A residência é o espaço mais confortável e seguro aos seus moradores, nesse local as pessoas podem ser preservadas e protegidas. Além de ser um espaço que os moradores descansam e possuem mais privacidade.
Sendo essenciais a todos, elas são construções personalizadas que transpassam as características principais de seus moradores.
Ao adquirir um imóvel novo, poucas ou nenhuma mudança é necessária, pois todas as estruturas e móveis estão novos e intactos, mas para que ela continue tendo vitalidade, beleza e funcionalidade precisam de cuidados.
Com o passar do tempo os processos de manutenção residencial, principalmente, os procedimentos de revestimento precisam ser realizados periodicamente para conservação da qualidade e segurança de todos.
Compreender quais são os principais processos de manutenção permite que o próprio morador monitore e certifique quais são as áreas que precisam ser reparadas e estabelecer uma prioridade.
Com planejamento e organização financeira todos os espaços e demandas podem ser contempladas e atendidas.
Manutenção e revestimento aos teto
O teto é a estrutura que tem como principal função proteger toda e qualquer edificação contra os perigos e cenários existentes no ambiente externo a obra.
Dessa forma ele impede que chuvas, ventos, incidência solar e insetos adentre às casas e remova todo conforto, segurança e estabilidade que ela promove.
Além disso, o teto é um das primeiras estruturas a ser impactada, por isso precisam ser resistentes e construídas corretamente para que os impactos sejam redistribuídos proporcionalmente a todas colunas e vigas da construção. A fim de reforçar a sua estrutura alguns recursos podem ser aplicados.
Dentre os processos há o revestimento refletivo que consiste em um moderno sistema de isolamento térmico por reflexão da radiação solar, dessa forma o principal objetivo desse revestimento é reduzir a temperatura interna do ambiente, impedindo que os raios seja absorvidos pela superfície do teto.
As principais vantagens dessa aplicação, são:
- Conforto nas atividades do dia a dia;
- Redução de consumo de energia solar;
- Aumento da vida útil da construção;
- Facilidade na instalação.
Sendo um processo mais ecológico, visto que em um ambiente com temperaturas mais agradáveis a necessidade do uso de ar condicionado para climatizar o ambiente é desnecessário.
Uma outra opção de isolamento térmico é a inserção da manta aluminizada para telhado, com um preço bem acessível ela pode ser utilizada em diferentes formatos de telhado e tem alta resistência aos raios ultravioleta emitidos pelos raios solares.
Além disso, ela diminui os ruídos e impactos causados pelas precipitações, deixando o ambiente com isolamento térmico e acústico.
Impermeabilizante a manta é confeccionada a partir de poliéster pré-estabilizado ou filme de polietileno de alta densidade além do filme de alumínio que lhe confere o nome de manta aluminizada.
Facilmente aplicadas elas são duráveis e resistente, além de não interferirem na estética da construção.
Manutenções às paredes, qual importância?
As paredes servem para sustentar e dividir todos os cômodos de uma casa, agregando na organização, funcionalidade e privacidade de todos os moradores.
Desse modo a sua existência é essencial. Atualmente, com o desenvolvimento de novas tecnologias as paredes internas podem ser estruturas pré-moldadas, ou seja, a placa de drywall já vem pronta de fábrica para instalações na obra.
Personalizáveis as paredes de drywall são mais leves e finas, otimizando os processos de instalação e tornando os espaços mais otimizados, visto que ocupam menos espaço.
Com as estruturas pré-moldadas os processos de manutenção e conservação também são facilitados. Quanto as parede externas e laterais da casa o processo de manutenção e conservação são diferentes.
A pintura externa de casas modernas precisa ser realizada periodicamente com tintas específicas a fim de evitar danos as estruturas de sustentação das edificações.
Por ficarem mais expostas às intempéries os cuidados e processos de manutenção precisam ser mais constantes e direcionados.
Aplicando os devidos produtos corretamente a casa fica protegida bem como a parede externa, evitando que infiltração na parede aconteça e danifique os móveis e a qualidade do ar nas moradias.
Os pisos quanto a manutenção é necessária?
Os pisos são responsáveis por revestir o chão, deixando-os mais confortáveis aos pés para caminhar, além disso o piso confere um nivelamento, trazendo estabilidade e qualidade ao chão, protegendo as pessoas e também os móveis que não ficam tortos ou forçados a se equilibrar, desgastando-os.
Internamente o processo de manutenção é mais espaçado, visto que apenas as pessoas fazem uso desse recurso, entretanto nas áreas externas, principalmente, na garagem o desgaste é maior.
Por isso, o revestimento monolítico autonivelante é necessário, pois reforça o piso tornando mais resistente aos atritos e peso do veículo, além de proporcionar mais estética e qualidade a essa estrutura essencial.
Protegendo e monitorando todas as estruturas básicas de sustentação o imóvel pode ser conservado durante muito tempo com estética e funcionalidade.