A versatilidade dos materiais de construção

Construir ou reformar um empreendimento, imóvel ou estabelecimento é uma atividade comum no ramo da construção civil. A partir da elaboração de projetos, é possível realizar serviços e obras com segurança, qualidade e – principalmente – dentro no prazo determinado, que pode variar de acordo com o trabalho. 

Realizar um projeto e um planejamento com um engenheiro ou mestre de obras responsável pela construção é muito importante, pois, com a capacidade e conhecimento desses profissionais, é possível fazer um projeto que atenda as necessidades do espaço e escolher os materiais de construção que serão necessários para a obra.

As estruturas do projeto é uma parte muito importante da obra. Isso porque levantar vigas e colunas com atenção, garante que não aconteçam acidentes e situações inesperadas com o imóvel.

Assim como as estruturas, o piso é outra etapa da construção que precisa ser feita com muita atenção e com materiais de qualidade, pois é o local no qual as pessoas transitam o tempo todo. Assim, montar uma estrutura resistente, garante um bom tempo de vida útil e evita desgastes inesperados.

Materiais usados na construção

O mercado possui muitas opções de material de construção, gerando dúvidas nos consumidores em relação à qualidade e qual material é o melhor para a obra e os custos que estes podem ter.

Deste modo, antes de realizar a aquisição, conversar com engenheiro e um arquiteto pode ajudar na decisão sobre o material. Alguns materiais muito utilizados em obras são:

1. Forma para tijolo de cimento 

Esse item proporciona rapidez em projetos de pequeno, médio e grande porte.

O tijolo é um material muito usado no ramo da construção civil. Assim, ter uma forma para tijolo de cimento e outras pré-moldadas é muito útil, porque contribui no tempo de execução da obra, dando rapidez.

De modo geral, ele é utilizado para padronização de paredes, pisos e áreas externas. As vantagens de utilizar a forma para tijolo de cimento é a agilidade na produção de tijolos e o fator de potencializar o valor estético na obra, devido à perfeição no acabamento.

2. Bloquete de concreto

O bloquete de cimento é uma peça pré-fabricada com concreto, água e agregados que unidos formam um travamento, deixando um belo acabamento no piso.

Ele é muito utilizado em obras de calçadas, devido a sua qualidade e a facilidade na instalação, que dispensa o uso de armadura.

Ele ainda tem a vantagem de reaproveitamento das peças, ou seja, é possível desmontar a estrutura e colocá-la em outro local.

Alguns dos benefícios do bloquete de concreto são:

  • Durabilidade;
  • Excelente capacidade de escoamento;
  • Segurança;
  • Baixo índice de manutenção.

3. Argamassa porcelanato

Composta de uma mistura de areia, cimento e aditivos usado para assentar e fixar pisos e superfícies cerâmicas. É indicado para pisos cerâmicos e porcelanatos e pisos para área interna com baixo índice de absorção.

Para aumentar a durabilidade dos revestimentos, utilize juntas de dilatação, para não danificar a estrutura.

A função da argamassa é unir, impermeabilizar e nivelar materiais, por isso, é muito importante a utilização desse item na obra.

No mercado de material de construção é possível encontrar diversas opções de argamassa porcelanato: para assentamento de blocos(usados para estrutural ou vedação), emboço, contrapiso e assentamento de revestimentos.

4. Piso epóxi

Este modelo de piso reúne a beleza do granito ou mármore e a sofisticação das cores claras e o fator de não ter emendas no piso, deixando-o uniforme.

Basicamente, o piso epóxi preço é um porcelanato líquido, revestido com a resina epóxi. Ele tem alta resistência e proporciona facilidade na manutenção. Pode ser aplicado em superfícies que não são 100% lisas, ou seja, em contrapisos, madeira ou pisos frios.

É uma excelente opção de piso, com belo acabamento e promove sensação de aconchego, amplitude no espaço, além de oferecer facilidade na limpeza.

Produtos para área externa

Acabamentos na parte interna são muito importantes e dão uma identidade única aos espaços, mas, a área externa precisa receber cuidados e ter materiais que proporcionem resistência e um belo acabamento assim como a parte interna do projeto.

Nesse cenário, a aplicação de texturas é uma opção muito utilizada pelos arquitetos, pois proporcionam um acabamento durável, design diferenciado e possui um custo acessível comparado a outros materiais.

A textura projetada travertino é muito usada para acabamentos. A aplicação é feita com pistolas de alta pressão, que conseguem unir rapidez um acabamento estético impecável e uniforme.

É possível encontrar a textura projetada travertino em diversas cores e esse produto pode ser aplicado em diversos ambientes não apenas na parte externa.

O ramo de construção possui muitas opções de produtos, por isso escolher itens que possam unir durabilidade, qualidade e facilidade na instalação e aplicação podem garantir uma obra rápida, com excelente custo-benefício e resultados satisfatórios.

Dessa forma, conversar com profissionais do ramo de construção civil e arquitetura é a uma solução para a realização da sua obra.