A construção civil foi um dos setores mais castigados pela crise econômica que assola o Brasil.
Só em 2017, o segmento encolheu 6%, e se viu obrigado a demitir cerca de 105 mil trabalhadores. O acumulado de demissões desde 2014 já chega a um milhão.
O principal motivo por trás disso é a desconfiança da população, bem como a falta de estabilidade.
Estes fatores fazem com que o consumidor sinta-se relutante em fazer um investimento que consome uma boa fatia do orçamento, e por muito tempo, tal qual um financiamento imobiliário.
Consequentemente, as empresas do setor se veem obrigadas a mudar sua rotina de trabalho, de modo a se adaptar aos novos tempos.
Uma solução cada vez mais popular entre elas é a locação de equipamentos de construção, que substitui a aquisição de itens próprios.
Confira, neste post, alguma das vantagens de optar pelo aluguel ao invés da compra destes itens.
Cortar custos na obra
Certos itens imprescindíveis em canteiros de obras custam caro. Isso significa que a empresa precisa se endividar e comprometer uma grande fatia de seu faturamento para pagar por eles.
O problema é que, com a atual escassez de projetos, esta atitude se torna muito mais arriscada que o normal: afinal, há a possibilidade de que, com o tempo, não haja serviços suficientes para honrar os pagamentos.
Por conta disso, alugar andaime, por exemplo, é uma opção mais sensata que comprá-lo. Deste modo, a construtora gasta apenas quando – e se – houver algum trabalho que demande este item.
Do contrário, ela não compromete seu fluxo de caixa com ele.
Ter mais flexibilidade ao longo dos trabalhos
Existem construções de todos os portes, e cada uma delas tem sua particularidade.
Afinal, construir uma pequena casa residencial é muito diferente de erguer um hotel, ou um grande edifício de escritórios.
Cada projeto exige uma quantidade distinta de recursos.
Isso significa que, quando se opta pela locação, há flexibilidade para contar exatamente com o que a obra precisa.
Por exemplo, o aluguel de caçamba permite que o gestor conte exatamente com a quantidade necessária de recipientes do tipo, com a melhor capacidade para descartar todo o entulho causado por uma obra.
Caso sejam gerados mais ou menos dejetos que o necessário, ele pode contar com mais ou menos delas.
Vale ressaltar que, no caso da caçamba de entulho, a insuficiência de espaço pode acarretar no descarte indevido do entulho da obra.
Além de agredir a natureza, isso pode causar sanções do poder público, como multas ou, até mesmo, o embargo da obra.
Evitar contratempos causados por defeitos
Quando um equipamento de propriedade da construtora quebra, não há alternativa: é preciso enviá-lo para reparos.
Isso significa que a infraestrutura da obra ficará desfalcada, o que pode causar atrasos e, consequentemente, prejuízo financeiro.
Quando se opta pelo aluguel, não há esta preocupação. Isto porque, nestes casos, a empresa proprietária se compromete a assumir a responsabilidade pela manutenção e providenciar outro item imediatamente.
Deste modo, em caso de locação de uma betoneira 400 litros, por exemplo, a locatária precisa fornecer outro aparelho, com a mesma capacidade, caso o originalmente oferecido apresente algum defeito.
Contar sempre com equipamentos de última geração
A tecnologia na construção civil avança a um ritmo cada vez mais rápido.
Por mais que isso torne as obras mais eficientes, isso também torna mais difícil que uma empresa conte apenas com equipamentos de última geração. Afinal, isso exige um investimento considerável.
Já os negócios especializados em locações costumam fazer este esforço para manterem-se atualizados.
Mesmo porquê, oferecer equipamentos recém-lançados é um diferencial competitivo importante para eles:
Quem procura por um serviço como um aluguel de betoneira sempre vai preferir contar com um modelo novo, não com um lançado há cinco anos atrás.
Redução da mão-de-obra
O custo com os equipamentos em si não é a única coisa com a qual a construtora tem que se preocupar.
No caso de alguns modelos, é preciso contar com mão de obra especializada, ou seja, profissionais que saibam manipulá-los da maneira correta.
Novamente, a locação é uma alternativa viável para administrar essa necessidade. Isto porque muitas das empresas que oferecem tal serviço podem incluir um operador especializado no pacote de aluguel.
Deste modo, a construtora não precisa se preocupar em treinar os funcionários que já possui, ou contratar e manter uma pessoa especializada nisso.