A eletricidade e outros elementos para o condomínio

Um condomínio é um ambiente que consegue reunir diversas pessoas e espaços, como as áreas externas em comum e os apartamentos, que são espaços privados de cada morador.

O processo de construção desses espaços envolve diversos detalhes técnicos importantes para agregar conforto e segurança para todos.

O uso de quadros de distribuição elétricos

No momento da construção de um prédio ou de um condomínio, a parte elétrica é um elemento essencial, já que sem o fornecimento de energia elétrica nenhum prédio ou apartamento pode funcionar.

Por se tratar de um ambiente complexo, com diversos apartamentos e pontos que necessitam de instalação elétrica, o projeto elétrico de um ambiente predial deve ser feito por um engenheiro elétrico, que é o profissional especializado neste segmento.

Uma das ações realizadas por este profissional é a instalação de um quadro geral de distribuição, que fica responsável pela conexão de toda a parte elétrica do local, consolidando os cabos. O processo de distribuição de energia também é responsabilidade do quadro geral.

Este tipo de quadro também possui uma caixa de comando eletrico, que é composta por equipamentos como:

  • Disjuntores;
  • Quadro de luz;
  • Fusíveis;
  • Interruptores;
  • Pontos de luz;
  • Fiação para as tomadas;
  • Botões;
  • Relógio de medição.

Ou seja, é uma caixa que reúne diversas placas e interruptores, que são dispositivos de segurança elétrica e de prevenção de acidentes.

Neste local, também existem os barramentos, que são peças importantes para a proteção do quadro elétrico, diante de sobrecargas elétricas.

Alguns modelos mais modernos deste tipo de quadro vêm sendo utilizados nos ambientes residenciais, levando em conta um monitoramento remoto e ainda, uma redução no consumo de energia.

As funções que envolvem um quadro geral de distribuição estão em torno do fornecimento de energia elétrica em um edifício, fornecendo eletricidade para todos os locais.

Por isso, esse painel é importante para a proteção da fiação, assim como dos circuitos elétricos que estão presentes neste quadro. Além disso, esse é um quadro de comando, ou seja, todos os procedimentos de monitoramento de carga elétrica serão feitos por lá.

Vale ressaltar que, este quadro ou caixa de passagem elétrica está disponível em material metálico ou em PVC (Policloreto de Vinila), sendo um material que deve ser feito respeitando as normas técnicas de segurança.

Outros elementos importantes, são os quadros de distribuição com barramento. O barramento é um material utilizado neste quadro de distribuição, contribuindo para distribuir toda a tensão e a corrente elétrica.

A importância desta ação consiste na melhora do funcionamento do quadro de distribuição, que deve estar conectado com as cargas de energia. Além disso, por meio desse sistema, é possível ver o quanto a caixa ou quadro conseguem suportar.

Existem alguns tipos de barramentos, e por isso é fundamental contar com um engenheiro elétrico para delimitar qual será o melhor modelo, dependendo da necessidade de cada imóvel.

Esse barramento pode ser o terra, que protege o local das descargas de eletricidade, de fase, barramentos neutros e especiais.

Elementos essenciais para a construção

Além da eletricidade, existem outros itens complementares que podem agregar mais sofisticação, conforto e modernidade aos apartamentos.

O primeiro item que destacamos, são as esquadrias isolamento acústico, que são materiais que podem ser feitos em elementos metálicos, como o alumínio e até mesmo de madeira.

Com isso, essas esquadrias podem ser utilizadas no processo de instalação e fixação de portas e janelas do apartamento, pois proporcionam um aumento da vida útil destes materiais e isolamento acústico.

Outra dica, é o revestimento ACM (Material de Alumínio Composto), que é um revestimento feito em alumínio, que pode ser instalado na fachada do prédio e personalizado com o nome do local.

Serviços que podem ser terceirizados para o condomínio

Outra ação importante para os condomínios, é a contratação de serviços terceirizados. A terceirização de serviços pode ser através de uma administradora de condomínios, que realiza a contratação de uma empresa especializada em determinada atividade.

Por exemplo, o serviço de limpeza para condominio é um dos mais importantes para garantir a higienização do local, desinfecção de áreas em comum, assim como:

  • A limpeza da piscina;
  • Cuidados com o jardim;
  • Limpeza das áreas de lazer;
  • Remoção do lixo;
  • Serviços de manutenções em geral.

Além deste tipo de serviço, também é possível terceirizar os serviços de portaria, segurança e administração predial, que são essenciais para manter a ordem e a segurança no dia a dia de um condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *