A presença de ferro nos materiais de uma construção

O ferro fabricado a partir de matéria-prima selecionada e dentro de rigorosos padrões do mercado internacional e nacional, o tubo de aço carbono retangular é uma solução que se mostra cada vez mais comum e fundamental nas grandes construções devido à sua eficiência e segurança.

tubo retangular é comumente usado no setor automotivo, de construção civil e indústrias petroquímicas e agrícolas por conta de sua resistência e máxima mecânica.

Esse modelo e tubo é produzido através de um perfil de chapa laminada existente no início do processo de fabricação como no caso das bobinas.

Que após passarem pela laminação, transformam-se em chapas que passam por um resfriamento em temperaturas inferiores a 100°C, que permite uma maior resistência à mudanças climáticas e corrosão, surgindo então o material que resulta no tubo retangular.

Por ser em formato retangular, o tubo possui encaixe em diversos tipos de materiais e pode ser utilizado em diversos produtos como eletrodomésticos e esquadrias.

Aplicações

Os tubos de aço retangulares são estruturais e podem ser usados em diversas variações mecânicas, de maneira estática ou dinâmica, em indústria de móveis (como armários, camas e estantes), equipamentos para academia de ginástica, peças para máquinas, ampla aplicação na construção civil e usos ornamentais.

Podendo ainda ser usado na manutenção industrial, equipamentos de transporte, reboques, caminhões, armações etc.

Onde utilizar cantoneira?

A cantoneira pode ser encontrada em duas versões, podendo ser ainda utilizadas em pisos e paredes.

A cantoneira para parede é aplicada em quinas e alguns outros ângulos como pilastras, paredes e escadas, sendo utilizada tanto em residências quanto em espaços que possuem grande tráfego de pessoas, garantindo a segurança e proporcionando ótimo acabamento.

Os tipos de calha que evitam problemas com a chuva

Escolher entre os tipos de calha pode parecer uma pequena preocupação, uma vez que a maioria das pessoas que reformam ou construções acabam deixando essa questão para mais tarde, já que se trata de uma escolha mais fácil de ser feita quando comparada aos tipos de tijolos ou telhas.

Entretanto, as calhas possuem importantes variações entre si, que podem impactar diretamente na forma como a casa suporta os efeitos climáticos e no transporte de água da chuva para fora da área habitável.

A coleta de chuva no âmbito residencial é uma preocupação que necessita ser levada a sério, já que tem o papel de evitar danos estruturais, riscos à segurança dos moradores e quaisquer transtornos, sem contar nos danos provocados por infiltrações.

Para que esse sistema funcione de maneira correta, deve-se ficar atento à escolha dentre os diversos tipos de calha, afim de que o modelo escolhido funcione da melhor maneira possível de acordo com o tipo de necessidade.

Além da escolha do material, o formato que as calhas se apresentam é ainda mais importante, sendo que cada um possui uma função e posicionamento adequado para integrar os esforços de captação de águas pluviais.

Por mais que as calhas ainda possuam algumas similaridades entre si, alguns detalhes estéticos e técnicos as diferenciam em questões bem específicas.

Alguns modelos de calhas utilizadas são:

Ao que diz respeito as calhas de PVC, elas são instaladas da mesma forma que todas as demais, mas seu diferencial fica por conta de seu baixo custo e a resistência oferecida em relação às ações da natureza e ao efeito do tempo.

Possuindo boa durabilidade, além de ser um material ótimo para pintura, recebendo a tinta com maior facilidade que a calha metálica, por exemplo, o que faz com que sua adequação a telhados coloridos ou algum outro modelo de telha que seja mais fiel.

Entretanto, vale ressaltar que o PVC não suporta bem grandes pesos e pressões, podendo causar acidentes como a quebra da calha, caso alguém pise por engano em sua estrutura.

Calhas de zinco

As calhas de zinco são muito comuns e uma das mais utilizadas há décadas, podendo ser encontradas na grande maioria das residências.

Essas calhas possuem grande resistência ao tempo, sem que corra o risco de quebrarem por questões de aplicação de peso sobre elas.

Um outro diferencial é que esse modelo possui resistência à maresia, e por isso tendem a ser indicados para uso em regiões litorâneas.

Principais aplicações de perfis laminados

Os perfil ou vigas metálicas podem possuir várias formas, conhecidas como perfis laminados “U”,”I”e “H”, enquanto as barras laminadas encontram-se em formatos de “T”e “L”.

As barras e perfis possuem diversas aplicações, tanto na área industrial em diferentes segmentos quando na construção civil, sendo usados principalmente em coberturas e projetos estruturais metálicos.

Cada modelo de perfil segue normas de segurança e qualidade específicas, produzidas com níveis máximos de precisão para suas diferentes formas de aplicações, já que são industrializadas conforme padrões de produção pelas usinas afim de atender as especificações definidas em duas respectivas normas.

Aplicações da viga ou perfil U

A viga ou perfil U laminado pode ser fabricada com diferentes espessuras afim de se adequar às exigências particulares de cada projeto, podendo ser produzidas com aço ASTM A-36 ou ASTM A-572 GR50. O perfil U possui ainda três tipos de variações, sendo simples, laminado ou enrijecido.

Entre as aplicações mais usuais está a construção civil, onde podem ser utilizadas em: corrimões, portões, esquadrias, grades e outras várias. Devido a sua resistência esse produto é também aplicado em grandes projetos, como:

  • Implementos agrícolas e rodoviários;
  • Vigamentos;
  • Escoramentos;
  • Equipamentos de transportes;
  • Estruturas metálicas.

A homogeneidade é uma das características principais da viga U, possibilitando montagens precisas, solidez e acabamento estrutural leve.