Utilize 3 tipos de tubos para a sua construção

O eletroduto, também conhecido como conduites, é o tubo que envolve a fiação elétrica de qualquer construção com a função de protegê-la.

No interior desses tubos, passam os condutores, ou seja, os fios e cabos elétricos. Esses tubos, normalmente, ficam localizados no interior de paredes ou pisos.

No mercado, há diversos modelos de eletrodutos,  assim como de tubo de ferro, cada um usado para um determinado fim.

Antes de adquirir o eletroduto, recomenda-se que seja feita a compra dos fios e cabos elétricos antes, para que não comprometa, de nenhuma forma, a instalação.

A galvanização é responsável por transformar um tubo comum em tubo galvanizado, que é quando ele recebe a camada de zinco protetora contra a corrosão, se tornando mais resistente.

A principal função dos tubos é conduzir materiais como:

  • Água quente ou fria
  • Esgoto
  • Líquidos industriais
  • Gás

É importante saber para qual finalidade vai ser usado o tubo para que seja comprado aquele modelo mais adequado.

Os eletrodutos servem para proteger os condutores elétricos contra impactos e contra os agentes químicos, além de proteger o fio contra incêndios, umidade, calor e outros fatores do ambiente externo.

Em alguns projetos de arquitetura e design, os eletrodutos são usados como parte da decoração,  ficando à mostra, ou seja, não sendo instalados no interior das paredes, por exemplo.

Esse estilo de decoração faz alusão a um ambiente industrial, uma tendência que está sendo cada vez mais vista em residências e escritórios.

Essa utilização acaba saindo como uma economia para o dono do ambiente, por ser necessário esconder os tubos. Nesse caso, a barra de ferro fica à mostra.

Quais são os tipos de eletroduto

Os eletrodutos divididos conforme o material que foi usado na sua produção, ou seja, podem ser metálicos ou magnéticos, ou isolantes e não magnéticos.

Os eletrodutos metálicos tem uma cada de esmalte que serve como proteção, e podem ser galvanizados ou ainda ter uma capa externa plástica, que evita uma possível corrosão.

Os eletrodutos isolantes são feitos de pvc, e possuem isolamento térmico, elétrico e são protegidos contra a umidade. Uma outra vantagem desse tipo de tubo é que eles podem ser anti-chamas.

Os eletrodutos podem possuir formatos de: eletroduto rígido ou eletroduto flexível corrugado e plano. Os eletrodutos rígidos são aquele que possuem material metálico ou isolante como base da sua fabricação.

Já os rígidos metálicos são mais comuns do que os de PVC. No caso da decoração de estilo industrial que foi dada como referência, o modelo dos tubos utilizados são os rígidos metálicos.

Devido à sua maior resistência  à impactos e colisões, eles também são mais utilizados em pisos, lajes e superfícies de concreto, assim como em linhas subterrâneas.

Eles ainda podem ser usados nas instalações industriais e residenciais. A instalação desse tipo de eletroduto não é tão simples, porque eles não são maleáveis.

A maioria das instalações possui um tubo dreno corrugado. Os de pvc são mais maleáveis, o que justifica a sua utilidade em paredes, já que eles podem ser curvados, conseguindo acompanhar a estrutura da edificação, independentemente do seu formato.

O que é o eletroduto pead

O eletroduto pead é um tipo de eletroduto feito em polietileno de alta densidade, um material que possui grande resistência, garantindo maior proteção aos cabos que passam dentro dele.

As suas principais vantagens envolvem: a redução de danos por conta da sua resistência à abrasão e a sua facilidade de ser transportado devido à leveza do material, em comparação a outros dutos.

Em situações de afundamento de solo, esse tipo de duto é resistente, prevenindo danos mais graves aos condutores.  Ele vem acompanhado de outros acessórios que tornam a instalação mais simples, além de ser resistente também à produtos químicos. Por fim, uma de suas características é a resistividade, que torna a dissipação térmica mais fácil.

A norma de instalação dos eletrodutos impõe  que a taxa de ocupação dele deve ser suficiente para fazer a instalação e retirada de forma fácil dos  condutores ou cabos depois do duto ser instalado.

A dimensão de um eletroduto depende do tamanho cada trecho em que ele deve ser instalado. Já o tamanho nominal do eletroduto é caracterizado como o diâmetro externo do eletroduto classificado em milímetros e padronizado por norma.