5 vantagens do autoconsumo fotovoltaico

É inegável que o aumento do autoconsumo fotovoltaico tem sido impulsionado atualmente, em parte, pela consciência ambiental na utilização de energias renováveis ​​para ajudar no combate às alterações climáticas e, sobretudo, pelo aumento mensal da fatura de eletricidade.

A possibilidade de gerar a sua própria energia elétrica, principalmente através de painéis solares fotovoltaicos, para iluminar a sua casa ou fornecer aquecimento para a sua casa sem passar pela contratação de luz através das empresas de fornecimento de energia eléctrica, converteu o autoconsumo energético em uma opção cada vez mais atraente.

Além disso, a queda drástica nos preços dos painéis solares fotovoltaicos e das baterias está facilitando muito o acesso ao autoconsumo de eletricidade para qualquer família ou pequena empresa.

Quais são as vantagens do autoconsumo fotovoltaico?

Redução da conta elétrica

É a vantagem mais óbvia e a principal delas, optar pelo desligamento da rede elétrica. Se você produz sua própria eletricidade, evita pagar uma conta de eletricidade tão alta a cada mês. 

Amortização rápida do investimento

A par da poupança na factura de eletricidade, a diminuição contínua do custo de aquisição dos módulos fotovoltaicos permite o acesso ao autoconsumo de energia.

O investimento necessário para uma instalação fotovoltaica de autoconsumo é cada vez mais reduzido e, com os preços atuais, em apenas 7 a 10 anos a instalação se paga.

Passados ​​esses anos, até o fim de sua vida útil, que costuma ser de 30 anos e pode chegar a 40, a economia final, o lucro obtido e a economia familiar é enorme.

Sem emissão de poluição

Para além da poupança econômica envolvida na opção pelo autoconsumo, uma das vantagens mais evidentes é a utilização da energia solar, uma energia renovável, inesgotável e limpa.

Contrariamente aos combustíveis fósseis, as energias não renováveis são sujas e altamente poluentes e são, na sua maioria, as mais utilizadas pelas grandes empresas de energia. 

Maior eficiência energética

É evidente que se produzirmos nossa própria energia, a distância que a eletricidade que nós mesmos geramos de nossa instalação fotovoltaica deve percorrer é infinitamente menor que os quilômetros e quilômetros que deve percorrer a energia gerada na usina mais próxima.

Esta redução drástica na distância de transporte de energia aumenta exponencialmente a eficiência energética e reduz ao mínimo a possível perda de energia que ocorre na rede geral de distribuição de energia.

Se considerarmos que as perdas de energia e potência durante o transporte podem representar até 10% da energia total a ser transportada.

O valor da sua propriedade aumenta

O mercado imobiliário valoriza as instalações fotovoltaicas integradas na propriedade de forma muito positiva.

A maior preocupação com o ambiente, e as enormes poupanças que a instalação de painéis solares supõe, reavaliam o imóvel e aumentam o seu valor caso, no futuro, decidamos vendê-lo.