Apresentando diferentes usos para o concreto

Para a realização de uma obra, é preciso utilizar alguns equipamentos que facilitam os processos, afinal, é uma área complexa que demanda tempo e mão de obra especializada. Mas, com a ajuda de máquinas eficientes, é possível otimizar o serviço e alcançar um resultado ainda mais eficiente.

Pensando nisso, o aluguel de equipamentos se tornou uma opção muito viável. Isso ocorre porque as empresas de construção civil necessitam desses itens, mas muitas não têm capital suficiente para comprar as máquinas que, em geral, tem um alto custo.

Por isso, alugar por apenas um período é a melhor escolha, assim o contratante paga apenas pelo período em que utilizar.

Ademais, todas as máquinas precisam passar por manutenção para que estejam em boas condições de trabalho, de modo que outra grande vantagem da locação é o fato de que a empresa proprietária é responsável por manter todos os produtos em ótimas condições.

Isso significa uma preocupação a menos para os engenheiros que já tem inúmeras tarefas que precisam de atenção.

Nesse sentido, os caminhões e tratores são uns dos mais encontrados nos canteiros de obras, eles servem para fazer terraplanagem, retirar entulho e mover materiais de um canto a outro.

Contudo, eles não são os únicos, há ainda guindastes que funcionam para elevar peças grandes e que são difíceis ou impossíveis de serem içadas pelos funcionários – já que são pesadas. Por isso, ter um equipamento para esse fim é uma ótima opção.

Contudo, tem ainda ferramentas que são usadas para serviços menores como é o caso do martelete para alugar que funciona para perfurar as superfícies, ele serve também para remover revestimentos de madeira, concreto e cerâmica e outros com rapidez e maior facilidade.

No mercado existem diferentes modelos dessa ferramenta disponível, sendo que cada uma vai ser indicada para um tipo de situação.

Além disso, é possível encontrar o martelete pneumático que funciona com o uso do ar comprimido para gerar movimentação.

Há ainda o martelete hidráulico, no qual a força vem do uso de fluidos como óleo.

No mais, há grande variedade de ferramentas para uso nas obras, incluindo as seguintes:

  • Lixadeiras;
  • Furadeiras;
  • Serras;
  • Perfuratriz;
  • Prensas.

Qual equipamento usar para trabalhos com concreto

Para produzir concreto, usa-se uma betoneira, um recipiente feito para misturar os componentes que vão dar origem ao produto final.

Nesse processo é possível adicionar água, areia, cimento e outros materiais e obter uma mistura homogênea em poucos minutos, já que o processo é rápido e eficiente.

No entanto, há a betoneira usada nas obras que é utilizada para misturar os materiais, ou o caminhão betoneira.

No segundo caso, a ferramenta é equipada com um equipamento de grande porte e serve para movimentar o concreto usinado, que é feito nas indústrias e depois levado até a obra.

Em geral, esse material é voltado para locais de difícil acesso ou áreas que demandam grande quantidade deste produto, como no caso do enchimento de lajes.

No mais, o concreto é caracterizado por ser resistente e versátil, podendo ser usado para uma infinidade de serviços, incluindo fabricação de peças usadas nas obras, bem como vigas, colunas e tijolos de concreto.

Há também itens usados para pavimentar ruas, calçadas, jardins e outros.

Nesses casos, são usados blocos de concreto para piso, que são peças com formatos, tamanhos e espessuras diferentes aplicadas sob a areia de forma que se interligam e formam o piso.

Essa prática é muito usada nas cidades e garante um piso nivelado e de boa qualidade.

Contudo, para completar essa estrutura é possível aplicar ainda blocos de concreto, mas esses com tamanhos diversificados, pois servem para dar forma ao meio fio, parte importante das calçadas que deve ser segura para os pedestres.

Para isso, pode ser interessante contar com uma a guia de concreto.

Como garantir a qualidade dos equipamentos

Antes de alugar ou comprar qualquer máquina, é importante pesquisar a respeito da empresa fornecedora, isso porque é preciso se certificar que ela tenha experiência e capacitação para atuar nesse ramo.

Além disso, seus profissionais precisam ter treinamento para que saibam solucionar as demandas específicas de cada um dos clientes.

No mais, aquelas que trabalham com peças de qualidade e oferecem condições de pagamento e custos acessíveis se destacam no mercado, por isso verificar quais tem melhores benefícios é importante para ter a certeza de um bom negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *