Os cuidados com os imóveis são essenciais para aumentar o tempo de vida útil dos materiais em todos os cômodos. Uma forma de aumentar o conforto na edificação é realizando um processo de reforma, trabalho que consiste em melhorar os ambientes, seja na parte estrutural ou no design, instalando novos materiais.
Os engenheiros e arquitetos são os profissionais que podem criar um projeto arquitetônico para facilitar a execução do trabalho. Os responsáveis pela reforma visitam o imóvel para entender as necessidades de cada espaço e o que pode ou não ser feito para conseguir um bom resultado.
No momento de criação do projeto e planejamento é importante definir o orçamento, ou seja, quanto de dinheiro o cliente tem disponível para gastar.
Saber a quantidade de capital disponível é importante para poder pesquisar nas lojas de materiais de construção todos os itens necessários para o sucesso da obra.
Processos para a construção ou reforma de imóveis
Alguns clientes pedem para a construtora realizar uma reforma completa, ou seja, reconstruir a edificação para modificar a parte estrutural.
Nestas situações, os profissionais precisam solicitar um pedido de demolição na prefeitura da cidade. O órgão público pode conceder a demolição total ou parcial.
Após o processo de derrubada do imóvel, os engenheiros podem iniciar as atividades de obra que consistem em: serviços preliminares, criação das fundações e lajes, vedação dos espaços com as paredes, cobertura, revestimentos, esquadrias, pinturas e as instalações hidrossanitárias e elétricas.
Estes processos são executados pela equipe de ajudantes, com base nos comandos dos engenheiros.
No processo de acabamento que é de responsabilidade do arquiteto, ocorre a montagem das esquadrias, ou seja, das portas e janelas em todos os cômodos da edificação. Existem muitas opções de materiais que compõe as esquadrias como a madeira, alumínio, PVC (Policloreto de Vinila), etc.
O alumínio nas esquadrias agrega alta resistência, limpeza e manutenção simples, durabilidade, anticorrosivo, ótimo custo-benefício, facilidade de manuseio e design atemporal. Nas empresas de esquadrias de alumínio há modelos de portas e janelas com diferentes tipos de abertura:
- De correr;
- Basculante;
- Guilhotina;
- De abrir;
- Pivotantes;
- Camarão;
- Veneziana;
- Folha fixa.
Estes são alguns dos tipos de aberturas que as esquadrias possuem. A escolha pode variar conforme a questão de espaço que o cômodo possui. Por isso, a visão criteriosa do arquiteto faz muita diferença.
Acessórios que ajudam na proteção
Utilizar uma tela para janela é um material composto por tramas milimétricas que são entrelaçadas para criar uma barreira contra os insetos, folhas e animais pequenos, evitando a entrada no ambiente interno da edificação. Este material agrega muito praticidade e tem um boa durabilidade, ou seja, pode ser usada nas janelas por muito tempo.
Alguns modelos de tela para janela contra mosquito podem ter uma trava para a fixação ou pode ser removível, fator que ajuda no momento da limpeza. Um ponto positivo das telas é a resistência que possui aos danos causados pelos cães e gatos, além ajudar a protegê-los evitando que saiam fugindo para a área externa.
Os pontos positivos das telas consistem em impedir a entrada de poeira, permitir a entrada da luminosidade natural, custo acessível, qualidade e alta durabilidade.
A versatilidade da tela é algo que pode ser muito bem aproveitado. Uma porta com tela mosquiteiro aumenta a proteção dos ambientes, circulação de ar, segurança para os pets, combate aos insetos, além de evitar a entrada de objetos pequenos e galhos de árvores na parte interna.
Proteção nas áreas externas
Na área externa dos imóveis é muito importante ter uma cobertura para proteger os veículos e outros itens que estejam neste lugar.
Os indivíduos que não querem construir uma garagem, podem investir capital na compra e instalação de uma cobertura de estacionamento de condominio, estrutura que possui qualidade consegue ajudar na proteção dos veículos contra chuva, vento e sol.
O policarbonato é o material utilizado na criação da cobertura e consegue agregar resistência e durabilidade. Pode ter várias cores, fator que ajuda no design da área externa.
A garagem flex retrátil é um tipo de estrutura que tem um sistema de abertura e fechamento simples, facilitando a utilização e protegendo o veículo de modo eficiente.
Portanto, o trabalho de construção e reforma realizado pelos profissionais de engenharia e arquitetura é modo de conseguir ter uma edificação com design, espaço do jeito que o proprietário deseja, qualidade e com ótimo aproveitamento de todos os ambientes.