Serviços que podem melhorar o conforto do seu negócio

Há quem pense que o local onde uma empresa funciona deve ser meramente funcional, afinal ele deve dar suporte para as atividades dos colaboradores e nada mais certo? Na verdade, isso está errado: o conforto também é fundamental.

Afinal, caso o ambiente de trabalho não conte com essa caraterística básica, as chances de que a produtividade da equipe fique prejudicada são grandes.

A boa notícia é que há diversas maneiras de tornar o ambiente do seu estabelecimento mais confortável e, assim, privilegiar a eficiência de sua equipe, de modo a tornar o seu negócio mais competitivo. Quer saber como fazer isso? Então continue lendo e confira alguns serviços que podem ser de grande ajuda para tal.

  1. Instalação de ar condicionado

O Brasil é um país com um território continental. Por conta disso, cada região tem um clima muito característico. Enquanto mais ao norte os termômetros atingem temperaturas altas durante todo o ano, mais ao sul é normal que a população enfrente invernos rigorosos.

Por conta disso, independentemente da localização do seu estabelecimento, é essencial que ele contrate uma empresa de ar condicionado para fazer a instalação desse aparato, já que os modelos atuais contam tanto com a funcionalidade de resfriar um ambiente quanto de aquecê-lo.

Entretanto, para que sua empresa realmente usufrua desse benefício, há alguns cuidados que precisam ser tomados antes e durante a instalação. Primeiramente, é essencial analisar todos os modelos do mercado e verificar qual é o melhor para o seu negócio.

Caso ele seja pequeno, como um escritório, é possível seguir a mesma estratégia da instalação de ar condicionado residencial e optar pelo modelo split, que é pequeno, silencioso, econômico e não precisa de um orifício na parede para ser instalado.

Contudo, caso o seu negócio seja uma indústria, armazém ou qualquer outro estabelecimento que atue em uma grande área, é provável que esse modelo não tenha potência o suficiente para atendê-lo. Assim, recomenda-se investir em uma central de ar que atenda toda a estrutura.

Depois disso, é fundamental que a instalação fique a cargo de um profissional devidamente treinado para tal. Desse modo, ele poderá tomar medidas para que o equipamento funcione melhor e de uma maneira mais eficiente.

O mesmo se aplica aos veículos que a empresa possa ter, pois é altamente recomendado que eles sejam ventilados e climatizados, melhorando o conforto dos funcionários que os operam. Isso, felizmente é simples, pois basta adquirir um kit ar condicionado e providenciar a sua instalação por um profissional.

  1. Instalação de DPS

Por mais raro que isso seja, todo e qualquer edifício pode vir a ser atingido por um raio. Da mesma forma, pode ser que haja algum problema nos serviços da concessionária de energia local, o que, por sua vez, pode significar uma sobrecarga nas linhas de distribuição. Em ambos os casos, as chances de danos aos equipamentos que estejam ligados à linha de energia são grandes.

A boa notícia é que isso é evitável, pois basta investir na instalação de DPS. Como esse aparelho atua desviando a carga em excesso, ela não chega aos aparatos, o que, por sua vez, ajuda a conservá-los e evitar que eles sejam danificados.

  1. Manutenção de ar condicionado

Entretanto, escolher um modelo apropriado e instalá-lo não é o suficiente, pois também é fundamental que ele passe por procedimentos de manutenção para garantir o seu bom funcionamento.

O mais indicado é que a sua empresa monte um cronograma referente a todos os aparelhos instalados em suas dependências, e que ele seja executado independentemente de ele mostrar ou não sinais de problemas.

Deste modo, caso haja algum defeito que ainda não se tornou aparente, é possível resolvê-lo antes que ele comprometa o funcionamento da máquina.

Após a instalação de ar, um dos procedimentos mais importantes a serem feitos nesse aparato é a sua limpeza. Isso pois, durante o seu funcionamento, é comum que o equipamento acumule resíduos, o que, por sua vez, pode causar problemas de saúde, tais como:

  • Alergias respiratórias;

  • Rinite;

  • Asma;

  • Infecções respiratórias.

Nesse procedimento, um profissional devidamente qualificado remove todas as impurezas dos filtros, reduzindo as chances de que a máquina cause doenças nas pessoas que frequentam o ambiente. Além disso, é recomendado que, anualmente, seja feita uma higienização mais profunda, com o desmonte do aparelho.