5 equipamentos que não podem faltar em uma construção

A construção civil precisa contar com muitos detalhes para ser realizada. Funcionários qualificados, planejamento e orçamento são algumas delas.

Mas para que tudo saia conforme o desejado inicialmente, é preciso que os equipamentos corretos estejam presentes, seja por meio de locação de maquinas ou pela compra.

Containers

Quando falamos em construção civil, muitas vezes deixamos de lado a parte administrativa da ação. Só lembramos dos momentos de prática, de mão na massa.

Porém, em um canteiro de obras, é sempre preciso ter escritórios e pessoas especializadas no controle administrativo e contábil do local.

Por isso, uma forma de montar esse espaço no canteiro é a utilização de container marítimo adaptado. Ele pode se tornar um espaço utilizável.

Aliás, hoje em dia é muito comum vermos construções em containers, sejam elas casas, comércios e até restaurantes. A escolha por esse material é inteligente pois, após a finalização do serviço, é possível retirá-lo do local.

Escavadeira e Retroescavadeira

Tanto a escavadeira quanto a máquina retroescavadeira são muito importantes e utilizadas no meio da construção civil. As funções principais desses equipamentos são:

  • Cavar;
  • Remover peças, entulhos e terra;
  • Içar objetos;
  • Retirar aterro.

Inclusive, existem diversos tipos de escavadeira. Há a hidráulica e a de cabos, por exemplo. Por ela ter diversas funções que são necessárias no dia a dia da construção civil, é ideal que a manutenção dessas máquinas seja feita com frequência.

Analisar seu funcionamento e trocar as peças para escavadeira, quando necessário, são formas de tornar sua utilização ainda mais eficaz e potente.

Andaimes

Os andaimes são muito utilizados na construção civil. Eles são equipamentos específicos para locais mais altos e permitem mais segurança ao trabalhador que precisa realizar o trabalho lá em cima.

Porém, como cada construção pode ter um tipo específico de altura e projeto, nem sempre a melhor ideia é a compra desse equipamento. Assim, a locação de andaimes acaba sendo mais vantajosa.

Mas é importante lembrar que, para atuar em cima dos andaimes, é preciso que os trabalhador esteja com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos, a fim de garantir, de fato, sua segurança.

Betoneira

Outro tipo de máquina usada em quase 100% das construções civis é a betoneira. Ela é um recipiente giratório que tem o intuito de misturar ingredientes a fim de fazer um novo produto.

É, na maioria das vezes, utilizada para a fabricação de concreto, com a mistura de pedra, areia, cimento e água.

Pá-Carregadeira

As pás-carregadeiras são muito úteis na construção civil, principalmente em obras muito grandes. Sua função é escavar e carregar resíduos – principalmente terra – até outro local.

Ela é normalmente utilizada junto com um caminhão basculante. Existem vários tipos de pá-carregadeira e a maioria delas é utilizada em projetos de terraplanagem.

Outras máquinas importantes

As máquinas e equipamentos citados até agora são quase obrigatórias para o dia a dia em um canteiro de obras. Porém, existem ainda outros tipos de equipamentos que podem ser utilizados e muito úteis.

1. Desincrustador pneumático

Apesar de ter um nome complexo, a função do desincrustador pneumático é bastante simples Seu objetivo é fazer a remoção de determinados materiais, como agulhas, por exemplo. Ele é muito utilizado em construção civil, mas também aplicado no setor industrial.

Ele pode ser utilizado em diversos tipos de locais e superfícies, como em estruturas de aço e até ferrugem. Ele tem a capacidade de remover resíduos de locais, inclusive, difíceis de alcançar por outros materiais.

É um equipamento versátil e com um ótimo custo-benefício. Além disso, sua manutenção é simples e sua vida útil é alta.

2. Caminhão Pipa

Muitos dos locais de construção civil são distantes, principalmente quando elas são feitas em estradas ou ambientes rurais. Por conta disso, muitas vezes há a dificuldade de levar água até o local, tanto para uso profissional quanto para o próprio consumo dos trabalhadores. É aí que entra o caminhão pipa.

Ele tem a função de fazer o transporte de água para o local e não desperdiçar o líquido, mantendo sua qualidade. Existem diversos tipos e tamanhos de caminhão pipa.

A escolha de qual será o necessário vai depender do tamanho do canteiro e da construção. Esses caminhões também são muito utilizados para o abastecimento de tanques de água e na limpeza das ruas.

Por fim, esses foram alguns dos equipamentos e maquinários mais utilizados na construção civil. Sem eles, o trabalho seria muito mais demorado e teria muito menos qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *