A utilidade da água na construção civil

Uma das poucas questões que são comuns entre todas as áreas de trabalho e atuação é a água. Em todos os lugares é necessário que haja bebedouros, locais e pelo menos um reservatorio de água.

Na construção civil não é diferente. Aliás, é muito importante que esse assunto seja discutido e trazido à tona.

A importância da água na construção civil

Mas a água não é utilizada apenas como material. Ela é fundamental principalmente para que os trabalhadores possam matar a sede.

Sendo assim, é preciso que todo canteiro de obra tenha uma caixa de agua, bebedouros ou torneiras com esse objetivo. A limpeza pessoal e dos equipamentos e ferramentas é outra necessidade que se encontra na água.

Além disso, a água é fundamental para a preparação do concreto, e precisa ser utilizada de maneira correta. Quando inserida a mais ou a menos, pode causar grandes transtornos. Isso porque 19% do cimento é feito de água.

Para isso, é preciso que haja um estudo de dosagem correto e que profissionais especializados estejam envolvidos no caso.

Sendo muito utilizada como ingrediente para a fabricação de concreto, argamassa e outras misturas, uma das formas mais comuns é utilizar uma caixa dagua metálica ou de plástico.

É claro que a utilização de água tratada é o mais recomendado, principalmente para consumo. Assim, é preciso verificar o ambiente antes de transportar ferramentas e profissionais.

Prestar atenção nisso é importante, inclusive, para evitar desperdícios. Uma das formas é utilizar reservatórios específicos. Isso impede o gasto desnecessário durante o processo de construção, seja para uso de material ou não.

Segundo uma pesquisa da Green Building Council Brasil, a construção civil consome cerca de 20% da água tratada de todo o mundo. Isso significa que é extremamente necessário economizar e não desperdiçar.

Dessa forma, existem vários meios de se reservar a água em um canteiro de obras. Alguns deles são:

  • Reservatório de concreto armado;
  • Caixa d’água de plástico ou metal;
  • Bebedouro australiano;
  • Torre de caixa d’água ou reservatório;

A construção para recursos hídricos

Por outro lado, podemos trazer, também, a visão da engenharia civil que tem a finalidade de construir ambientes hídricos.

Setores de saneamento básico, locais de encanamento e até mesmo nas áreas rurais (como o bebedouro para gado, normalmente feito de concreto) precisam de planejamentos específicos.

Isso porque é necessário ter em mente que a água é um material que necessita de determinadas condições para circular ou ser reservada.

A própria construção de caixas d’água deve ser bem analisada. O local, o material e o tamanho precisam ser pensados de maneira detalhada e mais complexa.

Tudo deve ser levado em conta: ambiente, clima, quantidade de pessoas que circulam. Assim, é possível determinar o tamanho da caixa d água de concreto, por exemplo, que precisa ser construída.

Sanitários e ralos também entram nessa discussão. Eles precisam ser feitos de maneira a serem ligados em determinados locais, como o esgoto, por exemplo. Mas, acima de tudo isso, é preciso pensar, também, nas questões ecológicas.

Reaproveitamento e sustentabilidade

Como já vimos, a construção civil utiliza uma grande quantidade de água. Assim, o reaproveitamento desse recurso é fundamental para o investimento na sustentabilidade e para os cuidados com o planeta. Dessa forma, utilizar água da chuva para determinadas atividades pode ser a saída.

Hoje em dia, muitas construções são feitas na linha da sustentabilidade. Mas isso deve ser respeitado desde o início da produção e não apenas na entrega do produto final.

Uma das formas de realizar essa atividade é instalar, no canteiro, sistemas que possam captar a água da chuva. Calhas e reservatórios são algumas das opções.

Em seguida, é preciso desenvolver sistemas de distribuição desse recurso. É claro que para isso, além de um projeto, será necessário treinar a equipe para utilizar a água de maneira correta.

Essa água pode ser utilizada para as descargas dos sanitários e também como ingrediente de cura de concreto. Além de ser sustentável, acaba sendo, também, uma forma mais econômica de utilizar o recurso.

Para concluir

Conseguimos enxergar, portanto, que a água tem diversas importâncias, passando pelo consumo, por ser utilizada como insumo e pela sustentabilidade.

Para que possamos utilizar esse recurso de formas cada vez mais corretas, é preciso analisar e estudar o assunto. A informação é a saída!