A construção de um prédio do zero

Existem diversas empresas de engenharia civil em sp que possuem, como principal função realizar projetos e executar a construção de prédios.

Nesse sentido, a engenharia civil é a área que estuda como projetar, construir e manter todos os tipos de obras e infraestruturas que são necessárias na sociedade, incluindo a parte de preservar a área natural.

Isso engloba desde a construção de uma simples casa até a construção de pontes,  edifícios, indústrias, usinas geradoras de energia, entre outros.

Desde os primórdios da história, os seres humanos constroem estruturas para se abrigar por meio da utilização de elementos naturais que tinham à sua disposição.

No entanto, com o passar dos anos, com o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas, essas estruturas foram se tornando cada vez mais complexas.

A partir do momento em que descobriram que era possível estimar diversos pontos de uma obra, como suas dimensões, resistências de materiais, entre outros, começaram a estudar e a aprofundar os conhecimentos científicos.

Com isso, foram descobertos novos materiais. Com isso, esses materiais passaram a ser utilizados nas obras e continuam sendo aprimorados até hoje, como o ferro e cimento.

O engenheiro civil é um profissional da área de ciências exatas e que pode atuar em diversas especialidades dentro do segmento, como geotecnia, mapeamento, transportes, estruturas, construção, entre outras.

Conheça o passo a passo de como construir um prédio

A construção de uma grande obra é uma tarefa complexa e envolve passos que devem ser cumpridos para que o resultado final seja entregue da maneira como foi idealizado.

Desse modo, todos os processos ocorrem com segurança e eficiência. Para isso, segue uma lista com os principais passos a serem seguidos:

  • Escolha do terreno;
  • Projeto de arquitetura e projetos complementares;
  • Orçamentos e planejamento da obra;
  • Limpeza do terreno, montagem do canteiro de obras, terraplanagem;
  • Fundações;
  • Alvenaria;
  • Cobertura;
  • Instalações;
  • Portas e janelas;
  • Revestimentos, como piso laminado clicado;
  • Pintura.

O primeiro e principal passo da obra, a partir de qual todo o restante vai se desenvolver, é a escolha do terreno.

Para isso, é preciso analisar todas as características do terreno, como o tipo de solo, preço do metro quadrado, posição em relação ao sol, localização do terreno, entre outros.

Depois da escolha do terreno, deve ser feito o projeto de arquitetura, ou seja, um planejamento com todos os detalhamentos da planta da obra. Essa etapa necessita, inclusive, da aprovação da prefeitura para ser iniciado.

O orçamento é sempre uma parte importante em todos os processos. No caso de uma obra, deve-se levar em conta todos os custos, desde o valor total da compra do terreno, de todos os materiais que serão necessários para a execução da obra, até a instalação de ar condicionado split, por exemplo, e um assoalho de madeira.

Tudo isso já deve estar detalhado no planejamento, que também deve conter um cronograma de todas etapas da obra.

A fundação é a grande responsável pelo sustentamento da obra, ou seja, é calculada de acordo com o tipo de edifício que vai ser construído, a carga que ele terá sob o solo, o tipo do solo e a profundidade do lençol freático.

Durante a alvenaria, toda a estrutura da obra é feita, com o levantamento de paredes e vedações. Pilares, vigas e lajes são construídos nessa etapa.

Depois disso vem a cobertura da obra e as instalações que podem ser hidrossanitárias, elétricas ou complementares.

Por fim, começa a parte de revestimentos, esquadrias e pintura. Para essa etapa pode ser interessante utilizar o Piso laminado clicado preço.

Isso porque esse revestimento é constituído de madeira, o que garante ao imóvel elegância, durabilidade e maior resistência aos objetos que serão colocados sobre ele ou até – para o caso de condomínios empresariais – o movimento frequente de pessoas.

Em relação à instalação de ar condicionado, por exemplo, é importante levar em consideração se a empresa que vende o produto oferece também a assistência técnica ar condicionado.

Materiais para a construção 

Os principais materiais que são utilizados nas construções são cimento, areia, pedra brita, concreto, cal, argamassa, aço, tijolo, bloco de concreto, telhas, tintas, portas e janelas, revestimentos, pisos, materiais hidráulicos e elétricos, entre outros.

Alguns materiais são obtidos da natureza, como a pedra e a água. Outros são obtidos por meio de processos industriais ou químicos, como é o caso do cimento, dos pisos e das conexões hidráulicas.

Tais materiais também podem ser segmentados de acordo com a sua função, como materiais de vedação (tijolos, portas), de proteção (pisos, tintas), materiais estruturais, entre outros.

Na hora de comprar os materiais, é importante levar em consideração a qualidade para trazer mais durabilidade, segurança e conforto na obra.