A presença do alumínio em todas as partes de uma residência

Diversos materiais são empregados todos os dias na construção de  uma residência para oferecer uma série de possibilidades, soluções e benefícios aos procedimentos construtivos e também ao uso posterior de espaços variados.

Por isso, o ferro e o aluminio são considerados alguns dos componentes mais importantes do setor, contribuindo diretamente para a elaboração de equipamentos, sistemas e dispositivos que apresentam funcionalidade e resistência.

No artigo que você acompanha a seguir, conheça mais sobre algumas composições metálicas essenciais e saiba como elas são empregadas na construção civil com diferentes finalidades.

Calhas

Calha de alumínio tem, de antemão, a vantagem do material utilizado, pois esse é considerado um metal extremamente resistente, capaz de fornecer a devida proteção contra uma série de intempéries às quais as calhas estão diariamente expostas, como as fortes chuvas, os ventos e a forte incidência solar constante.

Para evitar processo de corrosão e desgaste, portanto, o alumínio é perfeito, conferindo vantagens como a condução mais otimizada das águas que precisam ser escoadas e garantindo não só um aspecto visual agradável ao redor do telhado, já que a aparência desse material é outro destaque, como também a segurança de todos.

Existem diferentes tipos de calha e elas podem ser encontradas em modelos que variam conforme não apenas o material de composição mas também o tamanho, o tipo de aplicação, o desempenho, etc.

Por isso, vale sempre a pena consultar profissionais da área para que possam conduzir à melhor escolha.

Anodização

Muitas pessoas utilizam uma série de peças que passaram pelo chamado processo de anodização e sequer sabem disso.

Esse é um tratamento eletroquímico que tem como finalidade a formação de uma camada de óxido sobre a superfície de uma peça ou de um objeto metálico.

Com isso, o material não pode continua se oxidando, de modo que o desgaste é impedido.

Desse modo, a chamada Anodização em alumínio é feita para objetivos estéticos, como no revestimento de uma série de itens de metal, ao pigmentar a superfície com diferentes cores. No entanto, esse procedimento também visa criar um isolamento elétrico.

No geral, ele pode ser feito, ainda, em peças de:

  • Zinco
  • Magnésio
  • Nióbio
  • Tântalo
  • Titânio
  • Tungstênio

O nome desse processo se origina no revestimento que atua como o ânodo. Por meio de uma reação eletroquímica, portanto, a peça consegue adquirir aspecto diferente, em outra cor, por exemplo, por meio dessa camada depositada em sua superfície.

A anodização é muito comum em porta de aluminio e outros componentes que precisam, de acordo com as demandas existentes no local de sua aplicação, passar por um processo de transformação de cor.

O método empregado pode variar conforme a solução eletrolítica que será empregada, sendo o ácido sulfúrico um dos mais comuns atualmente.

Outros fatores também podem variar durante o processo, de modo que é importante realizá-lo sempre de forma conduzida profissionais treinados e qualificados. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Revestimento fino
  • Elevada durabilidade
  • Não descasca ou lasca
  • Sustentabilidade
  • Custo reduzido

Pintura

Já quando estamos falando de Pintura em alumínio, é importante lembrar que a tinta feita para esse tipo de acabamento é especial, consistindo em uma resina que possui uma base preenchida por flocos sólidos de alumínio.

É essa a resina responsável pelo fluxo da tinta e também por propriedades mais do que vantajosas, como a alta durabilidade.

Tudo isso sem falar que o brilho das superfícies é realçado com o uso desse tipo de tinta, pois ele aumenta a viscosidade metálica e concede um acabamento muito mais sofisticado. Também chamada de tinta alumínica, sua cor geralmente é cinza e oferece um acabamento voltado para o prateado.

Vale lembrar que esse acabamento tende a escurecer independente da cor escolhida ou do material onde ela a tinta é aplicada, pois o processo de oxidação gera esse escurecimento de forma natural.

Embora tenha esse nome, a resina alumínica pode também ser aplicada a madeiras e alvenarias, sendo ideal para uma série de serviços e finalidades, tais como:

  • Proteger peças expostas aos clima
  • Acabamento em luminárias industriais
  • Construção de mobiliários
  • Uso decorativo em interiores
  • Pintura de coberturas metálicas
  • Revestimento alumínico

Desse modo, é possível mesclar resistência, qualidade e agilidade no seu cotidiano e nas funções desenvolvidas pelo setor da construção civil a partir do uso desse procedimento.

Em um ambiente interno, do uso de uma escada de aluminio às composições estruturais, o mais importante é sempre contar com materiais de boa procedência e o trabalho qualificado de profissionais com o devido treinamento na área.