A importância da impermeabilização para estruturas

A construção civil é um segmento que engloba todos os tipos de estruturas e edificações. Ela constrói, juntamente com os seus profissionais, todos os tipos de construções e projetos de que cada cliente precisa.

Por ser abrangente dessa forma, é possível encontrar diversas empresas voltadas a todos os tipos de trabalhos para cada momento específico de cada construção, desde seu início, até seu desenvolvimento e fim.

Uma dessas é a empresa que faz a impermeabilização do telhado, das paredes e de outros locais. Toda edificação necessita de muitos detalhes, e um deles é esse.

O ato de impermeabilizar não é complexo, porém sem ele, os locais sofreriam muitos problemas relacionados a estruturas e outros tipos de prejuízos. Acompanhe o texto e saiba um pouco mais sobre esse universo.

Impermeabilizar construções

A impermeabilização de construções é uma técnica que é feita a partir da aplicação de produtos bem específicos, com a finalidade de proteger diversas áreas contra a ação do tempo e de líquidos.

Seja água de chuva, lavagem, banhos ou de outros tipos, é possível que ela comece a umidificar o ambiente e suas estruturas, e assim causar danos, deixando a parede ou estrutura menos resistente, com infiltrações, e sofrendo de estufamento e descascamento.

Mas para ajudar na resolução desses pontos, um tipo de argamassa é aplicado em locais estratégicos, a fim de evitar outros transtornos. Esse produto pode ser aplicado na construção, durante ou depois, e ajuda na vida útil da edificação.

Impermeabilização em lajes e terraços

A impermeabilização de terraços é um dos procedimentos mais comuns, pois os terraços são frequentemente impermeabilizados, e é possível usar diversas táticas para tanto. Seja ele transitável ou não, cada característica muda seu tipo de aplicação.

Alguns dos pontos mais importantes na hora da escolha do impermeabilizante são:

  • Se o ambiente é transitável ou não;
  • O tamanho do desgaste de cada lugar;
  • Tipos de produtos que serão usados;
  • Modelo de construção.

Após entender esses pontos, a escolha de materiais (como mantas térmicas ou tintas impermeabilizantes) será feita com maior facilidade, pois, conhecendo o nível de circulação de indivíduos, é mais simples saber qual produto impermeabilizante para laje usar.

Para que seja possível fazer esse trabalho, é necessário planificar o local, arredondar as bordas do terraço, recobrir toda a superfície com cimento ou argamassa novamente, angular o piso para que seja possível ter uma caída correta de água e, assim, finalizar e testar o local para ver se está funcionando como deveria.

Manta térmica ou asfáltica

Hoje, uma das maiores opções para impermeabilizar é a manta térmica para forro e outros ambientes, pois ela possui uma impermeabilização flexível, é industrializada e pré-fabricada, fazendo com que seja mais fácil e barato encontrá-la, além ainda de manter uma qualidade alta em suas propriedades.

Essa manta é um sistema feito com material asfáltico modificado e possui diversos elementos, como plastômeros, polímeros e elastômeros, que garantem uma durabilidade muito maior em seus feitos.

Outros pontos importantes dessas mantas é que elas têm grande resistência a perfuração, e um preço mediano, também são duráveis em relação ao seu puncionamento e são úteis como isolante térmico.

Além de ajudar a evitar infiltrações, ainda podem funcionar como isolante do local, fazendo com que ele se proteja termicamente, proporcionando à área interna da construção, sempre uma temperatura agradável.

Enfim, tendo em vista todos esses benefícios dos quais a manta dispõe, ela é muito comprada e utilizada em nosso país, sendo comercializada em espessuras variáveis,

A impermeabilização com manta asfáltica pode ainda proporcionar resistência aos raios UV e a fadiga também, e a sua aplicação deve ser feita por empresas e profissionais especializados nesse assunto.

Isso porque um dos maiores erros na utilização de mantas é aplicá-las sem o devido preparo e conhecimento. Isso acaba resultando em muitas falhas e problemas. Então, além de seguir todas as recomendações de uso, é necessário que um especialista esteja presente.

Com um tipo de corpo maleável e com facilidade em sua aplicação, a manta mantém o local seguro e livre de diversos problemas, que podem agravar as dificuldades de uma estrutura, e ainda a torna inviável de se viver ou circular.

Procurando sempre os materiais e os profissionais certos, é possível seguir com sua edificação sem nenhum problema e com uma vida-útil muito longa por diversos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *