Qual a vantagem dos produtos em alumínio?

Seja no âmbito da construção civil ou no meio industrial, o alumínio tem presença garantida em diversos tipos de aplicações distintas, sendo muito utilizados na composição de determinados objetos, pois este é o tipo de material que tem algumas características benéficas em utilizá-lo.

Como os itens da classe dos metais, o alumínio é um elemento que possui uma boa resistência e uma longa vida útil, sendo muito mais resistente à intempéries naturais que outros tipos de materiais, casos comparados.

Além de tudo, o alumínio compõe elementos leves e que demonstram fundamental beleza quando aplicados no uso interno da decoração de casas e afins.

Pois bem, conhecer melhor as funcionalidades e os benefícios que os produtos compostos pelo alumínio trazem é de alta importância, já que, sendo assim, você possuirá um conhecimento maior acerca dos tipos existentes, os procedimentos que se pode realizar no material e em quais produtos você pode encontrar o elemento.

Pensando nisso, nós buscamos compor este texto para que assim você tenha as informações corretas a respeito do alumínio, os produtos feitos com ele e quais procedimentos pode-se realizar no material para melhorar o seu desempenho.

De todo modo, abordaremos os detalhes e pormenores que envolvem todo o espectro de atuação do material, auxiliando você a utilizá-lo da melhor forma em suas demandas. Portanto, continue junto conosco, siga lendo e descubra mais sobre este importante elemento.

Anodização de alumínio

anodização em alumínio é um devido processo eletroquímico que busca formar uma específica camada de óxido em sua superfície. Este filme que é formado estabiliza a superfície, impedindo assim que o material oxide mais.

Por sua vez, a camada de óxido é utilizada como uma espécie de isolante elétrico e também pode ser devidamente utilizada para finalidades estéticas, ao ser pigmentada com cores.

Mas deve-se salientar aqui que, apesar de ser mais comum em peças feitas de alumínio, o procedimento também pode ser devidamente utilizado para peças compostas pelos seguintes materiais:

  • Titânio;
  • Nióbio;
  • Tântalo;
  • Zircônio;
  • Zinco;
  • Magnésio e dentre outros mais.

Podendo ser aplicado em materiais como janela de aluminio, o processo de anodização é obtido através de uma específica reação eletroquímica e o seu nome “anodização”, provém do fato que o material a ser revestido atua como um ânodo.

Primeiramente ocorre a submersão da peça em uma solução eletrolítica, juntamente do material cátodo. O cátodo pode ser um barra de carbono, níquel, chumbo ou aço inox, enfim, qualquer item que sirva como um material condutor que não reagirá com o banho.

Desta forma, quando a corrente passa pela tal solução ácida, o hidrogênio do cátodo é liberado, além das formas de oxigênio da superfície do ânodo também serem liberadas. Toda a reação destes elementos formam um filme na superfície de o alumínio que está em tratamento.

Pintura em alumínio

Altamente utilizada no meio da construção civil, a pintura em alumínio é utilizado largamente em cor branca, porém também a outras tonalidades disponíveis.

Muito desse largo uso do branco se dá pois o mesmo combina com todo tipo de coisa, facilitando, assim, na harmonização do ambiente.

Mas independente disso, é altamente importante que as peças recebem um tipo de pré-tratamento, para que assim se possa garantir uma maior aderência da tinta na superfície do material, evitando assim, que se solte de forma fácil e cause desplacamentos com pouco tempo de uso.

Este problema citado acima, é com certeza o maior envolvido na relação da pintura de alumínio, e devido a isso o tratamento que antecede o procedimento se mostra importantíssimo.

Calha de alumínio

calha de alumínio é dos tipos de produtos que são ideais para que se evite o contato direto da água da chuva com as devidas paredes do imóvel, prevenindo, assim, a ocorrência de infiltrações e mofos em geral.

No mercado, existem à disposição, uma série de modelos de calhas de alumínio, essas em diferente medidas, e todas por preços muito acessíveis.

Enfim, de todo o modo, podemos perceber a importância do alumínio e dos procedimentos que se submetem o elemento.

Possuindo um uso largo, que vai desde o perfil de aluminio, passando pelas calhas e chegando nas portas e janelas, este importante elemento se mostra muito resistente e durável, tendo um uso altamente recomendado para todos os âmbitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *