Área externa: dicas de decoração e ambientes

Ao pensar em projetos de construção de casas ou apartamentos, alguns aspectos e espaços precisam ser priorizados, dentre eles estão os ambientes que servem para relaxar e proporcionar bons momentos são uns dos mais valorizados. As varandas e espaços comuns de lazer são um deles.

Como a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo dentro de espaços fechados, pois os brasileiros trabalham em média de oito horas por dia, de segunda a sexta, os ambientes externos dos lares passaram a ser mais valorizado, uma vez que nesses ambiente é possível compor um espaço mais arejado e reservado para atividades de ócio e descanso.

Diante dessa realidade, a relação com área externas foram modificadas e o mercado responsável pela personalização e customização desses espaços passou a investir mais tempo e recurso para atender as demandas que são constantemente transformadas pelos proprietários e moradores.

Desse modo, é possível proporcionar:

  • Espaço de lazer;
  • Conforto;
  • Segurança;
  • Beleza;

Por isso, para contribuir com o seu processo criativo, abaixo seguem algumas dicas de decoração para esses ambientes. Confira!

Piscinas

Sendo um dos maiores sonhos de consumo, as piscinas fazem sucesso no país com um clima como o do Brasil, que faz sol o ano todo na maioria dos locais.

Com isso, um dos maiores pedidos é que as áreas externas sejam compostas também por elas. A facilidade de atender a essa demanda é justamente pela variedade de modelos e projetos que podem ser construídos, assim mesmo que não tenha muito espaço ou que o orçamento esteja apertado, o projeto consegue se adaptar.

Acompanhando as tendências e desenvolvimentos tecnológico e sociais, as piscinas que não consomem um alto volume de água, podem ser usadas e são mais sustentáveis.

Uma das alternativas para contribuir com o consumo de água e com o equilíbrio ambiental, o aquecedor de piscina já possui versões que funcionam por meio do aquecedor solar. Assim, é possível unificar conforto e sustentabilidade.

A piscina aquecida por estes modelos permite, ainda, a economia no consumo de energia e um sistema de funcionamento que possibilita controlar a temperatura do aquecedor, deixando mais climatizada de acordo com as característica do dia.

O controlador de temperatura para aquecedor solar pode ainda ser introduzido posteriormente à instalação do objeto, sendo um acesso complementar.

Estruturas de proteção

Mesmo que o objetivo da área externa seja um ambiente aberto, é necessário que haja espaços que sejam cobertos, para que esteja disponível todos os dias,

Isso porque, em dias de muito vento, ou muito sol e chuva, esse espaço ainda pode ser utilizado. O projeto pode ser elaborado de diversas formas, mas uma alternativa para economizar espaço e transformá-lo sempre que for preciso, são as coberturas retráteis.

Esse modelo já virou tendência nas varandas mais atuais e podem ser instaladas em mais de um local no espaço aberto e acionada sempre que os moradores e visitantes julgarem necessárias.

A cobertura retrátil para piscina é perfeita, uma vez que ela permite que as pessoas que estão utilizando fiquem mais protegidas do sol.

Quanto a manutenção, esse modelo também contribui para manter a água limpa por mais tempo, pois impede que insetos e folhas caiam frequentemente na água.

Piso ou Gramado?

Na área externa é possível ter as duas opções, pois com o devido planejamento do projeto, a junção equilibrada dos dois promove um cenário agradável e seguro a todos.

O gramado e o verde ficam protegidos quando há passagem para pedestres e isso pode ser realizado com a inserção do piso.

Na área da piscina, o mais indicado é o piso para piscina antiderrapante, pois é uma região que tende a permanecer molhada por mais tempo, principalmente se há muitas crianças aproveitando esse momento de descontração.

No restante do cenário, podem ser utilizados pisos de madeira ou até mesmo aqueles que imitam a sua aparência, para promover algo mais próximo da natureza.

Móveis

Além dos elementos estruturais, as varandas e quintais também precisam de móveis para acomodar as pessoas com mais conforto e praticidade.

Por ser um ambiente mais exposto, o mais indicado são os móveis de fibra sintética sp, pois a manutenção é mais simples que os outro modelos disponíveis e também são mais resistentes a ação do intemperismo, que atua com mais intensidade nesses locais.

Para promover o acesso a esses espaços de forma geral, há portas de correr que podem ser de vidro com a madeira ou o aço. Aqui a escolha vai depender das características do projetos, pois no mercado há opções muito resistente que vão desde a porta madeira maciça externa até os modelos mais tradicionais.