A importância de materiais e sistemas para construção civil

Os procedimentos de construção civil são muito importantes para o crescimento e o desenvolvimento das cidades, gerando espaço para as pessoas realizarem suas atividades.

As construtoras são as empresas responsáveis pela elaboração de projetos, execução das obras e serviços de acabamento que garantem um ótimo resultado nas edificações.

Os arquitetos e engenheiros podem elaborar projetos de plantas arquitetônicas para diferentes finalidades (residencial, comercial, empresarial, industrial, espaços de lazer), entre outras possibilidades.

Os desenhos são elaborados para definir o tamanho do imóvel, número de cômodos, materiais e diversos detalhes com relação com a obra.

A criação do planejamento de obra é outra etapa importante para conseguir executar todos os processos no prazo estabelecido ao cliente e assim não ter atrasos na entrega.

No plano, os responsáveis pela construção colocam informações como: estudo de viabilidade da obra; cronograma físico-financeiro, documentação para regularização da obra, cálculos e orçamento dos gastos, lista de materiais e outros pontos que são primordiais para o sucesso da construção.

Materiais importantes para o telhado

O telhado é uma parte muito importante da obra, já que corresponde a cobertura que protege a área interna da edificação.

Os investimentos em materiais de qualidade para a criação do telhado é fundamental para evitar problemas inesperados que tirem a tranquilidade do proprietário.

Madeiras, telhas, pregos, calhas, rufos e produtos para impermeabilização são frequentemente utilizados para conseguir criar telhados resistentes às variações climáticas e com excelente durabilidade.

A calha para telhado é um material que tem a função de fazer a captação e escoamento da água da chuva que cai no telhado.

O uso desta peça evita que danos aconteçam à estrutura, graças à sua capacidade de captar e escoar o recurso pluvial diretamente para via pública ou para um sistema de armazenamento e esta água pode ser usada para limpeza de quintal e outras atividades domésticas.

As vantagens da calha consistem em:

  • Leveza;
  • Instalação simples;
  • Proteção para o telhado;
  • Excelente durabilidade;
  • Evita desgastes na pintura da área externa.
  • Custo baixo.

O rufo telhado é um material que pode ajudar a aumentar a segurança da cobertura, já que tem a função de proteger a estrutura de alvenaria das infiltrações, evitando danos nos muros e paredes como mofos, manchas e outras questões que podem comprometer o telhado.

Os benefícios desta peça são: protege a estrutura e evita o mau cheiro, pode ser encontrado nas versões metálicas e em PVC (Policloreto de Vinila), a instalação pode ser feita com rebites, pregos ou parafusos, manutenção preventiva simples, entre outros ganhos.

Uma cobertura para estrutura metalica galpao, um material que possui excelente sustentação e pode ter até um pé direito alto para um mezanino com guarda corpo.

Esta cobertura permite construir espaços para diversas situações: oficinas mecânicas, depósitos e armazéns de mercadorias de empresas e comércios, entre outras possibilidades.

As vantagens desta cobertura são: praticidade na instalação, ótimo custo-benefício, durabilidade e resistência, gera economia com mão de obra especializada, consegue cobrir grandes vãos, melhor aproveitamento do espaço físico, permite mais liberdade no projeto arquitetônico e tem fácil manutenção.

Para a segurança do imóvel, instalar uma porta de aço de correr é uma ótima escolha para delimitar o espaço de entrada e saída.

Este tipo de porta é muito resistente, pode ser colocada no ambiente interno e externo das edificações, além de ter uma manutenção simplificada.

A importância da instalação de sistemas de combate a incêndios

As edificações com grande circulação de pessoas exigem a instalação de equipamentos que ajudem a controlar princípios ou situações mais agravantes de incêndio.

Por isso, pesquisar informações e referências sobre os melhores sistemas são formas de garantir a segurança das pessoas e do patrimônio.

A instalacao de sistema de combate a incendio automatico engloba vários dispositivos que ajudam na proteção do imóvel, são eles:

  • Bombas hidráulicas;
  • Alarmes;
  • Detectores de fumaça;
  • Extintores (Classes A, B e C);
  • Hidrantes e mangueiras;
  • Iluminação de emergência;
  • Porta corta-fogo;
  • Sinalização de emergência.

As vantagens de um sistema automático de combate a incêndio é que ao detectar uma temperatura muito elevada, os equipamentos que possuem funcionamento automatizado começam a operar e desta forma é possível controlar os princípios de fogo com segurança.

Um investimento que pode render bons resultados é o de instalação de um aterramento de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) que tem a função de reduzir as colisões que são decorrentes das descargas atmosféricas.

Dessa forma, é possível reduzir o risco de incêndios, danos materiais explosões e situações que podem comprometer a segurança das pessoas.

Sendo assim, os trabalhos de profissionais de engenharia e arquitetura são formas de ter resultados positivos com edificações que atendem as necessidades das pessoas e que tem dispositivos que agregam proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *