A relevância da automação no ambiente residencial

A automação residencial é um tipo de sistema que permite o funcionamento automático dos equipamentos de segurança, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, com a facilidade de um simples toque de um botão.

Muitas pessoas pensam que está tecnologia é possível somente nos filmes, construções modernas ou casas luxuosas.

Nos últimos anos, a instalação dos sistemas de automação tem se tornado acessível e muito benéfica para as residências.

Para os indivíduos que realizam investimentos em projetos de construção ou reforma, cogitar a possibilidade de implementar a automação residencial é um jeito de ter excelente aproveitamento do imóvel, espaços e equipamentos.

Os pontos positivos da automação nas edificações

O principal objetivo da automação é ser um sistema inteligente que permite otimizar o tempo, agregar versatilidade nas atividades diárias, aumentando a qualidade de vida dos moradores.

As inovações tecnológicas e equipamentos que são usados para a segurança permite que as pessoas tenham mais conforto, diminui as preocupações diárias.

Aliar a tecnologia as tarefas diárias, por exemplo, cuidar da casa é uma forma de utilizar a automação e ter excelentes benefícios.

Durante o processo de escolha dos equipamentos e áreas da residência que serão automatizadas, o proprietário pode escolher como deseja usufruir desta vantagem.

Os benefícios de ter um sistema tecnológico deste nível se resume em segurança, redução do tempo na realização das tarefas diárias, economia no consumo de energia, conforto, controle, praticidade e comodidade, entre outros pontos positivos que a automação pode ser aproveitado a investir na automação.

Contratar profissionais especializados nesta tecnologia e um eletricista para ajudar nas instalações dos sistemas de automatização.

Após o trabalho dos especialistas, os aparelhos e dispositivos entre si, podem ser acionados por meio de uma central de controle, que pode ser facilmente acessado por computadores, celulares e tablets.

Itens que podem ser controlados com a automação

Os investimentos em automação permitem controlar:

  • Iluminação;
  • Câmeras de vigilância;
  • Sistema de irrigação de jardim;
  • Interruptores e tomadas;
  • Sensores e alarmes;
  • Detectores de fumaça;
  • Abertura e fechamento de portas e janelas.

Área externa

A fachada do imóvel é muito importante para a segurança e criação do design da casa. O uso de portas e portões serve para delimitar o espaço onde ficará a entrada e saída.

Em lojas de esquadrias há diversos modelos que podem ser utilizados nas edificações proporcionando qualidade e um belo acabamento estético.

O portão metálico de enrolar é muito utilizado para o espaço da garagem. Este modelo consegue ser adaptado facilmente as residências, possui um design simples e muita resistência, graças a fabricação com chapas metálicas. Ainda por cima tem excelente custo-benefício, permitindo um bom aproveitamento de espaço.

O sistema de abertura e fechamento de enrolar aumenta a durabilidade do portão, além de facilitar a entrada e saída dos veículos.

Uma forma de automatizar a estrutura é instalando um motor de portão, peça que converte a energia elétrica em mecânica, permitindo que o portão abra e feche automaticamente.

Em lojas especializadas em portão há modelos de motores como basculantes, pivotantes e deslizante.

As vantagens de ter este recurso no portão são:

  • Acessibilidade;
  • Valorização do imóvel;
  • Segurança;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Praticidade;
  • Aumenta a durabilidade do portão.

A automatização de portão duas folhas é ideal para ambientes residenciais. O funcionamento automático permite que o portão seja acionado a distância, sendo um excelente investimento para o imóvel, pois tem um excelente tempo de vida útil e um design agradável.

Cuidados com o telhado

Investir na compra de produção que ajudam a aumentar segurança e durabilidade da estrutura. Usar produtos que ajudam a proteger o telhado das chuvas, goteiras, frio e sol.

A manta para telhado é um material feito com alumínio que ajuda de forma eficiente no isolamento térmico. Uma manta aluminizada pode ser colocada em lajes não transitáveis.

Pode ser colocada em calhas, juntas de dilatação, marquises, canaletas e telhados em geral. Há mantas que são autocolantes e as que necessitam de um maçarico para a aderência.

Energia solar

Investir em uma forma diferente de energia, por exemplo, a solar é uma ótima forma de usar uma fonte energética que seja limpa, renovável e não poluidora é uma maneira de ajudar o meio ambiente.

Uma placa solar 300 watts é uma peça que faz parte do sistema de placas fotovoltaicas. Estas placas podem ser instaladas no telhado para a captação da luz solar.

A luminosidade pode ser armazenada em um boiler, reservatório cilíndrico, que consegue manter a luz do sol para aquecimento da água ou ser usada como energia elétrica, ajudando na redução dos gastos com as contas.

Deste modo, o trabalho de profissionais da área de construção e utilizar sistemas de automação residencial são formas de valorizar o seu imóvel, ter conforto e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *