Quais são os equipamentos de proteção para iniciar uma obra?

A segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Pode parecer clichê, porém é a mais pura verdade. Realizar processos como obra e afins, deve ter como princípio base, a busca por métodos que priorizem a segurança daqueles que ali estarão trabalhando e também que posteriormente habitarão no local.

Sendo assim, com o avanço dos modos como se dão os processos de construção, cada vez mais tem aparecido equipamentos e materiais que auxiliam de modo contundente na preservação da integridade física dos trabalhadores e futuros morados de construções.

Por isso, é de suma importância que se tenha o mínimo de informação a respeito desse tipo de questão, para que assim, ao realizar a sua obra ou então participar da confecção de uma, você saiba quais os itens necessários para que a segurança esteja garantida no local em questão.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o texto, de modo que você possa conhecer melhor alguns itens e materiais que agem com real importância na realização de determinados procedimentos. Desta forma, abordaremos alguns dos itens mais utilizados e como eles são confeccionados e aplicados.

Portanto, aconselho que leia e siga conosco para descobrir melhor como se dão o uso dos diferentes itens para assegurar a integridades das pessoas.

Redes de proteção para operários

As redes de proteção para operários são itens altamente importantes para que se possa garantir que os trabalhadores atuantes da obra, possa realizar as suas tarefas em áreas de risco com a devida tranquilidade e segurança.

Desse modo, estes itens são devidamente utilizados para que se possa proteger os trabalhadores no caso de quedas que ofereçam algum tipo de risco à vida.

Deve-se saber que as principais causas de acidentes considerados graves e fatais neste setor são o soterramento, o choque elétrico, acidentes com serra circular e a queda em alturas.

Sendo que este último é o principal causador de morte, caso se adote procedimentos básicos, é possível evitar, como com o uso das redes de proteção.

A plataforma é o método mais utilizado no âmbito da construção civil, pois as mesmas são rígidas e limitadoras de queda de altura e projeção de materiais utilizados na obra.

E justamente por este motivo, as plataformas limitam a queda, porém nem sempre são eficazes para a proteção da integridade física do trabalhador.

Deste modo, a rede de proteção demonstra um sistema de segurança flexível, que impede a queda, sempre evitando que lesões graves venham a acontecer.

E devemos ressaltar aqui que a NR 18 em seu item número 1813.12.1, sugere que o uso das plataformas sejam substituídos pelos considerados sistemas alternativos, como é o caso das redes de proteção aqui citadas, essas que, inclusive, atendem à todas as exigências que compõem a NR 18, como:

  • Limitação de queda;

  • Materiais;

  • Medidas;

  • Resistência.

Desta forma, a NR 18 sugere que se use um sistema limitador de queda de altura, que é especificamente o que a rede de proteção oferecem.

Tela de proteção

Já com a construção pronta, falaremos então da tela de segurança. Basicamente, a tela de proteção é o termo utilizado para que se possa designar um específico conjunto de malhas.

Essas que estão dispostas do modo entrelaçados, não metálicas e que se destinam à proteção de pessoas contra o risco de queda em altas alturas.

Se você já está pensando em pesquisar acerca da tela de proteção preço m2, conheça agora um pouco da sua aplicação.

Este tipo de item é muito utilizado em janelas, parapeitos, sacadas, mezaninos, escadas e varandas, ou outros tipos de locais que se encontrem em altura altas e que representem risco de queda para alguns tipos específicos de pessoas.

Forro de gesso acartonado estruturado

Falemos agora de um tipo de construção que não representa nenhuma ameaça, nem para que realiza o trabalho, nem para as pessoas em volta. Estamos falando do: forro de gesso acartonado estruturado.

Basicamente, o sistema de forro de gesso estruturado é composto pela realização do aparafusamento de algumas chapas de drywall em estruturas de aço. Esta estrutura é suspensa por intermédio de pendurais, estes que são fixados na laje superior.

Além da aplicação em forros, também se usa o método em parede de drywall, tudo sempre realizado com a devida segurança e certeza de preservação da integridade dos envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *