A automação residencial e seu impacto no dia a dia

A necessidade de mais praticidade para o dia a dia tem feito com que algumas pessoas procurem automatizar suas residências. Tarefas automatizadas dentro da residência traz diversas vantagens para os moradores, principalmente relacionadas a segurança.

No entanto, este assunto é relativamente novo e muitas pessoas têm dúvidas e curiosidades sobre o que é a automação residencial em si e o que de fato ela pode mudar na vida de quem adota essa tecnologia.

Neste artigo você irá conhecer alguns equipamentos utilizados nessa automação e as diferenças notadas no dia a dia por quem usa essa tecnologia. Confira!

O impacto da automação de residências

Automatizar significa tornar automáticos alguns equipamentos e até ações, visando agilizar e otimizar o dia a dia.

Assim, a automação de uma residência é a utilização da tecnologia visando facilitar tarefas convencionais.

Essa facilidade é possível por meio de equipamentos como sensores de presença, temporizadores ou até uso de controles remotos ou um botão keypade. Esses equipamentos utilizados na automação de residências traz vantagens como:

  • Praticidade;
  • Segurança;
  • Economia;
  • Conforto.

Esses impactos positivos ajudam a reforçar cada vez mais a busca pela automação. O conforto é a principal vantagem porque diversas tarefas podem ser adaptadas à automação.

Além do conforto, a economia de tempo é outro fator primordial na decisão em optar pela automação, pois atualmente, cada vez menos as pessoas têm tempo para realizar algumas tarefas.

Os imóveis que contam com automação oferecem mais segurança, demandando menos tempo das pessoas.

A automação pode ser destinada a todas ou apenas algumas tarefas diárias, como controle de acesso, proteção contra incêndio, climatização, dentre outras.

No entanto, para fazer uso dessa facilidade, é necessário um fazer um correto projeto de automação, pois isso permite o desenvolvimento de um sistema complexo que irá realizar diversas tarefas.

Esse planejamento garantirá o uso de equipamentos que centralizarão o controle e os processos, automatizando-os.

No próximo tópico você poderá conferir como é realizado um bom projeto de automação residencial e alguns equipamentos utilizados. Confira!

Equipamentos utilizados na automação e o que pode ser automatizado

Para realizar a automação de uma residência, é necessário o uso de equipamentos conhecidos como gadgets. Por meio do uso desses dispositivos podemos automatizar a iluminação residencial, e essa automação traz vantagens como:

  • Valorização dos ambientes;
  • Ambientes mais confortáveis;
  • Maior segurança;
  • Maior economia de energia.

Além disso, com os equipamentos para automação residencial também é possível automatizar a temperatura. Controlar o sistema de ar condicionado de uma residência traz muito mais conforto, sendo possível controlar a temperatura do jeito que você preferir.

Além da temperatura, as cortinas e persianas também podem ser automatizadas, dessa maneira, é possível fechar e abrir todas as persianas por meio de um único botão.

As fechaduras também podem ser automatizadas e isso se torna muito conveniente e seguro para o dia a dia, pois permite o bloqueio ou acesso de visitantes, além de acabar com aquele imprevisto de esquecer as chaves.

Um sistema de automação residencial também permite a instalação de sensores de presença em portas e janelas. Esses sensores são extremamente úteis para a segurança, pois eles detectam a presença de qualquer pessoa.

Para reforçar ainda mais a segurança, é possível automatizar também as câmeras, melhorando todos os sistemas de monitoramento por meio de câmeras de alta definição, modo noturno e ainda armazenamento em nuvem.

O manuseio de home theater e som ambiente também pode ser automatizado, tornando esse sistema muito mais prático e de fácil acesso. Além dessa possibilidade, também é possível instalar sensores de vazamentos de água e controle de consumo, dentre outros como:

  • Sensor de fumaça;
  • Tomadas inteligentes;
  • Chuveiros inteligentes;
  • Aquecimento de pisos.

Diversos outros itens de uma residência podem ser automatizados e isso vai depender da opção do consumidor.

O conforto proporcionado pela automação de residências é, sem dúvidas, um excelente atrativo para a instalação desse sistema.

No entanto, a vantagem do aumento de segurança traz outros benefícios como valor mais baixo pago em seguro residencial.

Um residência automatizada é muito mais segura do que as outras, o que faz com que o seguro fique mais barato, portanto, a automação também traz vantagens para o seu bolso.

Para automatizar a sua residência procure pelas melhores empresas e tenha em mãos essa facilidade tecnológica incomparável.