A relevância da energia solar

Durante a elaboração de um projeto de construção, existem pontos que precisam ser analisados e pesquisados com muita cautela junto com um engenheiro de experiência.

A estrutura, materiais para construir e o acabamento são importantes, mas as instalações de água e energia precisam ser devidamente inseridas no projeto para que o trabalho fique completo.

As fontes de energia para uma edificação podem ter mais de uma opção, ou seja, é possível ter um sistema de energia elétrica e solar para conseguir potencializar a distribuição e não sofrer com a falta ou queda de energia.

Formas de energia

A energia pode ser obtida de forma renovável como a energia solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, maremotriz; formas que são inesgotáveis e dependem de elementos da natureza.

Não renováveis são os combustíveis fósseis, energia nuclear e geram poluentes e resíduos que fazem mal ao ambiente.

A energia solar é uma fonte de energia proveniente dos raios e luz do sol, que é aproveitada e pode ser usada em diversos meios e tecnologias para o aquecimento solar, energia heliotérmica, energia fotovoltaica, arquitetura solar, etc.

Essa forma de energia é considerada renovável, limpa e inesgotável, sendo uma ótima opção para investir em uma instalação.

É possível usar a energia solar para a geração de energia elétrica, por meio das placas solares que fazem a captação da luz solar e depois com outros componentes, consegue converter os raios em eletricidade e ajuda na economia nas contas de energia.

Cada peça do sistema de energia solar atua de uma maneira específica para ajudar na geração de energia, aquecimento ou em outra situação.

Para o aquecimento solar residencial, é preciso coletores ou placas solares e um reservatório térmico conhecido como boiler.

As placas são responsáveis pela captação da luz solar e depois essa luz é transportada até o boiler que armazena e consegue transferir esse calor para a água, aquecendo-a. O reservatório é composto por cobre ou inox que ajuda a deixar a água que será consumida em boas condições.

Outra opção é o gerador de energia solar portátil, ele é destinado para gerar energia elétrica. Nesse modelo, o sistema fotovoltaico é usado para poder usar energia elétrica.

Essa forma de geração de energia é muito usada em locais onde a eletricidade não pode chegar, como uma alternativa para reduzir gastos ou como um recurso de emergência.

Existem vários tipos de gerador de energia, por exemplo, os modelos com bateria que são indicados para áreas em que a energia elétrica não chega. É composto por placas fotovoltaicas, bateria, inversor e controlador de cargas.

O gerador de energia conectado a rede é o mais utilizado, porque, consegue armazenar a energia em baterias, precisando apenas das placas e do inversor para funcionar, porém, precisando ser conectado a uma rede de energia elétrica.

O sistema de energia solar possui vários benefícios como:

  • Energia inesgotável;
  • Redução nas contas;
  • Baixo índice de manutenção;
  • Não faz barulho;

Baixo impacto ambiental, redução de gases que causam o efeito estufa, capacidade de renovação, entre outros benefícios. Um ponto importante é a questão do preço, que ainda não é tão acessível, mas se compensa no aproveitamento da energia e no custo-benefício.

Sistema elétrico

Apesar do crescente uso do sistema solar, o sistema elétrico ainda é amplamente utilizado. Mesmo usando a eletricidade, é possível ter um bom aparelho para o aquecimento de água e dos ambientes.

Para usar a água em qualquer época do ano, é preciso instalar um aquecedor para lavatório, equipamento que possui três temperaturas e pode ser instalado perto da pia para que a temperatura seja regulada de acordo com a necessidade.

Para o ambiente, um aquecedor eletrico pode ser usado por meio da energia elétrica e funciona esquentando o ar em volta do aparelho que dissipa o ar, deixando o local com uma temperatura agradável. No mercado existem vários modelos, sendo portáteis e alguns tendo a função quente e frio.

Dessa forma, pesquisar informações e procurar um profissional eletricista, por exemplo, pode ser uma boa opção para que a instalação seja de qualidade e durável.

Investir em um sistema de energia solar é uma forma de conseguir redução de custos e uma forma de energia não poluente e inesgotável.

Procurar locais que tenham o equipamento a um preço acessível pode ajudar a conseguir um bom sistema e ter alternativas para a geração de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *