7 dúvidas sobre pisos de madeira

A escolha do piso é uma das partes mais importantes para a formação dos ambientes de uma casa. O tipo ideal deve se adaptar à necessidade do cômodo, pois cada qual tem características próprias desejáveis.

Por exemplo, banheiros são ambientes que necessitam de um revestimento impermeável, já que estão sujeitos à ação da água constantemente.

É possível separar os tipos de piso de acordo com seu poder de isolamento térmico, ou seja, barrar a transferência de calor do ambiente para o solo. Tendo em vista esse critério, eles podem ser classificados entre: quentes e frios.

Os pisos frios, como porcelanas, geralmente têm como característica a impermeabilidade. Já os quentes, em sua maioria, não se dão bem com água em excesso. Os ambientes que melhor combinam com pisos quentes são:

  • Sala de estar;
  • Dormitório;
  • Sala de jantar;
  • Escritório.

A seguir encontram-se algumas características a respeito de pisos quentes, em especial: a madeira.

As principais dúvidas sobre pisos de madeira em 7 tópicos

1. O piso de madeira é resistente?

Muito comum entre as pessoas, a dúvida a respeito da resistência do assoalho de madeira, por exemplo, em relação a riscos e marcas, acontece por se acreditar que, como uma tábua de madeira tem menor dureza do que um piso de porcelana, aquela poderia ser pouco resistente.

Acontece que os pisos de madeira são muito resistentes a impactos, e as camadas de verniz e resina oferecem ótima impermeabilização e proteção contra riscos.

Você pode potencializar essa propriedade com um Tratamento para pisos ideal.

2. O piso de madeira pode ser pintado?

Sim, o piso de madeira pode ser pintado ou tingido. O número de demãos de tinta que o piso aguenta receber depende do tipo da madeira. O importante é não passar a tinta por cima de verniz antigo sem fazer a raspagem antes.

3. O que é o piso de taco?

Taco é o nome dado ao assoalho feito de madeira em formatos retangulares intertravados. Esse tipo de assoalho foi, e ainda é, muito usado nos dias de hoje. É possível Restaurar pisos de taco fazendo uma raspagem destes.

4. Piso de madeira e piso laminado é a mesma coisa?

Não. O piso laminado é feito de lâminas empilhadas e prensadas de madeira e resina. O piso laminado vem em peças intertravadas que são montadas no ambiente, por cima de uma lona impermeabilizante.

5. Pisos de madeira podem ser restaurados depois de velhos?

Sim, a restauração de piso de madeira é uma ótima forma de dar vida nova ao seu assoalho.

Busque uma empresa de referência para ter o Melhor tratamento para piso de madeira e fazer economias, renovando seu ambiente sem ter que trocar o piso todo.

6. O piso de madeira pode ser feito com madeira de demolição?

Certamente. Com o tratamento de piso de madeira correto, você pode ter um belíssimo piso feito com madeira de demolição, com um visual muito atual e coerente com conceitos de sustentabilidade, amplamente valorizados atualmente.

Relação entre custo e benefício na utilização de piso de madeira

7. O piso de madeira vale a pena em relação ao custo-benefício?

O piso de madeira pode ter preço mais alto do que os laminados, por exemplo, mas sua durabilidade maior e a elegância que conferem ao espaço, compensam a diferença de preço.

Independente do tipo escolhido, uma constante desse material é que sempre se deve estar atento às manutenções adequadas e ao contato com a água e ambientes úmidos.