5 dicas para montar uma área de lazer com piscina

Um dos locais de uma casa que mais tomam tempo da decoração é a área externa. Isso porque, muitas vezes, é o ambiente que queremos que esteja mais confortável e sofisticado para recebermos visitas ou até mesmo para darmos aquela relaxada de final de semana.

Principalmente no verão, se a área de lazer tiver piscina, ela se torna o local mais frequentado do ambiente.

Para facilitar esse trabalho, trouxemos cinco dicas de como montar uma área de lazer com piscina incrível na sua casa.

1. Projeto da piscina

O primeiro passo para montar essa área deliciosa é fazer o projeto da piscina. Esse é o momento de escolher o tamanho, o tipo de material e o formato que a piscina terá. São tantas opções que é preciso analisar com cuidado.

Tudo deve ser levado em conta: desde o espaço que há na área até mesmo o tipo de clima que o ambiente tem.

Além disso, é no projeto da piscina que se definem formas de higienização e maneiras de manutenção do local. Esses dois pontos são muito importantes para que a durabilidade da piscina seja alta e, assim, os valores gastos não sejam exagerados.

Alguns dos tipos de piscina de chão podem ser:

  • Alvenaria;
  • Concreto armado;
  • Fibra de vidro;
  • Plástico;
  • Vinil.

Cada um desses materiais possui suas vantagens. Por isso, pesquisar corretamente todas as características pode auxiliar no momento da escolha.

2. Iluminação da área

A iluminação (assim como a decoração) é a parte que vai dar o tom do ambiente. Por conta disso, é um passo muito importante no momento de decidir como será o espaço. Isso inclui não só a área externa como a própria piscina.

Muitas vezes, a piscina é deixada de lado quando o assunto é iluminação. Mas, na verdade, ela pode entrar como um tipo de decoração muito sofisticada.

Além disso, colocar LED para piscina de alvenaria ou de qualquer outro material é, até mesmo, uma atitude de segurança.

Casas que têm crianças e animais de estimação precisam investir muito na iluminação da área externa, para evitar acidentes como quedas.

A iluminação do jardim e da área de lazer também é uma das formas de deixar o ambiente ainda mais confortável e convidativo.

3. Os pisos fazem a diferença

Decidir quais pisos serão colocados na área externa de uma casa também é fundamental, principalmente para a decoração do ambiente. Uma das tendências da arquitetura é utilizar pisos de mármore e granito para a área externa.

Eles dão um ar de sofisticação e modernidade muito grandes.

Porém, para que os pisos continuem oferecendo uma boa impressão, é necessário realizar, de tempos em tempos, o polimento de mármores e granitos, se esses forem os escolhidos.

Isso porque polir marmore ou granito permite que o brilho seja recuperado, já que a porosidade vai embora.

Dessa forma, é preciso analisar o tipo de piso que será colocado no ambiente, para saber a melhor maneira de realizar a manutenção do local.

Não importa estar incrível apenas no momento da instalação, é preciso que continue incrível ao longo do tempo, certo?

4. Que tal um aquecedor?

E quem disse que a área externa precisa ser utilizada apenas no verão? Escolher sistemas de aquecimento e fechamento para a área de lazer também é outro tipo de ação muito adotada ultimamente.

Até mesmo a piscina pode contar com esse aquecimento, que pode ser com um aquecedor de piscina externo ou interno.

Aliás, outra opção é o aquecedor solar para piscina. Ele é muito mais econômico, além de ser sustentável e ecológico.

O aquecedor solar capta a energia do sol durante o dia e mantém a piscina aquecida. Assim, o ambiente pode ser utilizado por todas as pessoas em qualquer época do ano.

5. Contrate um profissional

Para que todos esses pontos sejam alcançados de maneira excelente, a principal dica de todas é contratar um profissional de arquitetura e decoração.

Eles saberão corretamente como lidar com o espaço disponível e quais serão os tipos de materiais necessário e mais indicados.

Além disso, profissionais que atuam nessa área também conhecem muito mais sobre preços e disponibilidade de peças. Sendo assim, é muito mais difícil errar e se arrepender depois.

Para que o ambiente fique bonito, confortável e sofisticado, da forma como você sonhou, o ideal, portanto, é contratar um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *