Veja o que é necessário para uma construção civil de grande porte

A construção civil é uma área que, praticamente, não para. Seja em época de crescimento econômico ou em época de recessão, ainda que haja a diminuição delas, as obras não param.

Os canteiros de grandes obras são vistos de longe, mas quem vê de fora, muitas vezes, não imagina a quantidade de processos e a organização necessária para que uma grande obra possa ser concluída no prazo combinado.

São muitos processos dentro do mesmo trabalho e esses processos, muitas vezes complicados, funcionam como um efeito dominó, cada detalhe afeta o todo.

Por isso é tão importante que tudo esteja sincronizado, organizado, e sendo acompanhado, de perto, responsáveis pela obra, assim como os setores de fiscalização da construtora.

Estruturas fundamentais em qualquer canteiro de grande porte

Obras de grande porte necessitam de acompanhamento de perto e muito planejamento, para isso é necessário que o canteiro esteja muito bem estruturado. Isso inclui ter escritórios, inclusive.

A busca de container para construção civil a venda é feita nesse tipo de obras, para que se possa usar o container como estrutura de apoio, escritório, alojamento, etc.

A casa container é muito usada para alojamento de trabalhadores, pois não necessita, praticamente, de montagem ou desmontagem, é prática e pode ser reutilizada em outras obras.

Os alojamentos são obrigatórios em obras onde o trabalhador tem que residir. Em obras distantes de centros comerciais, como obras de fábricas e afins.

O alojamento dispensa a necessidade de o trabalhador ter que cruzar longas distâncias até sua casa e possibilita, também, que a empreiteira mantenha seu pessoal de confiança na obra, não importando a distância.

Obras com acesso dificultado, muitas vezes não têm abastecimento de energia elétrica no local. Uma obra não pode ficar sem esse recurso, então é feito o uso de geradores de energia elétrica.

Esses equipamentos usam combustíveis para gerar energia que pode ser usada para a iluminação, maquinário, ou qualquer outra necessidade no canteiro.

Os geradores variam de preço de acordo com o porte e, também, podem ser locados. A Locação de equipamentos é bem comum nessa área, inclusive.

As obras de grande porte necessitam de intenso fluxo de materiais e geram bastante entulho. Por isso é necessário que o acesso à obra seja facilitado. Muitas vezes obstáculos no caminho podem ser removidos, como árvores, pedras grandes, etc.

Isso para que os caminhões possam passar com os materiais, sem que haja qualquer risco de acidente.

Para obras com estruturas pré-fabricadas, esse aspecto se torna ainda mais importante, pois muitas vezes as peças são muito grandes e difíceis de serem transportadas. Algumas peças inteiriças podem necessitar, até, de transporte aéreo.

É importante também que haja a fiscalização de tudo que entra e sai da obra e, inclusive como sai. Caminhões sem proteção adequada, ou soltando barro pela rua podem causar graves multas, além dos acidentes, que ficam muito mais propensos a acontecer.

A maioria das obras de grande porte também precisa de andaimes para que os trabalhadores possam alcançar grandes alturas.

Praticamente todas as obras desse porte fazem uso de andaimes em alguma parte de seu andamento.

Muitas vezes esses andaimes são formados por enormes estruturas com vários metros de altura e muitas peças metálicas. Várias empreiteiras optam pelo aluguel de andaimes.

Materiais de qualidade e desperdício

Os materiais usados na obra, desde o Bloquete de concreto até os pregos e parafusos, devem ser de qualidade comprovada.

Quem já teve qualquer experiência com construção civil sabe que grande parte do trabalho é feito por instrumentos e material de qualidade. A compra de materiais de baixa qualidade pode, sem exageros, duplicar o tempo do trabalho.

Comprar materiais de baixa qualidade, não pode ser considerado como economia, pois na verdade, é uma prática que gera mais prejuízos, a longo prazo, do que benefícios. Escolha sempre bons produtos para:

  • Alvenaria;
  • Telhas;
  • Pregos e parafusos;
  • Ferramentas;
  • Maquinário pesado;
  • Tubos e conexões;
  • Entre outros.

Toda obra é calculada com uma sobra no orçamento para as perdas e quebras de material.

A quebra de material é comum e não é questão de falta de cuidado, mas simplesmente, em um processo de construção rápida, alguns blocos, telhas, etc., podem acabar se quebrando.

Ainda assim, é necessário que haja acompanhamento para que se possa ter certeza de que não há negligência com os materiais, nem desperdício. Afinal, o desperdício reduz o lucro da empresa com a obra, além de ser insustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *