Quais são os tipos de sondagem?

Sondagem de solo, ou sondagem de solo a percussão, é um procedimento que explora e reconhece o subsolo, é muito usada pela engenharia civil para conseguir informações fundamentais em relação ao dimensionamento das fundações no qual serão base da edificação que será construída.

O preço da sondagem tem muitas variações por causa da função do terreno e da construção a ser efetuada.

As consideradas mais custosas são aquelas não realizadas, porque a não execução da sondagem pode ocorrer transtornos, aumentar gastos incluídos no orçamento, atrasos em cronograma e inviabilização do projeto.

De acordo com a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental), a sondagem de solo preço está abaixo de 1% do valor total das construções civis e, em outros países, esse percentual está de 1 a 3%.

Seu preço geralmente é definido por alguns fatores como mobilização e desmobilização de equipamentos e equipes, o preço metro linear perfurado, instalação por furo, execução de plataformas em áreas íngremes.

Utilização de flutuante para perfuração em espelhos d’água, quebra de reconstrução de pisos e, também, hospedagem da equipe em lugares distantes da empresa executora.

Outro fator que varia no preço são as empresas que atuam nesse tipo de serviço. Muitas empresas de sondagem de solo não têm estrutura física e nem profissionais capacitados como, por exemplo, geólogos ou engenheiros geotécnicos, que conheça as normas vigentes no país.

Por este motivo, falta de estrutura, as empresas geralmente cobram um terço da sondagem de solo efetuado por empresas sérias e estruturadas.

Por apresentarem preços baixos, elas realizam grandes produções diariamente para sobreviverem no mercado, assim, produzem um serviço sem qualidade e os resultados não são confiáveis para se dimensionar e a fundação não aguenta a carga da estrutura que será construída.

Devido esse fato, sempre se deve levar em consideração, ao contratar uma empresa, sua estrutura, seus profissionais e equiparar e analisar o preço estabelecido ao serviço de sondagem, pois uma sondagem mal-feita, acarretar enormes prejuízos.

Descubra mais sobre sondagem SPT

Sondagem spt, ou sondagem com ensaio SPT, é uma técnica de perfuração do solo que intercala o avanço por trado, avanço por circulação de água e ensaio SPT (Standard Penetration Test ou Ensaio de Penetração Padrão)

Ela é efetuada a cada metro de perfuração do subsolo analisado para conseguir identificar o índice de resistência à penetração (NSPT) no qual é muito usado em cálculo de fundações e análise de estabilidade de taludes e outras aplicações.

A execução desta sondagem é recomendada na fase de prospecção e projeto, porque os resultados colhidos por meio da técnica trarão subsídios essenciais para a viabilização do projeto.

Com há poucas empresas especializadas nesse serviço, ao procurar uma, preste atenção se ela possui alguma reclamação na internet, processos, solicite referências e se a empresa tem registro no CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) que fiscaliza atividades de;

  • Engenharia;
  • Geologia;
  • Agronomia;
  • Geografia e meteorologia.

Não contrate empresa que ofereçam preço baixo, pois elas não estão aptas para realizar um serviço adequado. Uma empresa séria exerce o serviço dentro das leis e normas regulamentadoras, os funcionários estão legalizados de acordo com a lei trabalhista e registrado no CREA.

Investigue a reputação da empresa, serviços realizados e a veracidade desses resultados, porque toda a carga de uma edificação ficará no solo por meio da fundação.

Além disso, a empresa legalizada precisa fornecer um Relatório de sondagem spt que é automático, bastando somente inserir os dados.

Assim, o relatório terá gráfico, as cotas, níveis, índices de SPT, tubo de revestimento, cotas de níveis e dados completos que são transferidas para a folha de impressão automaticamente sem interferência manual. Também vai o logotipo da empresa na parte superior da folha. Fique de olho e pesquise bem a empresa antes de contratá-la.

Outra técnica de sondagem: rotativa

A Sondagem rotativa é, também, uma técnica de investigação geotécnica e tem a função de perfurar materiais rochosos por meio de um conjunto de perfuratrizes/ motomecanizado.

São cheios de amostradores de cilíndricos, possui coroas cortantes, impregnadas por diamante ou widia e são capazes de conseguir amostras de rocha em forma cilíndrica que recebem o nome testemunhos.

Ela também pode ser utilizada em camadas de solo ou em outros materiais, efetuando ensaios como a perda de água sob pressão.

Esse método é aplicado em:

  • Recolher amostras do maciço rochoso para verificar seu estado de sanidade quanto ao grau de alteração, coesão e de fraturamento;
  • Determinar a profundidade do embasamento rochoso; constatar a presença de matacões, distinguindo-os do embasamento rochoso;
  • Implantação de fundações ou de tirantes e permitir a injeção de calda de cimento em fraturas presentes no maciço rochoso;
  • Instalação de poços de captação de água e, por último, execução de sondagem rotativa mista em locais com presença de blocos de rocha ou matacões.

sondagem rotativa diamantada é feita na posição vertical e/ ou inclinada, pois, assim, o maciço rochoso fique bem representado pelo testemunho. Indica-se que em cada manobra o comprimento da amostra fique acima de 95% do avanço.

Através da obtenção dos testemunhos de sondagem rotativa diamantada em profundidade, o profissional de geologia consegue descrever, classificar e interpretar o material colhido.

Assim como, mandar porções (amostras) das verificações químicas, calculando-as os teores dos elementos químicos que estão no material perfurado, indicando uma avaliação do corpo mineral.