A importância do visual dentro das construções residenciais

Ao idealizar um projeto de construção residencial, o objetivo é a criação de um lar aconchegante, confortável e seguro para os moradores e seus visitantes. Já para sua concretização, é preciso investir na decoração, pois um ambiente harmônico proporciona leveza e bem-estar, ou seja, um local acolhedor e confiável.

A decoração contribui ainda com a funcionalidade e organização dos ambientes, minimizando os estresses que são gerados pela ausência dessas características.

Dessa forma, a casa torna-se um espaço de relaxamento para mente e corpo, sendo tranquila e uma forma de escapar da correria do dia a dia.

Investir em um projeto de decoração para o ambiente também é sinônimo de renovação e transformação, aproveitando melhor os espaços e seus acessórios.

Outra vantagem da decoração é que ela consegue atender a todas as demandas e misturar conceitos. Atualmente, a sustentabilidade tem sido um dos requisitos que precisam estar presente nos projetos. Por isso, saiba como incluir esse conceito com sofisticação e beleza.

Energia limpa

Um dos progressos conquistados por meio de pesquisas e desenvolvimento tecnológico foi a criação de ferramentas para a captação e transformação das fontes de energia limpa, como o sol e o vento, em energia elétrica.

Assim, é possível atender a demanda total ou parcial de energia elétrica por meio desses recursos e fontes.

A energia solar para residência funciona por meio da instalação de placas solares e o sistema que conecta elas ao quadro de energia elétrica responsável pela distribuição para todos os locais necessários.

No âmbito residencial, o consumo é moderado, principalmente quando comparado com fábricas e edificações comerciais. Por esse motivo, o investimento não é alto e o retorno ocorre rapidamente por meio da diminuição do valor da conta de energia elétrica.

A energia solar é proveniente do sol e sua produção em energia elétrica ocorre por meio de cinco etapas sendo elas:

  1. Produção da energia fotovoltaica;
  2. Conversão da energia;
  3. Distribuição da energia solar;
  4. Utilização da energia;
  5. Geração de créditos.

O painel solar preço, instalado nos telhados ou em um local no qual há alta incidência solar na residência capta a energia dos raios solares e envia para segunda etapa, que é conversão dessa energia em elétrica.

Esse processo ocorre por meio de uma peça chamada inversor solar que está presente no sistema. Após a inversão a energia é enviada para o quadro de luz e distribuída aos locais necessários, concluindo a terceira etapa.

A quarta fase é a utilização dessa energia em eletrodomésticos e eletrônicos presentes na casa.

Caso a energia produzida pela captação das placas fotovoltaicas seja excedente, o que não for utilizado é enviado para a rede elétrica da distribuidora de energia e o valor é convertido em créditos que são abatidos nas contas de energia elétrica, finalizando as etapas com economia e sustentabilidade.

Detalhes estruturais

A estrutura da casa é essencial, por meio dela é possível desenvolver e edificar todo o projeto. Investir em seu acabamento e decoração é primordial para a qualidade dos resultados obtidos.

No ambiente externo, o revestimento precisa ser altamente resistentes às intempéries do tempo, pois são expostos diariamente e diretamente ao sol, vento e chuva, além de impactos que, ao longo do tempo, podem causar muitos danos.

Para proteger a estrutura é necessário realizar alguns processos, dentre eles a impermeabilização.

O impermeabilizante para parede externa pode ser adquirido em depósitos e lojas de construção e reforma e são aplicados antes da camada de tinta.

Atualmente, as empresas de tintas já possuem alguns modelos do produto que já vem com a impermeabilização junto a tinta, otimizando os processos de acabamento e proteção.

Além das paredes, há as esquadrias que são responsáveis pela iluminação, vedação, ventilação, delimitação e proteção dos espaços.

Também chamadas de de portas e janelas, as esquadrias são muito importante para conservação e segurança da casa. Estão dsponíveis em diversos tamanhos, modelos, materiais e maneiras de funcionamento.

Focando no vidro para as janelas, as vantagens são: sensação de ampliação de espaços, maior iluminação, sofisticação e beleza.

Além disso, este material permite que a vedação para janela de vidro seja de outros materiais, como o alumínio, metal e madeira.

Por ser um item que permite a passagem não apenas do ar, mas também outros elementos, as janelas precisam ser resistes e seguras, por isso a escolha do vidro precisa ser correta e orientada por profissionais da área.

Para conseguir ter delicadeza e, ao mesmo tempo, um vidro para janela resiste aos impactos que ele será exposto, é preciso verificar as especificidades do local em que ele será instalado.

Investindo em sustentabilidade e acabamentos estruturais, é possível desenvolver um projeto com todas as características almejadas pelos moradores.