de ter resultados promissores, com um imóvel espaçoso, personalizado para as suas necessidades e muito seguro.