A importância dos serviços de arquitetura para as residências

Os serviços de manutenção e reforma no ambiente residencial são uma ótima alternativa para renovar o aspecto visual e estrutura do imóvel.

Este serviço pode ser realizado sempre que o proprietário achar necessário fazer alguma mudança para a preservação de materiais ou simplesmente por vontade de ter um design diferente.

O processo pode ser feito por empresas de arquitetura que contam com profissionais da área que podem elaborar projetos arquitetônicos personalizados conforme as necessidades dos clientes.

Buscar referências das melhores empresas do segmento é uma maneira de ter resultados surpreendentes, graças à competência dos responsáveis pela obra.

Após a escolha, o profissional pode visitar o imóvel para conversar com o cliente sobre o projeto, orçamento de gastos, materiais essenciais e outras questões que tenham relevância para o sucesso da manutenção residencial. As reuniões são essenciais para que ambas as partes fiquem satisfeitas com os acordos e prazos estabelecidos.

A importância das instalações elétricas nas edificações

O funcionamento dos aparelhos no ambiente residencial depende da eletricidade. O modo de conseguir utilizar a energia elétrica é investindo capital na compra de materiais para as instalações e no trabalho de um engenheiro elétrico é uma maneira de ter um bom dimensionamento da eletricidade no imóvel.

O profissional pode elaborar o projeto elétrico, documento que é dividido em quatro etapas: memorial descritivo, conjunto de plantas com os detalhes, especificações com a descrição dos materiais e por último a lista com a quantidade e itens que são importantes para a instalação.

No projeto, o engenheiro pode definir os comandos, carga total e de cada circuito, dispositivo de manobra, seção dos condutores, divisão em circuitos, trajeto dos condutores, comando e a localização dos pontos de utilização de energia elétrica.

As vantagens da elaboração de projeto elétrico são:

  • Economia na compra de materiais;
  • Segurança durante a instalação;
  • Previsão de consumo que melhora o rendimento;
  • Dimensionamento personalizado conforme as necessidades;
  • Evita o desperdício de insumos.

Para utilizar a eletricidade são necessários os seguintes itens na montagem elétrica: quadro medidor e de distribuição, disjuntores, tomada 4×2 20a, interruptores, fusíveis, fios e cabos, conduletes e eletrodutos, caixas de luz e de passagem, lâmpadas, luminárias, soquete, entre outros materiais.

Lâmpadas

As lâmpadas são muito importantes para fornecer a iluminação nos ambientes. Escolher lâmpadas que tenham um bom desempenho é um jeito de ter os cômodos iluminados por muito tempo.

A lampada fluorescente 40w, por exemplo, é uma opção com preço acessível, pois ajuda a economizar até 80% da energia comparada aos modelos incandescentes.

Esta lâmpada emite luz branca, uma ótima opção para a cozinha, área externa e escritório, proporcionando conforto e boa luminosidade nos ambientes.

Materiais que ajudam na segurança

Na área externa o uso de um gradil aco é um excelente material para manter a proteção no imóvel, atuando como grades em condomínios comerciais e residenciais, parques, clubes e outros lugares que necessitam de segurança ou nos casos de delimitação do local, ou seja, ajudando a especificar entrada e a saída.

A composição em alumínio e o formato vazado permite a circulação de ar e que as pessoas possam enxergar quem está passando pelo local.

Um ponto interessante do gradil é a possibilidade de receber uma galvanização, ou seja, uma camada que torna o material mais resistente contra as intempéries.

O papel do corrimão nos imóveis

As edificações com escadas e áreas com altura considerável, o investimento na instalação de um corrimao de inox, por exemplo, é uma maneira de inserir uma estrutura de apoio para as pessoas ao subir ou descer, aumentando a segurança e diminuindo os índices de acidentes.

A fabricação em inox é algo interessante, por conta do design atemporal, durabilidade, pode ser usado na área interna e externa, tem instalação simples, é um produto sustentável, limpeza e manutenção prática, valor acessível e outros benefícios que deixam o ambiente moderno.

Outro modelo muito utilizado nos projetos arquitetônicos por conta da elegância que agrega nos ambientes é o corrimão de vidro. Esta opção é composta por vidro temperado, um material resistente e aumenta a beleza nos espaços.

Além disso, possui instalação simples, cria um destaque na iluminação, limpeza rápida, sensação de amplitude, segurança, agrega versatilidade no design e outros benefícios que podem chamar a atenção do proprietário do imóvel. Portanto, usar um corrimão de escada de vidro é uma ótima opção para ter um aspecto visual elegante e manter a segurança.

Os serviços de arquitetura são uma excelente opção para transformar o design da edificação, deixar os espaços conforme o gosto dos moradores, algo que pode agregar mais conforto nos ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *