Acessórios para proteção de janelas: tudo que você precisa saber

As janelas são um detalhe importante da composição dos ambientes, porque além de permitirem a entrada de luz e ventilação no ambiente, também servem como elemento decorativo, podendo ser de diversos tipos.

Após escolhido o tipo de janela, é importante instalar também os acessórios para proteção deste aparato, seja contra quedas, usando, por exemplo, redes de proteção, ou contra o incômodo que a luz excessiva pode trazer, usando cortinas.

Conheça os tipos de janelas e acessórios disponíveis no mercado:

Tipos de janelas

O material mais comum para composição das janelas é o vidro, geralmente aliado à uma estrutura em outro material, como a madeira e o alumínio. Quanto ao tipo de abertura, as mais comuns são:

  • Janela de correr;

  • Janela basculante;

  • Janela pantográfica;

  • Janela guilhotina.

As janelas de correr são ideais para quem tem pouco espaço no cômodo.

A abertura é feita na própria estrutura, o que impede batidas em móveis, diminuindo a possibilidade de quebras. Esse modelo é muito adotado em quartos e salas.

O suporte para esse modelo costuma ser o alumínio. Para tornar o aparato em um item de decoração, é possível adotar o vidro jateado, com efeito fosco, o que traz um diferencial ao ambiente.

Outro tipo de janela de vidro bastante comum é o basculante. Comumente instalada em banheiros, ela garante ventilação e privacidade, sendo instalada em pontos mais altos. Geralmente a esquadria é feita de alumínio.

A janela pantográfica possui estruturas dobráveis, formando uma espécie de sanfona na sua abertura. Esse modelo chama muita atenção, podendo ser um excelente recurso decorativo, no entanto é preciso ter um espaço amplo para sua instalação.

O modelo guilhotina é comumente adotado em casas de decoração mais tradicional, pois a armação que suporta o vidro, geralmente, é feita de madeira. A abertura das folhas de vidro se dá na vertical, o que gera economia de espaço.

Para quem vai na janela como um elemento decorativo, é possível fazer a aplicação de uma Película decorativa para vidro no objeto, a fim de deixá-lo personalizado ao gosto do proprietário.

Acessórios para proteção

Quando se pensa em proteção de janelas, o primeiro item que vem à mente é o uso de redes de proteção, principalmente para evitar quedas de animais domésticos e crianças.

Para o uso doméstico, as telas mais comuns são as de poliamida e polietileno.

As redes de poliamida são na verdade o famoso nylon, que é uma espécie de tecido. Ela também oferece proteção para janelas e sacadas, mas é menos recomendada que o polietileno.

Este material é mais resistente, uma espécie de plástico. A rede de polietileno é impermeabilizada e possui forte resistência contra a ação do tempo, sendo a mais recomendada para janelas.

Além dessas opções, também é possível adotar o uso de Tela de arame para janela.

Esse material é, extremamente, resistente, possui instalação prática e bom custo-benefício, além de ser muito durável.

Outra preocupação na proteção para janelas é com a entrada de luz excessiva, o que pode se tornar um grande incômodo. Para proteger a janela nesses casos é possível fazer a adoção de um Toldo cortina para janela.

Esse recurso pode ser de lona ou policarbonato. Os toldos filtram a luz do sol, reduzindo a incidência no ambiente, trazendo muito mais conforto visual e térmico.

O toldo não protege o espaço somente do sol, mas também da ação da chuva, o que é excelente, pois permite que janelas fiquem abertas recebendo maior ventilação, mas sem molhar o ambiente interno.

Os toldos em policarbonato apresentam como vantagem a enorme resistência que oferecem, podendo chegar a até dez anos de durabilidade.

Claro que fatores como a exposição ao sol e limpeza aumentam ou diminuem esse tempo. Esse material é mais custoso que a outra variante, a lona.

Esta tem como principal vantagem seu custo benefício. A sua durabilidade é de cerca de três anos, mas dependendo do uso e dos cuidados esse tempo pode até mesmo dobrar.

Ao adotar o material de lona, é possível optar por um modelo de toldo recolhível, que é acionado apenas em casos de necessidade.

Isso ajuda a aumentar a durabilidade do material, já que ele não fica desnecessariamente exposto à ação do tempo.

As janelas são responsáveis por trazer luz e ventilação aos ambientes e por isso o modelo deve ser escolhido com parcimônia, visando atender perfeitamente às necessidades do ambiente.