Tipos de locação feitos dentro do ramo da construção civil

Claramente, existem diversos tipos de obras, que empregam técnicas, materiais e profissionais variados. A partir dessa informação se pode compreender o quão abrangente é a área da construção civil, justamente por envolver todas as atividades relacionadas com a produção das obras.

Até a execução propriamente dita, é preciso averiguar o que será necessário e nesse cenário, um serviço amplamente solicitado é o de locação de equipamentos para obras, que é capaz de reunir os seguintes benefícios:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos;
  • Suporte especializado;
  • Diversas opções de equipamentos.

Sem dúvidas, ao optar pela locação, é interessante citar que se pode evitar grandes paradas no projeto devido as condições de um equipamento que precisa ser reparado ou trocado, o que poderia demorar.

Afinal, diversas empresas do setor oferecem suporte ágil nesses casos, não comprometendo assim a produtividade, pois é um fator reforçado, principalmente ao considerar que outras etapas relacionadas a obra podem receber maior atenção.

A redução dos custos ocorre basicamente devido a certos fatores que são dispensados, como os custos com a manutenção regular, transporte e armazenamento, que são preocupações dos responsáveis pela obra quando o equipamento é adquirido.

Outra grande vantagem é a manutenção especializada caso um equipamento apresente defeito, evitando assim maiores transtornos.

Ainda mais, a diversidade oferecida por empresas do setor é notável, onde o contratante encontra opções para atender as mais variadas necessidades de obras. É um grande diferencial, principalmente por não exigir investimentos constantes em máquinas mais modernas e distintas.

Um exemplo de item muito visado para a locação, é o andaime tubular, que consiste em uma estrutura metálica, constituída em pares que resultam em torres de elevação.

Sua estrutura proporciona segurança para os colaboradores, pois conta com sistema de travamento diagonal, além de ter encaixe firme e simples. Entre os principais usos, é possível citar revestimentos, reformas e até mesmo para a montagem de estruturas metálicas pré-moldadas.

Conheça a demolição mecânica

Em alguns casos, pode ser necessário para a viabilização da obra recorrer ao serviço de demolição e assim como outras atividades, é algo que pode variar muito de acordo com a estrutura.

Um grande exemplo é a demolição mecânica, onde pode ser necessário o aluguel de maquinas para construção civil, tanto de médio, quanto de grande porte.

Normalmente, no aluguel de maquinas são visados itens como escavadeiras, martelos pneumáticos, guindastes e carregadeiras. É um tipo que carrega grande potencial, sendo aplicado essencialmente para a desconstrução parcial ou total de vigas, lajes e paredes.

No entanto, por mais que seja uma atividade destrutiva, assim como qualquer serviço, é preciso tomar precauções, principalmente para garantir bons resultados e evitar acidentes.

É fundamental que a empresa contratada para a realização da obra tenha informações completas em relação ao serviço a ser efetuado, assim como a localização adequada.

Outro ponto que jamais se deve negligenciar, é a necessidade de um alvará de demolição, juntamente com especificações da atividade a ser realizada no local, sendo algo decisivo para a segurança.

Naturalmente, cada caso tem suas particularidades, principalmente em relação aos cuidados a serem tomados, mas de forma geral, é crucial ter informações a respeito do tipo de energia usada pelos equipamentos, além da quantidade de recursos aplicados para o serviço.

Aspectos sobre a pavimentação asfáltica

Para atender a construção e recuperação de vias, é importante contar com profissionais especializados, como de uma empresa de pavimentação asfáltica.

No entanto, é preciso observar que os pavimentos precisam ser projetados de maneira específica para atender com eficácia a cada caso. Afinal, as características geométricas e geotécnicas podem variar muito.

Embora existam diferentes tipos de pavimentação, a opção flexível é a mais empregada em vias urbanas e rodovias. Isso se deve ao fato de que ao ser dimensionado de maneira adequada, assegura resultados realmente satisfatórios, além da possibilidade da realização de reparos localizados.

Caso seja necessário, pode ser redimensionado por meio de reforço estrutural de acordo com a finalidade a ser atendida.

Conforme pode ser observado, há diversas possibilidades quando se fala em locação no setor de construção civil e por esse motivo, o planejamento é crucial, não apenas para atender os prazos, como também para garantir um resultado de qualidade e seguro.

Por essa razão, é indispensável sempre buscar por empresas de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *