5 tipos de telhas de qualidade para a sua construção

Normalmente, o telhado e as telhas são a última parte de uma construção. Dessa forma, às vezes, a importância desse tópico acaba sendo esquecida.

Mas é necessário se lembrar de que as telhas são responsáveis por proteger toda a construção e, inclusive, dão o toque final de estética ao imóvel.

Existem diversos tipos de telhas, com características e preços diferentes. Por isso, o ideal é planejar o telhado de maneira antecipada. Quer ajuda para conhecer alguns dos tipos mais escolhidos de telha? Nós trouxemos cinco deles para você entender melhor sobre o assunto.

1. Telha sanduíche

As telhas sanduiche onde comprar são fáceis de encontrar e têm sido uma tendência cada vez maior. Pelo fato da telha sanduíche ser uma telha termoacustica, ela chama a atenção dos clientes. Isso significa que ela combate o barulho e equilibra a temperatura do local: dois benefícios em um só.

Mas como isso acontece? A característica termoacústica é alcançada porque as telhas sanduíches são formadas por telhas metalicas ou telhas galvalume com um “recheio” (por isso o nome sanduíche). Esse recheio pode ser de:

  • Lã de rocha;
  • Lã de vidro;
  • Poliestireno;
  • Poliuretano;
  • Poliisocianurato.

Esses cinco materiais proporcionam essa característica diferenciada da telha sanduíche.

2. Telha de cimento

Bastante utilizadas nas construções, as telhas de cimento proporcionam diversas vantagens para quem as escolhe.

A primeira delas é que a telha de cimento preço compensa, sendo uma das mais baratas entre os produtos da área. Em segundo lugar, o cimento é um tipo de material que auxilia na regulagem da temperatura.

Além disso, telhas de cimento são muito resistentes e duráveis. Isso é benéfico por dois motivos: o primeiro é que ela não precisará de trocas tão rápidas, já que não vai sofrer com quebras.

E o segundo é que as manutenções periódicas também serão em menores quantidades e, consequentemente, mais baratas.

A permeabilidade é outro ponto importante quando falamos das telhas de cimento. Elas não absorvem muita umidade e, dessa forma, não permitem infiltrações e problemas com alagamentos.

3. Telha galvalume

Citamos as telhas galvalumes quando falamos sobre a telha sanduíche. Porém, é possível utilizar esse modelo também sozinho. Feita de aço, a telha galvalume apresenta uma resistência muito grande e duradoura. Isso acontece porque ela tem camadas de alumínio, zinco e silício.

Outra vantagem que chama atenção quando falamos sobre essa telha é sua característica sustentável. Além disso, o seu custo-benefício é alto e ela é simples de ser instalada. Por não absorver calor dos raios solares, a telha galvalume também proporciona equilíbrio térmico ao ambiente.

Algumas aplicações dessa telha são:

  • Ginásios;
  • Galpões;
  • Estacionamentos;
  • Coberturas de pequenas e grandes áreas.

4. Telha de cerâmica

Essa é a telha mais comum. É aquela tradicional telha de barro marrom, que encontramos na maioria das casas simples do Brasil. O estilo rústico, simples e aconchegante é, ainda, o principal diferencial para quem escolhe esse material.

Essas telhas têm subtipos, sendo cada uma com um formato diferente. As telhas francesas apresentam relevos nas bordas. As portuguesas possuem uma parte arredondada.

Por outro lado, as romanas são planas e são as mais baratas dentre elas. A colonial tem um formato côncavo. Por fim, a telha plan parece a colonial, porém é mais reta.

5. Telha com isopor

A telha com isopor é uma inovação que é cada vez mais tendência no mercado de arquitetura e construção. Isso, porque ela apresenta diversas vantagens.

Normalmente, essas telhas são feitas juntamente com zinco. Assim, a primeira vantagem é que podem ser feitas sob medida, do tamanho e espessura desejada.

O isopor, também chamado de EPS, oferece isolamento térmico e acústico para o local, caraterística cada vez mais procurada por quem está construindo um estabelecimento.

O custo-benefício desse material também é alto. Ou seja, além de auxiliar na economia com equipamentos como ventiladores e ar condicionado, a telha de zinco com isopor ainda é barata.

Além disso, esse tipo de telha é leve e, consequentemente, fácil de instalar. Sua manutenção é simples e ela também é bastante durável, já que é resistente a infiltrações, bolor, fungos e mofo.

Conhecer sobre os tipos de telha é fundamental para saber o que escolher de acordo com as necessidades de cada local. Assim, é possível planejar corretamente e ainda economizar no momento da construção.