A importância dos documentos e regularização das obras

Os trabalhos desempenhados pelo setor da construção civil são muito importantes para a sociedade, porque ajudam no desenvolvimento de obras e expansão dos espaços comerciais, empresariais e residenciais nas grandes cidades.

As construtoras são empresas responsáveis pelo desenvolvimento de projetos arquitetônicos de pequeno, médio e grande porte.

Arquitetos e engenheiros são os profissionais mais indicados para elaborar um planejamento de obra, com o esboço dos espaços do imóvel. Fazer algumas reuniões com o cliente que procura os serviços da empreiteira, é importante para conseguir entender as necessidades e funcionalidade que o indivíduo deseja suprir.

Após as conversas, o processo de criação do estudo de viabilidade da obra e uma análise do terreno são essenciais para conseguir um bom resultado, otimizando tempo de serviço e evitando problemas.

Cuidar das questões de licenciamento para a construção civil é fundamental para impedir que questões burocráticas com órgãos de fiscalização aconteça.

A importância da documentação nos projetos de construção

Os documentos necessários para conseguir legalizar as obras da construtora são:

  • Alvará de construção;
  • Habite-se da obra;
  • Averbação da construção;
  • Escritura;
  • Licenciamento ambiental;
  • Documento de propriedade do imóvel;
  • ART ou RRT (Anotação e Registro de Responsabilidade Técnica);
  • Ligações definitivas de energia e água.

Ter essa documentação regularizada, em dia, é fundamental para conseguir executar as obras com segurança, qualidade e rapidez para conseguir entregar a edificação dentro do prazo de entrega.

Um assunto muito importante no canteiro de obras é a segurança dos funcionários. A compra de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatória, por ordens e exigências do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina que todas as empresas, independente do segmento, forneça os equipamentos de forma gratuita aos seus colaboradores.

Existem muitos modelos de equipamentos, que variam conforme as funções de trabalho. Os mais utilizados são: botas, capacetes, óculos, máscaras, luvas, protetores auriculares, viseiras, mangotes, botinas, cintos de segurança, filtro, entre outros.

Pesquisar em empresas especializadas na produção desses equipamentos e lojas que comercializam em grandes quantidades são a solução para comprar e distribuir para a equipe toda.

Medidas que agregam qualidade e eficiência no local da obras

O ambiente de obra pode oferecer muitos riscos e acidentes aos funcionários. O jeito mais eficaz de evitar situações inesperadas e contratempos que prejudicam a saúde dos colaboradores é investir e obrigar o uso de proteções coletivas.

A utilização dos itens de segurança é de responsabilidade tanto do trabalhador como do empregador, por isso convencer os colaboradores da importância desses equipe mantos é primordial.

A implementação do PCMSO para construção civil (Programa de Controle Médico de Saúde Operacional) pode colaborar com medidas que visam a prevenção de doenças e cuidados com o bem-estar dos funcionários.

Os especialistas em segurança e saúde analisam o espaço de trabalho, verificando onde há situações ou fatores que apresentam riscos a integridade física da equipe no canteiro de obras.

As vantagens de um programa como este é antecipar as ações e fatores que possam ser prejudiciais para todos e em casos de acidentes a empresa se responsabiliza pela saúde e tratamento do funcionário.

Os EPI construção civil que são essenciais para trabalhar com segurança consistem em:

  • Botina de segurança;
  • Luva de látex e de raspa;
  • Cinto de segurança tipo paraquedista;
  • Protetor auditivo tipo plug ou concha;
  • Filtro solar;
  • Máscara para poeira e produtos químicos;
  • Óculos e viseira de proteção.

O uso frequente dos equipamentos e da forma correta pode evitar problemas para as empresas e seus colaboradores.

Um documento muito importante para as empresas é o LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho), que tem como objetivo informar as condições na qual os funcionários trabalham.

Essa documentação tem grande relevância para os trabalhadores em casos de uma eventual aposentadoria especial pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O LTCAT construção civil é um instrumento que o INSS analisa para uma aposentadoria diferenciada, a chamada especial. Nesse documento consta se as funções que o trabalhador executa oferece riscos de exposição a agentes biológicos, físicos e químicos. A elaboração deste laudo deve ser feita por engenheiros de segurança ou médicos do trabalho.

Recursos para a execução do serviço

As máquinas e equipamentos no canteiro de obras só funcionam se houver eletricidade. Por isso, um cabeamento estruturado é a maneira mais simples e eficiente de conseguir usar a energia elétrica, sistemas de telefonia e comunicações com rapidez e eficiência.

Os profissionais da área elétrica podem cuidar das instalações no terreno, que podem ser futuramente aproveitada pelo proprietário do imóvel que será construído.

Portanto, os investimentos em uma rede estruturada e na legalização de todos os documentos são o caminho para realizar um serviço de qualidade e proporcionar excelentes resultados aos clientes, além da conquista de lucros e consolidação no segmento de atuação.