As melhores maneiras para impermeabilizar os espaços

Sabe-se que a construção civil é o setor no qual todas as obras e espaços arquitetônicos, prédios, casas, viadutos e demais construções ganham vida. É uma área que movimenta a economia, pois é onde existem mais pessoas empregadas já que a quantidade de trabalho é bem grande e demanda mão de obra qualificada.

No mais, trabalhar nesse segmento demanda muita responsabilidade, pois as preocupações e cuidados para executar as tarefas com qualidade são frequentes.

Nesse sentido, um dos pontos mais importantes de uma obra é a impermeabilização das construções, existem produtos que podem ser usados nos pisos, paredes telhados e outros espaços, com o objetivo de preservar e manter uma boa conservação.

Nesse sentido, é importante destacar alguns meios bastante eficientes de se alcançar os resultados esperados.

Para começar, é preciso explicar o que é um impermeabilizante e qual a sua função, sendo assim, ele consiste em uma substância que pode ter derivação de produtos naturais ou sintéticos, e que funciona como uma manta de isolamento que vai garantir que nada ultrapasse essa camada de produto.

Pensando nisso, há impermeabilizantes que protegem contra umidade e outros que servem para diminuir o calor dos ambientes, contudo, existe um indicado para cada situação.

Por isso antes de aplicar é fundamental pesquisar as opções mais adequadas, consultar profissionais e entender o que se enquadra nas necessidades específicas de cada lugar.

No entanto, para entender um pouco mais sobre medidas de impermeabilização, seguem algumas informações pertinentes que podem ajudar na escolha ideal.

Onde é possível aplicar a impermeabilização?

Em primeiro lugar, é possível falar a respeito do armazenamento da água. É comum que os prédios residenciais e comerciais tenham um espaço específico para abastecer todos os andares, mas é preciso que a água seja de qualidade, para isso é feita a impermeabilização de reservatórios.

Com este serviço, é possível manter a potabilidade dos líquidos mantidos no reservatório, já que o impermeabilizante possibilita diversas coisas, como:

  • A água fique livre de contaminação com outros líquidos vindos do solo;
  • Não permite que fungos e bactérias passem para dentro;
  • O produto certo mantém substâncias químicas do próprio produto fora de contato com a água;
  • Entre outras vantagens.

Ademais, existem normas regulamentadoras que definem a maneira correta de impermeabilizar os espaços e que estipula também um prazo para que testes sejam feitos que comprovam que não houve mudanças na qualidade, sendo que é obrigatório seguir esses padrões para não infringir as regras, o que pode acarretar em multas.

Contudo, seguindo as medidas indicadas é possível ter água própria para consumo a todo instante.

Falando nisso, outro espaço que se encontra facilmente nos edifícios são os terraços, que podem ser usados como área de lazer para moradores.

Com o tempo, se tornou bastante comum encontrar também estabelecimentos, como restaurantes, nos terraços de hotéis e empresas, por exemplo, onde se tem uma grande circulação.

Nesse caso a impermeabilização de terraços é indispensável, já que por ser uma área aberta que está exposta a ações da natureza como fortes chuvas e sol, pode haver danos na estrutura.

Por isso, é necessário aplicar um produto que não se desgaste com o tempo e que mantenha os andares abaixo livres de umidade.

Instalação de calhas em telhados também previne infiltrações

Instalar telhas de qualidade que se adequem bem a estrutura do imóvel é importante para que se tenha a garantia de que a água que vem da chuva e cai sobre ela, não vai ultrapassá-la e entrar na residência causando estragos nos móveis e demais objetos.

Contudo, não é o suficiente, pode-se optar ainda pela colocação de calhas para complementar a proteção.

As paredes do lado de fora das casas também são afetadas por essa água que escorre do telhado e pode conter sujeiras que vão afetar a pintura, estragar o reboco e revestimento.

Deste modo a instalação de calhas em telhados funciona justamente para direcionar a água para o local ideal, assim aumenta a preservação e diminui a necessidade de manutenção constante.

No mais, antes de comprar a calha é preciso medir a extensão do telhado, para saber o tamanho certo e poder escolher o modelo e material que melhor vai suprir as necessidades.

Além disso, a contratação de profissionais qualificados para esse trabalho é fundamental para que tudo corra da maneira correta.