Aquecedor ou ar condicionado?

Boa parte do território brasileiro está inserido em uma zona de clima tropical.  Por conta disso, o calor impera durante boa parte do ano, fazendo com que proprietários de espaços residenciais e comerciais procurem pelos serviços de uma empresa de instalação de ar condicionado. 

Deste modo, todos que circulam pelo local podem ficar mais confortáveis.

Isso, porém, não significa que não haja regiões do país onde as temperaturas ficam baixas. Normalmente, isso acontece nas regiões sul e sudeste, bem como em zonas altas e/ou de serra.

Neste caso, a necessidade é justamente a oposta: busca-se aquecer o ambiente com a ajuda de um aquecedor. Apesar disso, as temperaturas podem subir no verão, demandando um equipamento para refrescar o local.

Por conta disso, muita pessoas ficam em dúvida a respeito da melhor opção para ele, se é um ar condicionado ou um aparato de aquecimento.

Se este é o seu caso, continue lendo e confira alguns aspectos a serem analisados para decidir qual é a melhor escolha.

Clima da região

O Brasil é um país de dimensões continentais. Por conta disso, cada região tem seu clima característico: algumas têm as estações bem definidas, enquanto outras são quentes ou frias o ano todo. Logo, a escolha do aparato ideal varia muito entre cada uma delas.

Assim, cabe ao proprietário do imóvel analisar o clima da região, e, deste modo, definir qual é o equipamento ideal para seu imóvel.

Por exemplo: por mais que a o gasto com a instalação de ar condicionado valor seja necessária em sua aquisição, o modelo split pode ser configurado tanto para aquecer quanto para refrescar um local.

Consequentemente, ele é uma boa opção para zonas com estações bem definidas.

Custo do aparelho

Aquecedores e aparelhos de ar condicionado são equipamentos com mecanismos de funcionamento muito diferentes. Por conta disso, eles têm valores muito distintos no mercado.

Estes produtos costumam ter um custo maior que aqueles. Deste modo, é essencial que, ao decidir qual deles será comprado, o proprietário do imóvel pense em sua própria capacidade de investimento.

Além disso, também é preciso considerar o custo dos reparos que serão eventualmente necessários no equipamento.

manutenção de ar condicionado, por exemplo, é relativamente complexa, pois é fundamental trocar os filtros presentes no interior do equipamento periodicamente, de modo a não desencadear doenças como:

  • Asma;

  • Alergias respiratórias;

  • Rinite;

  • Pneumonia.

Custo da energia

Além do custo da manutenção e do investimento necessário para adquirir o equipamento, há outra despesa envolvida que também tem que ser considerada: a quantidade de energia elétrica consumida pelo equipamento em questão.

Quanto mais alta ela for, mais alto será o valor necessário para mantê-lo funcionando.

A boa notícia é que tal averiguação é algo simples de se fazer: é possível encontrar valores médios até mesmo na internet.

Da mesma forma, é possível conversar com pessoas que fizeram a aquisição anteriormente para se ter uma noção do custo.

A boa notícia é que, independentemente do objeto que for adquirido, é possível reduzir os custos por meio da instalação de painel solar, que capte esta radiação e possa transformá-la em energia elétrica.

Por mais que isso também exija um investimento, a redução da dependência da energia fornecida na rede costuma trazer um corte de despesas no longo prazo.

Entretanto, para que isso aconteça, é preciso que uma empresa especializada, de confiança e que conte com profissionais especializados em seus quadros. Deste modo, o aquecimento solar preço tende a compensar mais.

Possibilidade de contar com um instalador

Todos os modelos de aparelhos de ar condicionado, independentemente da marca ou de outras variáveis, precisam de instalação.

A exceção fica por conta dos modelos portáteis, que, como o seu próprio nome diz, podem ser levados de um local ao outro sem maiores problemas.

Neste caso, o custo não é um problema tão grande: ele costuma vir embutido no valor que as lojas cobram pela venda do equipamento.

Contudo, é preciso ter em mente que nem sempre há uma data próxima disponível para a instalação. Assim, caso a demanda seja urgente, talvez seja melhor optar por um modelo portátil, ou mesmo para um aquecedor.

Mobilidade

Por último, mas não menos importante, é preciso considerar a mobilidade do equipamento escolhido, pois caso ela seja um fator importante, é preciso escolher uma máquina que ofereça esta característica.