Veja mais sobre os maquinários utilizados em uma construção

O setor da construção civil é um dos que mais crescem no Brasil, uma vez que a demanda de casas, apartamentos e demais edificações é algo que não para.

Neste sentido, é importante destacar a presença de alguns serviços secundários, mas que fazem tudo acontecer, como a locação de guindaste para obras mais pesadas, por exemplo.

Devido à ascensão tecnológica, o maquinário industrial também evoluiu e, hoje, apresenta inúmeras inovações acerca da construção civil.

Atualmente, é possível encontrar máquinas que funcionam praticamente autônomas e que evitam o desgaste de mão de obra humana, promovendo ainda mais produtividade à obra.

Por conta disso, preparamos este conteúdo completamente exclusivo para que você veja mais sobre os maquinários utilizados em uma construção. Continue com a leitura logo abaixo.

Mini carregadeiras

Muitos gestores de obras procuram por bobcat a venda, pois este maquinário é de suma importância em qualquer obra.

O veículo é utilizado em escavação e contém inúmeras vantagens ao ser empregado no setor de construção civil, pois possui tamanho reduzido e alta mobilidade frente aos tratores convencionais.

O ramo da construção civil costuma ter grandes demandas de trabalho relacionadas ao procedimento de fundação de diversos elementos da obra.

Seja para atuar em áreas relacionadas à fundação de alicerces ou ao escavar grandes áreas para a acomodação de equipamentos e materiais, o tempo investido preciso ser o mínimo.

Deste modo, a construção continua em frente sem maiores demandas de recursos e tempo. Ainda por cima, como escavadeira, o bobcat proporciona flexibilidade de operação e alta resistência em trabalhos pesados.

Partindo desse ponto de vista, confira as principais vantagens do equipamento:

  • Resistência para trabalhos pesados;

  • Poupança de tempo e mão de obra;

  • Evita o desgaste dos trabalhadores;

  • Promove credibilidade à empresa;

  • Adianta os serviços de fundação;

  • Dentre outras.

Em poucas palavras, qualquer obra ganha destaque com o uso de equipamentos como o bobcat, justamente pela agilidade que este tipo de maquinário proporciona ao setor.

Guindastes

Assim como foi dito no início no artigo, vale ressaltar a importância dos guindastes nos sistemas de içamento de cargas dentro ou fora de uma obra.

De forma simples, o equipamento tem como objetivo erguer e deslocar volumes pesados.

Eles proporcionam grande vantagem mecânica, de maneira em que conseguem movimentar diferentes cargas em qualquer ambiente onde o maquinário é necessário.

Para ter ideia, o guindaste consegue disponibilizar alguns mecanismos que são capazes de deslocar cargas que estejam muito além da capacidade humana, de forma que consiga facilitar várias atividades e procedimentos do cotidiano construtivo.

Usabilidade do guindaste

Os guindastes são utilizados veementemente na indústria onde seja necessário o transporte de materiais ou até mesmo realizar carga e descarga de mercadorias.

Além das famigeradas indústrias, a utilização destas máquinas está cada vez mais comum também na construção civil, especialmente com a grande utilização dos materiais pré-moldados, como telhados, paredes, entre outros.

Ainda assim, os guindastes podem ser usados em obras que se caracterizem com um longo período de duração, em que a mobilidade com outros equipamentos possam ficar comprometidas devido a grande distância.

Confira algumas aplicações do guindaste:

  • Indústrias;

  • Terminais portuários;

  • Obras de grande porte;

  • Aeroportos.

O maquinário permite uma movimentação eficiente e segura durante o transporte de grandes cargas pesadas.

Rompedor hidráulico

rompedor hidráulico para escavadeira é uma ferramenta altamente recomendada para trabalhos pesados que envolvam a perfuração de cerâmicas, concretos e demais superfícies em obras ou reformas.

O mesmo equipamento também é empregado na demolição de pisos, colunas de concreto e vigas.

Em suma, o rompedor tem um ótimo desempenho na perfuração de asfalto e na criação de canaletas para a devida passagem de tubulação nas paredes e demais locais.

As principais vantagens do martelete rompedor envolvem segurança na utilização, agilidade e praticidade aos empreiteiros que contratam o serviço.

No mercado existem diversos modelos e preços para venda e locação desse maquinário. O item é ótimo porque é capaz de aguentar grandes impactos, sendo um dos produtos mais procurados em todo o setor.

Por sua vez, o grande destaque é a alta potência, uma vez que o martelete é capaz de romper até o mais duro concreto.

Conclusão

Chegamos ao fim, e esses são alguns dos principais maquinários utilizados na construção civil.

Lembrando que ambos são encontrados em lojas especializadas, tanto para a locação como aquisição. Ainda assim, todos esses equipamentos promovem agilidade, qualidade e autonomia em qualquer grande obra.